Fifa anuncia América-MEX x Los Angeles FC por vaga no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

O Léon tentava reverter sua exclusão pela Fifa, que apontou conflito de interesse por ter o mesmo proprietário do Pachuca, outro clube no torneio. Já a equipe costarriquenha foi a primeira a recorrer, alegando que merecia a vaga no torneio com base na sua posição no ranking da Concacaf.

“A FIFA recebeu uma decisão tomada pelo TAS de rejeitar as apelações feitas por CF Pachuca, Club León e Asociación Liga Deportiva Alajuelense em relação ao Mundial de Clubes da FIFA 2025”, informou a entidade em comunicado. E continuou, explicando os motivos qu a fizeram escolher os dois clubes que vão disputar a vaga: “De acordo com as regras aplicáveis ​​do torneio, a FIFA decidiu que o time a ser incluído como substituto do Club León será determinado em uma partida de mata-mata entre o Los Angeles FC (vice-campeão do Club León na Copa dos Campeões da Concacaf em 2023) e o Club América (o time da Concacaf com melhor posição no ranking da confederação para o Mundial de Clubes da FIFA ao fim da Copa dos Campeões da Concacaf de 2024, a última temporada levada em conta para classificação para o Mundial de Clubes da FIFA 2025)”.

O TAS avaliou separadamente os dois casos. O primeiro foi movido pelo Alajuelense, que pleiteava a classificação antes mesmo da exclusão do León. Posteriormente, o clube onde atua James Rodríguez entrou com uma apelação, defendendo que, apesar da ligação societária com o Pachuca, possui estrutura de gestão autônoma, o que, segundo seus advogados, justificaria sua permanência na competição.

Além do Flamengo, o Grupo D conta com Espérance de Tunis, da Tunísia, e Chelsea, da Inglaterra.

Por comunicado, o clube América afirmou respeitar a decisão emitida pela Fifa e pelo TAS, e ressaltou estar honrado pela oportunidade.

“No Club América, respeitamos as resoluções emitidas pelas autoridades esportivas internacionais e estamos honrados por termos sido escolhidos para lutar, em campo, por uma vaga no caminho para a Copa do Mundo de Clubes de 2025. Por isso, enfrentaremos com decisão o convite que a FIFA nos fez. Estamos muito interessados em representar o México e nossos grandes torcedores no Mundial de Clubes de 2025”, informou o clube.

Ambos os clubes brigavam por uma vaga no Grupo D, que já conta com Flamengo, Espérance de Tunis, da Tunísia, e Chelsea, da Inglaterra. Agora, a Fifa deve seguir com sua ideia inicial de realizar uma partida entre América-MEX, clube melhor colocado da Conmebol no ranking de clubes, e o Los Angeles FC, que foi vice-campeão da Concachampions vencida pelo León em 2023, para definir quem herdará o lugar na competição.

Após a decisão do TAS, o León classificou, por meio de uma nota oficial, a sentença como “muito severa” e apontou que “nenhum princípio esportivo esteve presente neste caso”. Além disso, o clube mexicano afirmou que participar do Mundial de Clubes nunca foi uma questão de poder ou dinheiro e que conseguiram a vaga dentro de campo. (Veja a nota oficial no fim da matéria).

Confira a decisão do TAS

“O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou os recursos interpostos pelo Club León, Club de Fútbol Pachuca (Pachuca) e Asociación Liga Deportiva Alajuelense (LDA) contra as decisões da FIFA em relação à Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025.

O Comitê de Apelações da FIFA decidiu em março de 2025 que o Pachuca e o Club León violaram o Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 (Art. 10.1) relativo à propriedade múltipla de clubes. Devido a essa violação, o Secretário-Geral da FIFA decidiu remover o Club León da competição. O Pachuca e o Club León entraram com recursos buscando anular a decisão do Comitê de Apelações da FIFA e declarar que os clubes cumprem os requisitos de elegibilidade para a Copa do Mundo de Clubes. O Club León entrou com um recurso adicionalcontra a decisão do Secretário-Geral da FIFA de ser reintegrado à competição.

Todos os recursos foram consolidados em um único caso do CAS, que foi ouvido na sede do CAS em Lausanne, Suíça, em 5 de maio de 2025. O Presidente do Painel do CAS para este caso foi o Prof. Roberto Moreno (Paraguai), com o Prof. Massimo Coccia (Itália) e o Dr. Daniel Cravo Souza (Brasil) como coárbitros.

O Painel do CAS emitiu uma Decisão Operacional rejeitando os três recursos e decidiu que o Pachuca e o Club León não atenderam aos critérios do Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 (Art. 10.1) relativos à propriedade múltipla de clubes. O Painel examinou as provas, incluindo o fundo fiduciário do Club León estabelecido pelos proprietários do clube, e concluiu que este era insuficiente para cumprir o Regulamento. Consequentemente, o Club León permanece excluído da competição e o Pachuca permanece qualificado. Uma Sentença do CAS completa com os motivos da Decisão será emitida oportunamente.

Um recurso separado da LDA contra o Club León, o Pachuca e a FIFA, interposto em 3 de fevereiro de 2025, solicitou que a participação do Club León e do Pachuca no Mundial de Clubes fosse contrária aos regulamentos da FIFA e que um dos clubes, ou ambos, fosse removido. O recurso também solicitou que a LDA fosse admitida na competição no lugar de uma equipe removida. Este caso foi ouvido pelo CAS presencialmente em Madri em 23 de abril de 2025 e também foi rejeitado hoje, com os motivos a serem apresentados posteriormente na sentença final. O Presidente do Painel do CAS para este caso foi o Prof. Roberto Moreno (Paraguai), com o Sr. David Arias (Espanha) e o Sr. Juan Pablo Arriagada (Chile) como coárbitros. Como resultado da decisão do CAS, a FIFA é responsável por designar a equipe final qualificada para participar da Copa do Mundo de Clubes de 2025.”

Veja a nota do León após a decisão do TAS

“A sentença foi muito severa, os adversários muito influentes, a pressão extremamente intensa e os interesses altíssimos; como instituição, assumimos o custo e as consequências de um processo como este, mas quem mais sofreu durante esse percurso foi o nosso povo: torcedores e jogadores mereciam mais respeito por parte de um organismo dedicado a promover o esporte, mas desde o início, nenhum princípio esportivo esteve presente neste caso.

Para o Club León, participar do Mundial de Clubes nunca foi uma questão de poder ou dinheiro — lutamos até o fim para estar lá porque, como organização esportiva, buscamos a glória que só pode ser conquistada, defendida e merecida dentro de campo.

O dinheiro vai e vem, o tempo se recupera, o jogador continua lutando e o torcedor jamais abandona, mas a honra — essa não se toca: nas últimas semanas, fomos apontados, estigmatizados e difamados. Esse é o maior dano causado a um time que sempre competiu com humildade e honestidade.

A história do Club León é muito simples: jogar com coragem, vencer com justiça e competir com lealdade. Só nos resta voltar a vencer para recuperar em campo o lugar que nos foi tirado — não tenham dúvida: enquanto ninguém nos impedir novamente, nós o faremos.

Sabemos que um time terá de nos substituir no Mundial de Clubes. Desejamos que os valores esportivos que neste caso não levaram esse time até lá, sejam honrados e respeitados — que não possam ser vendidos por alguém, nem comprados por ninguém.

Seguiremos aqui

Club León”

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

trending_flat
Auto-Traum soll Frankfurt-Star besser machen – Brown verrät G-Klasse-Motivation

Frankfurts Linksaußen Nathaniel Brown (21) ist einer der Überraschungsstars der Saison. Im Interview spricht er über ein Modellauto als Motivation, Marmoush und seine Mama.SPORT BILD: Herr Brown, in den Regionalmedien Ihrer Heimat werden Sie auch als „Vilstal-Schreck aus Kümmersbruck“ bezeichnet. Wie bekommt man diesen Titel?Nathaniel Brown: Gute Frage (lacht). Ich war da fünf oder sechs Jahre alt. Ich habe eine Menge Tore geschossen und bin auf Turnieren häufig zum besten Spieler gewählt worden. Damals habe ich noch auf der Zehn gespielt und nicht als Linksverteidiger. Der Schreck war ich dementsprechend für die anderen Teams …Lesen Sie auch<!-->[-->Vergangene Saison standen Sie noch für den 1. FC Nürnberg auf dem Platz und haben gegen Osnabrück und Elversberg gespielt. Mittlerweile sind Sie Stammspieler in der 1. Liga und auf dem Weg in die Champions League. Müssen Sie sich manchmal kneifen?Ja! Es gibt Momente, […]

trending_flat
Geheim-Klausel bei Lautern-Stürmer – Eintracht kassiert bei Ache-Transfer mit

Mit 17 Saisontoren hat Ragnar Ache (26/Vertrag bis 2026) großen Anteil an den Aufstiegsträumen des 1. FC Kaiserslautern. Aktuell liegt der FCK zwei Punkte hinter dem Relegationsplatz. Klappt der Sprung ins Oberhaus allerdings nicht, steht der Stürmer vor dem Abschied. Er würde gerne nach England, Italien oder in die Bundesliga wechseln.Lesen Sie auch<!-->[-->Kommt es zu einem Transfer, wird auch Frankfurt abkassieren. 2023 war Ache für eine Million Euro von der Eintracht nach Lautern gewechselt. Für diesen Sommer hat er eine Ausstiegsklausel zwischen 3,5 und 4,5 Mio. Euro. Nach SPORT BILD-Info konnte Frankfurt eine Weiterverkaufsbeteiligung von über zehn Prozent in den Vertrag einbauen. Dementsprechend kann Eintracht bei einem Ache-Deal mit einer Überweisung zwischen 350 000 und 450 000 Euro rechnen.Im Winter wollte Italien-Klub Como Ache unbedingt haben, der Transfer scheiterte auf der Zielgeraden. Für den Sommer gilt Köln als Interessent. Eine […]

trending_flat
Vasco conta com retornos de Vegetti e Coutinho contra Puerto Cabello para ganhar fôlego na Sul-Americana

Além de amargar a derrota para o Palmeiras no último domingo, o torcedor do Vasco teve sentimentos conflitantes ao ver Pablo Vegetti e Philippe Coutinho apenas assistindo ao jogo nas arquibancadas do Mané Garrincha. Isso porque, embora o time tenha mostrado mais capacidade física em campo, não teve nomes capazes de converter alguma das boas chances criadas em gol. A dupla deve voltar hoje, a partir das 19h, diante do Puerto Cabello-VEN, em uma viagem importante na busca pela vaga no mata-mata da Copa Sul-Americana. 'Pedrinho excluiu Edmundo do grupo': bastidores da 'briga de irmãos' entre ídolos do VascoLeia mais: Vasco oficializa desligamento de segurança após agressão a torcedor em Brasília Enquanto aguarda a chegada de um novo treinador, o cruz-maltino segue sendo comandado pelo interino Felipe Loureiro. O ídolo do clube acabou deixando suas digitais na derrota do fim […]

trending_flat
Botafogo repete problemas coletivos contra o Carabobo, mas vence com ‘aposta’ de Paiva; leia análise

A enorme dificuldade enfrentada pelo Botafogo para vencer a frágil equipe do Carabobo ontem, por 2 a 1, em Valência, na Venezuela, com um gol de Cuibano arrancado nos acréscimos, sintetiza bem o momento ruim vivido pelo time sob o comando de Renato Paiva. Em 12 jogos, foram cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. Mais do que os resultados em si, o desempenho tem motivado as fortes críticas da torcida. Com a primeira vitória fora de casa sob o comando de Paiva, o time alvinegro chegou aos seis pontos, mas segue fora da zona de classificação para as oitavas, atrás de Estudiantes (6 pontos) e Universidad do Chile (7), que se enfrentam hoje. — Esse escudo te dá pressão todo dia. Não tem jeito. Futebol é isso: pressão, pressão e pressão. Se você não ganhar, vão te cobrar. Não […]

trending_flat
‘Lions now have to find a place for Pollock, and don’t rule out Dingwall’

Miles Harrison, lead commentator for each British and Irish Lions tour broadcast on Sky Sports since 1997, shares his 2025 potential Lions bolters and must-haves, discussing the performances of one Henry Pollock...This Thursday, the latest iteration of British and Irish Lions squads will be confirmed, live on Sky Sports from The O2. Is there anyone better-placed to preview one of the most intriguing days in the rugby calendar than Miles Harrison? His voice is synonymous with the Lions, their successes and failures."There's various aspects to Lions selection," Harrison tells Sky Sports. "There's the been-there-done-it Lion - you have to have those - but then you have to have young people absolutely raring to go, who are bang in form and look ripe and ready."Both are very important aspects. You need the experience of knowing what being a Lion is all […]

trending_flat
Lee: ‘Parker is the biggest challenge out there for Usyk’

Joseph Parker will be the toughest test in the division for unified heavyweight champion Oleksandr Usyk, says trainer Andy Lee.Parker is the mandatory challenger for the WBO heavyweight title, one of the three belts that Ukraine's Usyk holds. But Usyk's undisputed championship fight with Daniel Dubois for all four of the major heavyweight belts takes precedence over a mandatory defence as it is a title unification. Spreaker This content is provided by Spreaker, which may be using cookies and other technologies. To show you this content, we need your permission to use cookies. You can use the buttons below to amend your preferences to enable Spreaker cookies or to allow those cookies just once. You can change your settings at any time via the Privacy Options. Unfortunately we have been unable to verify if you have consented to Spreaker cookies. […]

Related

trending_flat
Geheim-Klausel bei Lautern-Stürmer – Eintracht kassiert bei Ache-Transfer mit

Mit 17 Saisontoren hat Ragnar Ache (26/Vertrag bis 2026) großen Anteil an den Aufstiegsträumen des 1. FC Kaiserslautern. Aktuell liegt der FCK zwei Punkte hinter dem Relegationsplatz. Klappt der Sprung ins Oberhaus allerdings nicht, steht der Stürmer vor dem Abschied. Er würde gerne nach England, Italien oder in die Bundesliga wechseln.Lesen Sie auch<!-->[-->Kommt es zu einem Transfer, wird auch Frankfurt abkassieren. 2023 war Ache für eine Million Euro von der Eintracht nach Lautern gewechselt. Für diesen Sommer hat er eine Ausstiegsklausel zwischen 3,5 und 4,5 Mio. Euro. Nach SPORT BILD-Info konnte Frankfurt eine Weiterverkaufsbeteiligung von über zehn Prozent in den Vertrag einbauen. Dementsprechend kann Eintracht bei einem Ache-Deal mit einer Überweisung zwischen 350 000 und 450 000 Euro rechnen.Im Winter wollte Italien-Klub Como Ache unbedingt haben, der Transfer scheiterte auf der Zielgeraden. Für den Sommer gilt Köln als Interessent. Eine […]

trending_flat
Auto-Traum soll Frankfurt-Star besser machen – Brown verrät G-Klasse-Motivation

Frankfurts Linksaußen Nathaniel Brown (21) ist einer der Überraschungsstars der Saison. Im Interview spricht er über ein Modellauto als Motivation, Marmoush und seine Mama.SPORT BILD: Herr Brown, in den Regionalmedien Ihrer Heimat werden Sie auch als „Vilstal-Schreck aus Kümmersbruck“ bezeichnet. Wie bekommt man diesen Titel?Nathaniel Brown: Gute Frage (lacht). Ich war da fünf oder sechs Jahre alt. Ich habe eine Menge Tore geschossen und bin auf Turnieren häufig zum besten Spieler gewählt worden. Damals habe ich noch auf der Zehn gespielt und nicht als Linksverteidiger. Der Schreck war ich dementsprechend für die anderen Teams …Lesen Sie auch<!-->[-->Vergangene Saison standen Sie noch für den 1. FC Nürnberg auf dem Platz und haben gegen Osnabrück und Elversberg gespielt. Mittlerweile sind Sie Stammspieler in der 1. Liga und auf dem Weg in die Champions League. Müssen Sie sich manchmal kneifen?Ja! Es gibt Momente, […]

trending_flat
Vasco conta com retornos de Vegetti e Coutinho contra Puerto Cabello para ganhar fôlego na Sul-Americana

Além de amargar a derrota para o Palmeiras no último domingo, o torcedor do Vasco teve sentimentos conflitantes ao ver Pablo Vegetti e Philippe Coutinho apenas assistindo ao jogo nas arquibancadas do Mané Garrincha. Isso porque, embora o time tenha mostrado mais capacidade física em campo, não teve nomes capazes de converter alguma das boas chances criadas em gol. A dupla deve voltar hoje, a partir das 19h, diante do Puerto Cabello-VEN, em uma viagem importante na busca pela vaga no mata-mata da Copa Sul-Americana. 'Pedrinho excluiu Edmundo do grupo': bastidores da 'briga de irmãos' entre ídolos do VascoLeia mais: Vasco oficializa desligamento de segurança após agressão a torcedor em Brasília Enquanto aguarda a chegada de um novo treinador, o cruz-maltino segue sendo comandado pelo interino Felipe Loureiro. O ídolo do clube acabou deixando suas digitais na derrota do fim […]

trending_flat
Botafogo repete problemas coletivos contra o Carabobo, mas vence com ‘aposta’ de Paiva; leia análise

A enorme dificuldade enfrentada pelo Botafogo para vencer a frágil equipe do Carabobo ontem, por 2 a 1, em Valência, na Venezuela, com um gol de Cuibano arrancado nos acréscimos, sintetiza bem o momento ruim vivido pelo time sob o comando de Renato Paiva. Em 12 jogos, foram cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. Mais do que os resultados em si, o desempenho tem motivado as fortes críticas da torcida. Com a primeira vitória fora de casa sob o comando de Paiva, o time alvinegro chegou aos seis pontos, mas segue fora da zona de classificação para as oitavas, atrás de Estudiantes (6 pontos) e Universidad do Chile (7), que se enfrentam hoje. — Esse escudo te dá pressão todo dia. Não tem jeito. Futebol é isso: pressão, pressão e pressão. Se você não ganhar, vão te cobrar. Não […]

trending_flat
Lee: ‘Parker is the biggest challenge out there for Usyk’

Joseph Parker will be the toughest test in the division for unified heavyweight champion Oleksandr Usyk, says trainer Andy Lee.Parker is the mandatory challenger for the WBO heavyweight title, one of the three belts that Ukraine's Usyk holds. But Usyk's undisputed championship fight with Daniel Dubois for all four of the major heavyweight belts takes precedence over a mandatory defence as it is a title unification. Spreaker This content is provided by Spreaker, which may be using cookies and other technologies. To show you this content, we need your permission to use cookies. You can use the buttons below to amend your preferences to enable Spreaker cookies or to allow those cookies just once. You can change your settings at any time via the Privacy Options. Unfortunately we have been unable to verify if you have consented to Spreaker cookies. […]

trending_flat
‘Lions now have to find a place for Pollock, and don’t rule out Dingwall’

Miles Harrison, lead commentator for each British and Irish Lions tour broadcast on Sky Sports since 1997, shares his 2025 potential Lions bolters and must-haves, discussing the performances of one Henry Pollock...This Thursday, the latest iteration of British and Irish Lions squads will be confirmed, live on Sky Sports from The O2. Is there anyone better-placed to preview one of the most intriguing days in the rugby calendar than Miles Harrison? His voice is synonymous with the Lions, their successes and failures."There's various aspects to Lions selection," Harrison tells Sky Sports. "There's the been-there-done-it Lion - you have to have those - but then you have to have young people absolutely raring to go, who are bang in form and look ripe and ready."Both are very important aspects. You need the experience of knowing what being a Lion is all […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation