
Atualização

©TM/IMAGO
Os novos valores de mercado dos jogadores da Premier League já se encontram disponíveis aqui, no Transfermarkt, desta esta terça-feira, na sequência de uma atualização que, de um modo geral, não foi propriamente simpática para os atletas portugueses que atuam no principal escalão do futebol inglês. Na verdade, e tal como vamos detalhar neste artigo, a maioria dos lusos mais valiosos da prova saíram desvalorizados deste update.
Começamos por destacar os três portugueses que representam o Manchester City, uma vez que todos eles perderam valor de mercado: Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes. Enquanto o primeiro desvalorizou dos 75 para os 70 milhões de euros, o segundo viu a sua cotação diminuir de forma mais significativa, dos 60 para os 45 milhões de euros. O ex-Sporting, por seu turno, desvalorizou dos 40 para os 35 milhões de euros.
No Chelsea desde o início da temporada, e ainda a tentar ganhar o estatuto de titular na equipa londrina, Pedro Neto também saiu depreciado desta atualização, no caso dos 55 para os 50 milhões de euros. Uma desvalorização semelhante à que se verificou no passe de Diogo Jota, do Liverpool, cuja cotação baixou dos 50 para os 45 milhões de euros. Diogo Dalot, do Manchester United, também perdeu 5 milhões de euros de valor de mercado, passando a estar avaliado em 35 milhões de euros.
Ainda ao nível das desvalorizações, destaque para as que se registaram nos valores de mercado de Darwin Núñez e Rasmus Højlund: tanto o antigo avançado do Benfica como o que é, atualmente, orientado por Rúben Amorim, desvalorizaram 15 milhões de euros cada um, passando a estar avaliados, respetivamente, em 50 e 45 milhões de euros.
Em sentido contrário, Alexander Isak e Ethan Nwaneri foram os jogadores da Premier League que mais valorizaram com este update. Em grande forma no Newcastle, o avançado sueco viu a sua cotação disparar dos 75 para os 100 milhões de euros, entrando no ‘clube dos três dígitos’ e passando a ser, em igualdade com Martin Ødegaard, o sétimo futebolista mais valioso do campeonato inglês. Por sua vez, o extremo do Arsenal, que, apesar de ter apenas apenas 17 anos, já começa a ganhar preponderância nos gunners, valorizou dos 30 para os 55 milhões de euros, vendo igualmente o seu valor de mercado aumentar em 25 milhões de euros.
Outro atleta que beneficiou desta atualização para registar uma subida no seu valor de mercado foi Nico González. Depois de se transferir por 60 milhões de euros do FC Porto para o Manchester City, o médio espanhol viu a sua avaliação aumentar dos 18 para os 40 milhões de euros, o valor mais alto que já atingiu na carreira, aos 23 anos.
Por fim, mencionar aquele que foi o único jogador português a valorizar nesta atualização: Toti Gomes. O central de 26 anos, internacional luso em duas ocasiões, continua a ser uma peça importante no Wolverhampton, agora orientado pelo compatriota Vítor Pereira, com o seu valor de mercado a aumentar dos 20 para os 25 milhões de euros na sequência das boas prestações que tem realizado ao serviço do atual 17.º classificado da Premier League.
Assim funcionam os valores de mercado do Transfermarkt
Os valores de mercado do Transfermarkt são calculados tendo em consideração vários modelos de fixação de preços. Um fator importante é a comunidade Transfermarkt, onde os membros discutem e avaliam detalhadamente os valores de mercado dos jogadores. De uma forma geral, os valores de mercado do Transfermarkt não devem ser equiparados aos valores efetivamente pagos em transferências.
O objetivo não é prever um preço, mas sim o valor esperado de um jogador no mercado. Tanto as modalidades individuais de transferência, assim como o contexto geral, são relevantes para determinar os valores de mercado. Além disso, o Transfermarkt não utiliza nenhum algoritmo para criar os seus valores, baseando-se, isso sim, nos critérios da comunidade (definição detalhada de valor de mercado).
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment