Análise: Intensificação de erros anteriores e falha defensiva marcam derrota do Botafogo em estreia na Libertadores

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

A derrota de ontem por 1 a 0 para a Universidad de Chile, em Santiago, mostrou um Botafogo que, apesar de ser o atual campeão da Libertadores, não soube como se portar na estreia na competição. A infantil expulsão de Igor Jesus — o centroavante amarga seca de nove jogos — já nos acréscimos, com dois cartões amarelos recebidos em dois minutos após catimba dos chilenos, sintetiza bem isso.

Na segunda partida sob o comando de Renato Paiva, o Botafogo até teve bons momentos na primeira etapa, mas, assim como contra o Palmeiras no último domingo, pecou ao finalizar as jogadas criadas e não conseguiu abrir o placar. Se por um lado, a equipe demonstrou bom entendimento do que pede o técnico português, por outro, o time também apresentou nítido déficit de refino técnico, principalmente no que diz respeito à parte ofensiva.

— É um jogo muito mal jogado da nossa parte e outra vez com os mesmos pecados do último jogo. Indefinição no último terço, não conseguimos finalizar as jogadas, não foram tantas como contra o Palmeiras. Na primeira parte, conseguimos ter mais posse de bola e chegar no último terço, mas depois tivemos poucas finalizações para a posse que tivemos. Nossa posse precisa ser mais efetiva e terminar mais em finalizações — resumiu o técnico Renato Paiva.

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo não só parou de apresentar a organização tática demandada por Paiva, como lembrou os piores momentos da temporada sob o comando de interinos. Além de não conseguir levar perigo à La U, o time deu muitos espaços aos chilenos e, de quebra, sofreu o gol da derrota em falha do sistema defensivo.

Em saída rápida pelo lado direito da defesa alvinegro, Sepúlveda recebeu na lateral. Mesmo com Gregore na cola do lateral-esquerdo, Jair errou ao dobrar a marcação e deixou Barboza sozinho com Guerra, que deu assistência para Di Yorio abrir o placar na saída de John. Alex Telles, que se desligou do lance, demorou a recompor e deixou um buraco na linha de defesa aproveitado pelo autor do gol chileno.

— Temos que melhorar muito a parte de criação e finalização. Defensivamente não estivemos mal. A equipe se portou muito bem, quase não houve oportunidades para o adversário. Temos que melhorar o aproveitamento das oportunidades. Quero recordar o contra-ataque que estávamos em superioridade numérica e não conseguimos sequer finalizar — analisou o português.

Mais posse

Mesmo na condição de visitante e num estádio hostil, com a torcida local apoiando a Universidad de Chile durante os 90 minutos, o Botafogo teve mais a bola que o adversário: de 61% a 39% de posse. No entanto, o número de passes errados mostra bem a falta de capricho da equipe. Só no terço final do campo, mais próximo ao gol, o alvinegro teve aproveitamento de 68% (97 de 142).

Os erros em sequência fizeram com que a superioridade coletiva e individual do Botafogo em relação à Universidad de Chile fossem nivelados. Se na primeira etapa a La U não conseguiu levar perigo ao gol de John, na segunda, depois de boas alterações feitas pelo técnico argentino Gustavo Alvarez — autor da assistência para o gol, Nicolás Guerra foi um dos que mudaram a tônica da partida —, a equipe chilena prevaleceu e saiu com a vitória.

E se a rápida demonstração de organização tática do alvinegro é um ponto positivo para Renato Paiva, a crítica negativa para o treinador português fica por conta das substituições ruins na segunda etapa. Nenhuma das mudanças feitas pelo comandante teve o efeito esperado por ele.

Até mesmo Artur, que tem status de titular na equipe, não conseguiu utilizar a velocidade para levar vantagem sob os adversários. Mesmo com espaços para atacar, o camisa 7 repetiu os erros técnicos dos companheiros e não conseguiu dar sequência aos contra-ataques que se desenhavam promissores.

— (A derrota) não foi por causa da mudança tática do meu colega. A equipe foi perdendo frescura física. Fizemos mudanças que não melhoraram a equipe. O jogo acabou, e nosso adversário é um justo vencedor — admitiu Paiva.

No próximo sábado, o Botafogo volta a campo às 21h, contra o Juventude, no Nilton Santos. Também contra uma equipe inferior tecnicamente — mas bem organizada pelo técnico Fábio Mathias —, o alvinegro terá uma boa oportunidade para demonstrar melhora nos problemas técnicos e, mais que isso, conquistar a primeira vitória sob o comando de Renato Paiva.

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

trending_flat
Fortaleza hoje: veja provável time contra o Sport no Brasileirão

Vojvoda é o segundo técnico mais longevo do Brasil (Mateus Lotif - Divulgação) Sem vencer há seis jogos, o Fortaleza visita o Sport neste sábado (26), às 20h (de Brasília), em duelo da 6ª rodada do Brasileirão, na Ilha do Retiro, no objetivo de reagir na temporada e diminuir o cenário de pressão nos bastidores. Ocupando a 14ª posição na tabela, com cinco tentos, o time de Juan Pablo Vojvoda não vence há quatro rodadas no certame, e também passa por situação delicada na Libertadores. Para o duelo na capital pernambucana, o treinador argentino terá alguns problemas por conta de desfalques. PUBLICIDADE PUBLICIDADE Marinho, Moisés, Martínez e Brítez estão no departamento médico, tratando respectivas lesões. David Luiz, por sua vez, também é baixa, por conta de protocolo de concussão, diante de choque sofrido no jogo contra o Bucaramanga, na Libertadores. […]

trending_flat
Cicinho banca melhor técnico do futebol brasileiro hoje: “Top-1”

Cicinho (foto: reprodução) Cicinho está convicto de que Abel Ferreira é o melhor técnico atualmente no futebol brasileiro. Em declaração dada no Jogo Aberto, o ex-lateral ressaltou que sua carreira poderia até mesmo ter sido prolongada caso tivesse trabalhado com o comandante do Palmeiras. Em sua avaliação, o treinador consegue sempre manter todos os atletas motivados, proporcionando minutagem para cada um. Além disso, enxerga nele um cara que não deixa a ‘peteca’ cair e é um inquieto por novas conquistas. PUBLICIDADE PUBLICIDADE “É um cara que cobra, que exige bastante, que cuida, faz o atleta se cuidar. O Abel, para mim, é seleção brasileira, top, um cara que quer ganhar, busca cada dia mais tirar o melhor do atleta”, disse Cicinho. Elogiado por Cicinho, Abel Ferreira exalta jogadores Nesta semana, o Palmeiras surpreendeu ao vencer o Bolívar por 3 a […]

trending_flat
Muller sinaliza clube com “dilema financeiro” em 2025: “Não pode contratar”

Muller, em participação no programa "Mesa Redonda" (Reprodução - YouTube) Muller vê o Santos atravessando uma situação complicada fora de campo. Desligado pela diretoria, Pedro Caixinha tem direito ao valor de 2 milhões de euros (R$ 15 milhões), mas as partes ainda não fecharam o acordo atrelado ao pagamento. Neste cenário, César Sampaio segue à frente do Peixe e, por enquanto, o novo treinador da equipe segue pendente. “O Santos tem um dilema financeiro. Para contratar um novo treinador, precisa acertar a pendência com o Caixinha. O Santos quer um acordo com o Caixinha, mas o Caixinha não quer acordo. Ele quer o pagamento à vista. Enquanto não acertar essa pendência, não pode contratar outro treinador. É a lei do futebol, não pode!”, disse Muller, no programa Gazeta Esportiva. PUBLICIDADE PUBLICIDADE “Tem que saldar a dívida com o treinador. Por […]

trending_flat
Why Shedeur Sanders Is Falling in the 2025 NFL Draft

Nov 16, 2024; Boulder, Colorado, USA; Colorado Buffaloes quarterback Shedeur Sanders (2) looks on before the game against the Utah Utes at Folsom Field. Mandatory Credit: Ron Chenoy-Imagn Images We’ll forever remember the 2025 NFL Draft because of Shedeur Sanders’ dramatic slide. It’s unprecedented, really. It’s the biggest NFL Draft slide probably ever when you factor in the hype surrounding Sanders as a prospect and the accomplishments on the field — turning around Jackson State and Colorado. While the media hype around Sanders was always pretty inflated, there’s no way he should still be on the board. Sure, he wasn’t a top-15, first-round talent. That’s understandable. But the New Orleans Saints drafted Tyler Shough on Friday. The Cleveland Browns drafted Oregon’s Dillon Gabriel in Round 3. These guys are in no way, shape or form better than Sanders, and literally […]

trending_flat
Gabriel Bortoleto na F1: Paciência, Aprendizado e o Desafio Sauber

Realidade do carroA Sauber não tem sido competitiva: o melhor resultado de Bortoleto até agora foi um 14º lugar no GP da China, e nem ele nem Nico Hülkenberg pontuaram até o momento. O novato reconhece que “não há muito que eu possa fazer agora – apenas aprender, tentar crescer como piloto nestes momentos difíceis e fazer um trabalho melhor a cada fim de semana de corrida”. Aprendizado de processosNa F3 e F2, a meta era (quase) sempre conquistar pódios. Na F1, o alvo inicial muda: chegar ao Q2, brigar pelo Q3. É “um trabalho enorme” apenas estruturar o fim de semana de forma a extrair o máximo do pacote de desempenho limitado da Sauber. Exemplo de paciênciaBortoleto cita George Russell como referencial de quem começou em equipe de fundo, amargando zero pontos na temporada de estreia (2019) antes de […]

Related

trending_flat
Fortaleza hoje: veja provável time contra o Sport no Brasileirão

Vojvoda é o segundo técnico mais longevo do Brasil (Mateus Lotif - Divulgação) Sem vencer há seis jogos, o Fortaleza visita o Sport neste sábado (26), às 20h (de Brasília), em duelo da 6ª rodada do Brasileirão, na Ilha do Retiro, no objetivo de reagir na temporada e diminuir o cenário de pressão nos bastidores. Ocupando a 14ª posição na tabela, com cinco tentos, o time de Juan Pablo Vojvoda não vence há quatro rodadas no certame, e também passa por situação delicada na Libertadores. Para o duelo na capital pernambucana, o treinador argentino terá alguns problemas por conta de desfalques. PUBLICIDADE PUBLICIDADE Marinho, Moisés, Martínez e Brítez estão no departamento médico, tratando respectivas lesões. David Luiz, por sua vez, também é baixa, por conta de protocolo de concussão, diante de choque sofrido no jogo contra o Bucaramanga, na Libertadores. […]

trending_flat
Cicinho banca melhor técnico do futebol brasileiro hoje: “Top-1”

Cicinho (foto: reprodução) Cicinho está convicto de que Abel Ferreira é o melhor técnico atualmente no futebol brasileiro. Em declaração dada no Jogo Aberto, o ex-lateral ressaltou que sua carreira poderia até mesmo ter sido prolongada caso tivesse trabalhado com o comandante do Palmeiras. Em sua avaliação, o treinador consegue sempre manter todos os atletas motivados, proporcionando minutagem para cada um. Além disso, enxerga nele um cara que não deixa a ‘peteca’ cair e é um inquieto por novas conquistas. PUBLICIDADE PUBLICIDADE “É um cara que cobra, que exige bastante, que cuida, faz o atleta se cuidar. O Abel, para mim, é seleção brasileira, top, um cara que quer ganhar, busca cada dia mais tirar o melhor do atleta”, disse Cicinho. Elogiado por Cicinho, Abel Ferreira exalta jogadores Nesta semana, o Palmeiras surpreendeu ao vencer o Bolívar por 3 a […]

trending_flat
Muller sinaliza clube com “dilema financeiro” em 2025: “Não pode contratar”

Muller, em participação no programa "Mesa Redonda" (Reprodução - YouTube) Muller vê o Santos atravessando uma situação complicada fora de campo. Desligado pela diretoria, Pedro Caixinha tem direito ao valor de 2 milhões de euros (R$ 15 milhões), mas as partes ainda não fecharam o acordo atrelado ao pagamento. Neste cenário, César Sampaio segue à frente do Peixe e, por enquanto, o novo treinador da equipe segue pendente. “O Santos tem um dilema financeiro. Para contratar um novo treinador, precisa acertar a pendência com o Caixinha. O Santos quer um acordo com o Caixinha, mas o Caixinha não quer acordo. Ele quer o pagamento à vista. Enquanto não acertar essa pendência, não pode contratar outro treinador. É a lei do futebol, não pode!”, disse Muller, no programa Gazeta Esportiva. PUBLICIDADE PUBLICIDADE “Tem que saldar a dívida com o treinador. Por […]

trending_flat
Why Shedeur Sanders Is Falling in the 2025 NFL Draft

Nov 16, 2024; Boulder, Colorado, USA; Colorado Buffaloes quarterback Shedeur Sanders (2) looks on before the game against the Utah Utes at Folsom Field. Mandatory Credit: Ron Chenoy-Imagn Images We’ll forever remember the 2025 NFL Draft because of Shedeur Sanders’ dramatic slide. It’s unprecedented, really. It’s the biggest NFL Draft slide probably ever when you factor in the hype surrounding Sanders as a prospect and the accomplishments on the field — turning around Jackson State and Colorado. While the media hype around Sanders was always pretty inflated, there’s no way he should still be on the board. Sure, he wasn’t a top-15, first-round talent. That’s understandable. But the New Orleans Saints drafted Tyler Shough on Friday. The Cleveland Browns drafted Oregon’s Dillon Gabriel in Round 3. These guys are in no way, shape or form better than Sanders, and literally […]

trending_flat
Gabriel Bortoleto na F1: Paciência, Aprendizado e o Desafio Sauber

Realidade do carroA Sauber não tem sido competitiva: o melhor resultado de Bortoleto até agora foi um 14º lugar no GP da China, e nem ele nem Nico Hülkenberg pontuaram até o momento. O novato reconhece que “não há muito que eu possa fazer agora – apenas aprender, tentar crescer como piloto nestes momentos difíceis e fazer um trabalho melhor a cada fim de semana de corrida”. Aprendizado de processosNa F3 e F2, a meta era (quase) sempre conquistar pódios. Na F1, o alvo inicial muda: chegar ao Q2, brigar pelo Q3. É “um trabalho enorme” apenas estruturar o fim de semana de forma a extrair o máximo do pacote de desempenho limitado da Sauber. Exemplo de paciênciaBortoleto cita George Russell como referencial de quem começou em equipe de fundo, amargando zero pontos na temporada de estreia (2019) antes de […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation