Meu Jogo: ‘Reclamava de questões inúteis antes de ter um filho com síndrome de Down na UTI’, confessa Montillo, ex-Botafogo

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

Toda a gravidez da minha esposa (Melina) foi normal no Chile. Só ficamos sabendo que o Santino (filho mais novo) nasceu com síndrome de Down na hora do parto. Ele ficou internado na UTI e passou por cirurgias no coração e intestino nos primeiros dias de vida. Quando chegamos a Belo Horizonte para jogar no Cruzeiro no meio de 2010, seguimos fazendo os procedimentos médicos e fomos aprendendo no dia a dia em como lidar com aquilo tudo. Estávamos cheio de dúvidas, já que não sabíamos como era ter um filho com deficiência, o que nos dava medo se iríamos conseguir estar à altura do que ele precisava naquele momento.

Arrumava um jeito de treinar e jogar, mas já voltava logo para a UTI e dormia por lá. Isso passou a ser normal para a nossa família porque foi muito tempo assim, e não só três dias. Se tivesse acontecido algo pior, eu ficaria com a consciência muito pesada. Na época, não havia psicólogos no clube, mas não senti falta disso porque minha esposa e meu filho mais velho (Valentín) me deram força naquele momento. Às vezes, a gente faz loucuras como essa. Talvez, fosse melhor deixar o futebol de lado e ficar direto com eles na UTI, mas, graças a Deus, deu tudo certo no final.

Reclamava de questões inúteis antes de ter um filho com síndrome de Down na UTI. Quando o via internado ou nas consultas de fisioterapia, com um monte de médicos do lado dele, aí me questionava:

“Poxa, o que eu estava pensando que era um problema, não era nada na verdade”.

Ele me ensinou a enxergar a vida de outro jeito. Felizmente, hoje só precisa fazer sua terapia cognitiva e outros cuidados normais como toda pessoa de 15 anos.

Montillo levou Santino, filho mais novo com síndrome de Down, para assistir ao jogo do Real Madrid, no Santiago Bernabéu — Foto: Arquivo pessoal
Montillo levou Santino, filho mais novo com síndrome de Down, para assistir ao jogo do Real Madrid, no Santiago Bernabéu — Foto: Arquivo pessoal

Moro em Madri, na Espanha, há dois anos e, quando saio de casa, vejo cada vez mais programas de inclusão ou alguém com deficiência trabalhando em loja, restaurante. O Santino joga bola em uma fundação para deficientes no Real Madrid. Apesar do Brasil ser exceção, os países da América do Sul estão atrasados. Em 2018, uma escola de Buenos Aires garantiu que tinha vaga no primeiro momento, mas, ao saber da condição do meu filho, falaram que já não tinha mais. Arrumamos outra (escola) depois, mas foi horrível passar por isso no meu país. Muitas escolas se chamam de inclusivas, mas não é a realidade. Como figura pública, ainda consigo expor o que aconteceu, mas existem pessoas que não têm essa visibilidade.

Espero que todos os pais de filhos com síndrome de Down consigam dar carinho suficiente porque eles se sentem sozinhos muitas vezes. E também tentem ajudá-los a ficarem o mais independentes possível. Sei que cada caso é diferente, mas tomara que todo mundo tenha consciência de incluir quem precisa realmente.

Perdas do pai e avô na pandemia

Lembro que, na pandemia, fiquei com muito medo de sair para outro país e, depois, contagiar o Santino, que já operou o coração e fez outras cirurgias. Tanto que nem viajei para a Argentina antes de perder meu pai (Walter) e avô (Oscar) por Covid-19, quando ainda tinha pouca informação sobre a doença e o número de mortos não parava de subir. Mesmo com um pedido de permissão especial às autoridades, eu preferi não viajar. Não consegui dar adeus a eles (pai e avô), mas agradeço que a pandemia ficou para trás.

Confesso que também fiquei com receio de jogar futebol pelo Santino. Depois de meses parado, voltamos sob muitos cuidados, com testes de PCR, revezamento de pessoas nos vestiários, um jogador a cada 50 metros nos treinos. A Universidade de Chile baixou um pouco os salários, mas tentamos fazer com que isso não afetasse os atletas mais novos, sendo que muitos já tinham filhos para criar.

Fui capitão em todos os times que joguei, sempre tentei passar o exemplo de profissionalismo para os novatos, já que, quando comecei, o veterano dava mais “pancada” do que ajudava. Também sempre fui mais caseiro.

Evitava sair quando o time perdia. Mesmo se ganhasse, mas eu não jogasse bem, me trancava em casa porque era uma cobrança comigo mesmo.

Ser “pé no chão” me ajudou na relação com torcedores, jornalistas e companheiros de equipe. Gostava de chamar a responsabilidade em campo, ao contrário de falar besteira na imprensa. Tem que aproveitar as oportunidades porque o futebol é curto. Com a exposição da rede social, fica mais perigoso para o jogador sair à noite. Antigamente, ele conseguia “escapar” sem ninguém saber.

Ao abrir uma agência de jogadores depois da aposentadoria, observei que o sul-americano passa por muito mais situações críticas, como passar fome e jogar bola na rua. Se ele receber uma proposta da Grécia ou seja qual for o lugar, ele aceita na hora para viver do futebol. Já aqui na Espanha, o jogador pode recusar com tranquilidade uma oferta que não seja boa. No meu caso, minha família não tinha uma condição farta, mas nunca faltou nada.

Maior frustração e aposentadoria

Montillo teve maior frustração da carreira no Botafogo, em 2017 — Foto: Marcelo Theobald
Montillo teve maior frustração da carreira no Botafogo, em 2017 — Foto: Marcelo Theobald

Antes da aposentadoria, em 2021, posso ter me precipitado em anunciar minha despedida logo depois de rescindir com o Botafogo, em 2017, só que estava cansado de treinar exaustivamente e se lesionar. Foi a maior frustração da minha carreira não poder ajudar o clube, que confiou muito em mim e estava bem na Libertadores com o Jair Ventura. Todo mundo falava que eu tinha ido “roubar”, que estava dando “migué” para não jogar. Eu não estava numa idade de querer ouvir isso e não precisava do dinheiro. Chegou uma hora que falei “não quero saber, vou embora, não vou cobrar nada”.

O contrato não garante que você não vá se machucar. Afinal, é um ser humano. Mas a vida no futebol é assim mesmo.

Acredito que essa pausa de seis meses me fez bem. Descansei, levei e busquei meus filhos na escola, fui a aniversários, o que não estava acostumado a fazer com a rotina do futebol. Nesse meio-tempo, minha esposa e o Sérgio, meu agente, começaram a falar que eu não deveria acabar a minha carreira desse jeito e decidi voltar a treinar no Rio. Também fiz atividades na Argentina e, do nada, conheci o treinador do Tigres (Cristian Ledesma), que me convenceu de retornar aos gramados em 2018.

Ídolo da La U, Montillo escolheu se aposentar, em 2021, na equipe chilena — Foto: Arquivo pessoal
Ídolo da La U, Montillo escolheu se aposentar, em 2021, na equipe chilena — Foto: Arquivo pessoal

No final, me aposentei quando eu queria e no time que escolhi (Universidad de Chile). Foi onde meu filho nasceu já na UTI. Quando eu saí para o Cruzeiro, eu sempre falei que voltaria. Assim como o Neymar fez com o Santos, eu voltei para dar tchau (risos). Sou muito agradecido por quem confiou em mim. Não esperava fazer tudo o que eu fiz em grandes clubes que representei dentro de campo. Agora só falta me despedir oficialmente no Estádio Nacional (em Santiago, capital do Chile), em dezembro, ao lado da minha esposa (Emma Sofia) e do meus filhos (Santino e Valentín).

(*Em depoimento ao repórter Lucas Ribeiro)

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

trending_flat
“There are no more opportunities”: Julio Cesar Chavez’s harsh condition to his son before facing Jake Paul

On June 28, Julio Cesar Chavez Jr. will return to the ring to face Jake Paul in what promises to be one of the most high-profile fights in recent times. After more than a year out of the ring due to personal problems, the son of the Mexican boxing legend has a crucial opportunity to resume his professional career.This fight has generated a wave of comments among fans and experts, due not only to Chavez Jr.'s history, but also to the controversial Jake Paul, who continues to seek validation in the boxing world.Julio Cesar Chavez surprises by training UFC fighter in an intense exchange no one saw comingJulio Cesar Chavez, who has always been a role model for his son, has not hesitated to get involved in this fight, giving his opinion on the fight and setting a very specific […]

trending_flat
Rüdigerovi z Realu skončila sezona

Dvaatřicetiletý bek už tak čelil dlouhé pauze kvůli výbuchu emocí v závěru sobotního finále domácího poháru proti Barceloně. Na konci prodloužení dramatického duelu s odvěkým rivalem hodil po rozhodčím z lavičky sáček s ledem, kterým si chladil obě kolena. Distanc může dostat až na 12 zápasů. Tři dny poté, co jej média nazvala šílencem, podstoupil operaci.Úřadující španělský mistr ztratil šanci na domácí pohár i úspěch v Lize mistrů, v domácí soutěži má na lídra z Barcelony manko čtyř bodů. Zbývá ještě pět kol. Německé reprezentaci bude Rüdiger chybět v semifinále Ligy národů 4. června proti Portugalsku.

trending_flat
Rizek crava técnico que dá aulas no Brasileirão: “Admirável”

Rizek é apresentador do Grupo Globo (Reprodução - YouTube) Técnico com mais títulos na história do Palmeiras, Abel Ferreira não se destaca apenas pelo trabalho sólido e vencedor, mas também por suas atitudes que prezam pelo merecimento de cada atleta fazer parte do time titular. André Rizek fez questão de exaltar este lado do português. Independente das cifras que foram investidas, o jogador precisa mostrar na prática que faz jus a estar entre os onze iniciais. Caso contrário, será reserva, como já aconteceu inúmeras vezes nesta trajetória pelo Verdão. PUBLICIDADE PUBLICIDADE “O Abel não vê currículo, nome, o Endrick já foi banco, agora o Vitor Roque. Com ele não tem segredo, isso não interessa para o Abel. O Flaco já foi o reforço mais caro e era banco, não interessa para ele. Eu acho isso admirável no Abel, o elenco […]

trending_flat
Mega-Turnier im Sommer – Warum ist Barça bei der Klub-WM nicht dabei?

32 Klubs kämpfen im Sommer bei der neuen Klub-WM um den Titel. Nicht mit dabei: der FC Barcelona. Aber wieso eigentlich?Die Katalanen spielen eine Super-Saison. In der spanischen Liga stehen sie an der Tabellenspitze, dazu kommt der Sieg im Pokal (3:2 n.V. gegen Real). In der Champions League steht das Flick-Team im Halbfinale, muss dort gegen Inter Mailand ran.Das alles hat mit der Qualifikation für die Klub-WM (14. Juni bis zum 13. Juli) aber nichts zu tun. Denn: Pro Nation können maximal zwei Klubs teilnehmen. Weil Real und Atlético Madrid höher im Uefa-Ranking stehen als Barça, muss das Flick-Team im Sommer zuschauen.Lesen Sie auch<!-->[-->Warum ist Barça bei der Klub-WM 2025 nicht dabei?Hintergrund: Bei dem neuen Mega-Turnier werden Mannschaften von jedem Kontinent teilnehmen. Für die europäischen Klubs gibt es zwölf Startplätze. Die letzten drei Sieger der Champions League sind automatisch qualifiziert, […]

trending_flat
Real Madrid aposta em ‘novo Lamine Yamal’ e inicia transição de interino para o Mundial de Clubes, diz jornal

O Real Madrid vive um momento de transição. Com a saída iminente de Carlo Ancelotti, que assumirá o comando da seleção brasileira, o clube merengue nomeou Santiago Solari como treinador interino. A meta é que ele lidere a equipe no próximo Mundial de Clubes, que começa em 18 de junho, de acordo com o jornal português A Bola. Após 'feedback construtivo' de pilotos, chefão da FIA admite mudar regras de punição por palavrõesSaiba mais: Milionário saudita promove evento de boxe que promete 'parar' a Times Square com presença de estrelas Segundo o periódico, ele não é cotado para o longo prazo e nem para a próxima temporada, porém, pode ter influência a curto prazo. O Real Madrid já planeja o futuro e tem Xabi Alonso como principal candidato para assumir o comando técnico na temporada 2025/26 Paralelamente às mudanças na […]

trending_flat
Nach Ausraster gegen Barça – Saison für Real-Star Rüdiger beendet

Kurz nach dem Skandal im spanischen Pokalfinale gibt es wieder schlechte Nachrichten von Antonio Rüdiger (32). Der DFB-Star musste operiert werden und fällt wochenlang aus. Der Abwehrchef von Real Madrid habe sich einen Teilriss des Außenmeniskus im linken Knie zugezogen und sei bereits operiert worden, teilte sein Klub mit. Spanische Medien rechnen mit einer Zwangspause von mindestens sechs bis acht Wochen.Lesen Sie auch<!-->[-->Damit fehlt er nicht nur den Königlichen für die noch ausstehenden fünf Saisonspiele in der Liga und der Jagd auf den letzten möglichen Titel. Auch für unser Final Four der Nations League mit dem Halbfinale gegen Portugal (4. Juni) droht er nun auszufallen. Trotz Rüdigers heftigen Ausrasters im spanischen Pokalfinale und der folgenden Debatte um harte Sanktionen hatte DFB-Sportdirektor Rudi Völler (65) am Montag erkennen lassen, dass die Nationalmannschaft weiter auf den Abwehrspieler setzt.Rüdiger rastet gegen Barça ausRüdiger […]

Related

trending_flat
“There are no more opportunities”: Julio Cesar Chavez’s harsh condition to his son before facing Jake Paul

On June 28, Julio Cesar Chavez Jr. will return to the ring to face Jake Paul in what promises to be one of the most high-profile fights in recent times. After more than a year out of the ring due to personal problems, the son of the Mexican boxing legend has a crucial opportunity to resume his professional career.This fight has generated a wave of comments among fans and experts, due not only to Chavez Jr.'s history, but also to the controversial Jake Paul, who continues to seek validation in the boxing world.Julio Cesar Chavez surprises by training UFC fighter in an intense exchange no one saw comingJulio Cesar Chavez, who has always been a role model for his son, has not hesitated to get involved in this fight, giving his opinion on the fight and setting a very specific […]

trending_flat
Rüdigerovi z Realu skončila sezona

Dvaatřicetiletý bek už tak čelil dlouhé pauze kvůli výbuchu emocí v závěru sobotního finále domácího poháru proti Barceloně. Na konci prodloužení dramatického duelu s odvěkým rivalem hodil po rozhodčím z lavičky sáček s ledem, kterým si chladil obě kolena. Distanc může dostat až na 12 zápasů. Tři dny poté, co jej média nazvala šílencem, podstoupil operaci.Úřadující španělský mistr ztratil šanci na domácí pohár i úspěch v Lize mistrů, v domácí soutěži má na lídra z Barcelony manko čtyř bodů. Zbývá ještě pět kol. Německé reprezentaci bude Rüdiger chybět v semifinále Ligy národů 4. června proti Portugalsku.

trending_flat
Rizek crava técnico que dá aulas no Brasileirão: “Admirável”

Rizek é apresentador do Grupo Globo (Reprodução - YouTube) Técnico com mais títulos na história do Palmeiras, Abel Ferreira não se destaca apenas pelo trabalho sólido e vencedor, mas também por suas atitudes que prezam pelo merecimento de cada atleta fazer parte do time titular. André Rizek fez questão de exaltar este lado do português. Independente das cifras que foram investidas, o jogador precisa mostrar na prática que faz jus a estar entre os onze iniciais. Caso contrário, será reserva, como já aconteceu inúmeras vezes nesta trajetória pelo Verdão. PUBLICIDADE PUBLICIDADE “O Abel não vê currículo, nome, o Endrick já foi banco, agora o Vitor Roque. Com ele não tem segredo, isso não interessa para o Abel. O Flaco já foi o reforço mais caro e era banco, não interessa para ele. Eu acho isso admirável no Abel, o elenco […]

trending_flat
Mega-Turnier im Sommer – Warum ist Barça bei der Klub-WM nicht dabei?

32 Klubs kämpfen im Sommer bei der neuen Klub-WM um den Titel. Nicht mit dabei: der FC Barcelona. Aber wieso eigentlich?Die Katalanen spielen eine Super-Saison. In der spanischen Liga stehen sie an der Tabellenspitze, dazu kommt der Sieg im Pokal (3:2 n.V. gegen Real). In der Champions League steht das Flick-Team im Halbfinale, muss dort gegen Inter Mailand ran.Das alles hat mit der Qualifikation für die Klub-WM (14. Juni bis zum 13. Juli) aber nichts zu tun. Denn: Pro Nation können maximal zwei Klubs teilnehmen. Weil Real und Atlético Madrid höher im Uefa-Ranking stehen als Barça, muss das Flick-Team im Sommer zuschauen.Lesen Sie auch<!-->[-->Warum ist Barça bei der Klub-WM 2025 nicht dabei?Hintergrund: Bei dem neuen Mega-Turnier werden Mannschaften von jedem Kontinent teilnehmen. Für die europäischen Klubs gibt es zwölf Startplätze. Die letzten drei Sieger der Champions League sind automatisch qualifiziert, […]

trending_flat
Real Madrid aposta em ‘novo Lamine Yamal’ e inicia transição de interino para o Mundial de Clubes, diz jornal

O Real Madrid vive um momento de transição. Com a saída iminente de Carlo Ancelotti, que assumirá o comando da seleção brasileira, o clube merengue nomeou Santiago Solari como treinador interino. A meta é que ele lidere a equipe no próximo Mundial de Clubes, que começa em 18 de junho, de acordo com o jornal português A Bola. Após 'feedback construtivo' de pilotos, chefão da FIA admite mudar regras de punição por palavrõesSaiba mais: Milionário saudita promove evento de boxe que promete 'parar' a Times Square com presença de estrelas Segundo o periódico, ele não é cotado para o longo prazo e nem para a próxima temporada, porém, pode ter influência a curto prazo. O Real Madrid já planeja o futuro e tem Xabi Alonso como principal candidato para assumir o comando técnico na temporada 2025/26 Paralelamente às mudanças na […]

trending_flat
Nach Ausraster gegen Barça – Saison für Real-Star Rüdiger beendet

Kurz nach dem Skandal im spanischen Pokalfinale gibt es wieder schlechte Nachrichten von Antonio Rüdiger (32). Der DFB-Star musste operiert werden und fällt wochenlang aus. Der Abwehrchef von Real Madrid habe sich einen Teilriss des Außenmeniskus im linken Knie zugezogen und sei bereits operiert worden, teilte sein Klub mit. Spanische Medien rechnen mit einer Zwangspause von mindestens sechs bis acht Wochen.Lesen Sie auch<!-->[-->Damit fehlt er nicht nur den Königlichen für die noch ausstehenden fünf Saisonspiele in der Liga und der Jagd auf den letzten möglichen Titel. Auch für unser Final Four der Nations League mit dem Halbfinale gegen Portugal (4. Juni) droht er nun auszufallen. Trotz Rüdigers heftigen Ausrasters im spanischen Pokalfinale und der folgenden Debatte um harte Sanktionen hatte DFB-Sportdirektor Rudi Völler (65) am Montag erkennen lassen, dass die Nationalmannschaft weiter auf den Abwehrspieler setzt.Rüdiger rastet gegen Barça ausRüdiger […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation