
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/R/W/Cbrqb2TPecYsXYsH7z1Q/dsc-0745.jpg)
Unindo a dinâmica dos games com o talento de atletas reais e a audiência de influenciadores digitais, a Kings League termina sua primeira temporada no Brasil neste domingo, com a final entre Fúria FC e Dendele FC, carregando mais de 33 mil entusiastas do novo futebol. A final acontecerá no Allianz Parque com capacidade reduzida para o evento, às 18h30. Independentemente do resultado da final, para além da competição esportiva, a liga mostrou uma nova forma de atrair um público jovem para assistir futebol.
Em entrevista coletiva neste sábado, 17, o presidente da liga no Brasil e bola de ouro em 2007, Káká, ressaltou que o sucesso da Kings League não representa uma tentativa de tomar o lugar do futebol tradicional, mas, sim, uma forma de atrair outro público.
— Eu não acho que ela é concorrente do futsal, de futebol de areia ou de campo. Ela é complementar ao futebol que a gente tanto ama. Ela fará com que jovens, que antes não assistiam tenham interesse em assistir esse esporte — diz Káká. E continua: — Acredito nesse promover de uma forma complementar e falar com uma nova geração que não me viu jogar. Assim posso me comnicar com eles, também.
Parte do modelo da liga é trazer presidentes que não apenas tenham condições financeiras de criar uma estrutura para o time, mas também consigam engajar com o público jovem. Nesta primeira temporada foram dez times, com dois presidentes cada, sendo a maior parte de streamers do mundo gamer.
A final é um exemplo disso. Os presidentes do Dendele FC são dois nomes conhecidos do mundo gamer: Luqueta e Paulinho O Loko. Já no caso da Fúria, Neymar e o empresário Cris Guedes, não atuam com transmissão de jogos, no entanto, criaram a equipe da Fúria com o intuito de fomentar os e-sports e levaram os fãs do mundo virtual para torcer no gramado.
— A nossa organização já tem de sete para oito anos, com isso nossa fanbase é gigantesca. São torcedores apaixonados, incríveis, fazem até tatuagem da equipe. Então eles “fecham” com a gente seja nos jogos online como League Of Legends, Counter Strike ou no futebol — diz o presidente da Fúria, Cris Guedes ao GLOBO. Outro presidente da equipe, Neymar, não esteve presente na coletiva.
Esse tempo no mundo dos e-sports foi o que fez a equipe se tornar o primeiro time brasileiro a ser convidado para a Kings League, no mundial de clubes que ocorreu entre maio e junho do ano passado. Com ela, foi a G3X, do streamer Gaulês.
Após uma montagem de elenco repentina para participar da competição mundial, a equipe teve mais tempo para montar um elenco recheado neste ano, no primeiro torneio nacional. O preparo rendeu frutos: a equipe passou pela primeira fase liderando o torneio, tendo sido derrotado apenas uma vez em nove jogos.
E chegam para o confronto deste domingo como os grandes favoritos após também dominarem o adversário da fase de grupos (6 a 2 no Desimpedidos GOTI). No entanto, a fase crescente do Dendele FC (venceu duas equipes consideradas superiores no mata-mata) pode ser o diferencial para um jogo único.
— Tem que estar sempre otimista, se for pra chegar pensando em perder, é melhor nem chegar. Tivemos um “jogaço” contra o G3X, a gente tinha acabado de tomar um 9 a 1 deles na fase de classificação, mas nosso time foi confiante e vencemos nas quartas-de-final. Se Deus quiser seremos campeões — diz o presidente da equipe, Luqueta, que foi o dono de time que mais acertou gols de pênalti na competição.
Programação especial
Assim como nos jogos, as dinâmicas da final também trazem surpresas para entreter o público além da bola rolando.
Antes da bola ser lançada da jaula para o início da partida, terá um torneio de shootouts (mano a mano com o goleiro) entre os oito clubes que foram eliminados, às 19h.
Chamado de “Kings Crown Torunament”, o mini campeonato consiste em rodadas em rodadas de shootouts batidos pelo presidente da equipe e por convidados especiais que só serão revelados na hora. Os pênaltis valem três pontos, enquanto cada shootout vale um ponto; Com isso, ao final de cada rodada, a pontuação máxima que cada time pode chegar é de cinco pontos. O time com mais pontos vence, mas se houver empate, serão feitas mais rodadas até que uma equipe faça mais pontos.
E às 19h40, terá um show do MC Hariel, presidente da equipe Funkbol. O jogo acontecerá às 20h30 e será transmitido no Youtube da Cazé TV e da Kings League. Além do Youtube, eles também farão transmissão na Twitch, assim como os presidentes dos clubes, em seus perfis oficiais.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment