
Santos fez semifinal histórica contra o Fluminense no Brasileirão 95 (Foto: Reprodução/ X oficial do Santos FC)
Neste domingo (13), o Fluminense recebe o Santos no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, às 19h30 (de Brasília), em duelo da terceira rodada do Brasileirão Série A.
Os donos da casa buscam a terceira vitória seguida, enquanto o Peixe, que ainda não venceu na competição, precisa de um resultado positivo para sair da parte de baixo da tabela.
A partida, que terá transmissão ao vivo, deve marcar o retorno de Neymar à equipe santista depois de mais de um mês afastado dos gramados se recuperando de uma contusão na coxa esquerda.
Santos x Fluminense foi semifinal épica do Brasileirão há 30 anos
Em dezembro de 1995, Peixe e Tricolor carioca se enfrentaram no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e protagonizaram um dos grandes jogos da história do futebol brasileiro.
Diante de quase 30 mil torcedores (o setor do tobogã estava interditado), os dois times entraram em campo pela segunda e decisiva partida da fase semifinal do Campeonato Brasileiro.
Após ser derrotado no Maracanã pelo placar de 4 x 1 e ter dois jogadores expulsos, o Santos de Giovanni, Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos teria que reverter a diferença de três gols no Pacaembu contra o forte time do Fluminense de Vampeta, Valdeir e Renato Gaúcho.
“A diferença de gols era grande, mas aquele nosso time tinha algo diferente, nós tínhamos certeza que iríamos reverter. A confiança que cada atleta tinha um no outro era surreal (…) parecia que não tinha acontecido nada, todos de cabeça erguida. O discurso era de que íamos jogar na nossa casa, com a nossa torcida”, revelou o atacante Camanducaia.
“Deixa que eu faço dois”, foi a promessa “messiânica” do meia Giovanni, então o grande destaque da equipe alvinegra. O ídolo cumpriu sua palavra e o primeiro tempo terminou com vitória santista por 2 x 0.
No intervalo, uma decisão dos jogadores do Santos se tornou emblemática e ficará para sempre na memória de seus torcedores.
Os atletas resolveram não descer para o vestiário e permaneceram no gramado, “energizados” pela vibração dos torcedores santistas, em uma das maiores demonstrações de sinergia entre time e torcida que já se viu no futebol.
No segundo tempo, em jogo dramático, o Santos conseguiu a épica virada sobre o Fluminense por 5 x 2 e avançou às finais do Brasileirão de 1995 para enfrentar o Botafogo.
Os gols foram marcados por Giovanni (duas vezes), Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos para o Peixe, e Rogerinho anotou os dois tentos do time carioca.
Assista abaixo ao vídeo produzido pela Santos TV, o canal oficial do Peixe no YouTube, sobre esse confronto histórico:
Santos 5 x 2 Fluminense
Jogo de volta das semifinais do Brasileirão de 1995
Data e local do jogo: dia 10 de dezembro de 1995, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo
Público: 28.090 espectadores
Santos: Edinho, Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano; Gallo, Carlinhos e Giovanni; Marcelo Passos (Pintado), Macedo (Marcos Paulo) e Camanducaia (Batista); treinador: Cabralzinho
Fluminense: Wellerson, Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo); treinador: Joel Santana
Gols: Giovanni (aos 25 e 29 minutos do primeiro tempo), Macedo (seis minutos do segundo tempo), Camanducaia (16 minutos do segundo tempo) e Marcelo Passos (38 minutos do segundo tempo) para o Santos; e Rogerinho (aos sete e 40 minutos do segundo tempo) a favor do Fluminense
Cartão vermelho: Ronaldo Marconato (Santos)
Arbitragem: Sidrack Marinho, do Sergipe

This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment