

Renato Gaúcho mal chegou ao Fluminense e já terá seu primeiro desafio na volta ao clube. Após apenas dois dias de atividades, ele comandará a equipe no duelo contra o Bragantino, hoje, às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com pouco tempo para trabalhar, o treinador conta com os jogadores para buscar uma reação imediata. E o zagueiro Thiago Silva aparece como seu homem de confiança.
— É um monstro. É um cara que admiro bastante, tanto como jogador quanto como pessoa. Tive o prazer de ter trabalhado com ele, por quem torcia muito quando vestia a camisa da seleção. Todo treinador quer trabalhar com um jogador desses. É experiente, joga muito, é um segundo treinador em campo, dá uma tranquilidade saber que tem essa liderança em campo e que o grupo respeita essa liderança. Não é por nada que ele é o capitão e um dos grandes ídolos da torcida do Fluminense — disse Renato na sua entrevista de apresentação.
O técnico e o zagueiro voltam a se cruzar após 17 anos. O último encontro entre eles havia sido justamente no tricolor, e não terminou da maneira que esperavam. Entrelaçados eternamente pelo título da Copa do Brasil de 2007, eles também são ligados por uma das noites mais traumáticas da história do clube, a do vice da Libertadores do ano seguinte para a LDU, no Maracanã.
Diferentemente de Renato, que está na sétima passagem pelo Fluminense, Thiago Silva só voltou às Laranjeiras em 2024, 16 anos após a saída. O capitão, apesar de aclamado pela torcida, praticamente vivenciou apenas momentos de pressão desde então. E espera que o novo ciclo, com um velho conhecido, traga os grandes momentos que desejava viver ao retornar ao clube.
Para conseguir a virada de chave imediata, é preciso mais que conquistar resultados. O último treinador tricolor é um exemplo disso: Mano Menezes livrou o time do rebaixamento no último Brasileirão e o manteve vivo na Copa do Brasil nesta temporada. O desempenho abaixo do esperado, entretanto, se sobrepôs na visão dos torcedores.
Renato já disse que vai correr atrás para que a equipe recupere o futebol vistoso, mesmo ciente da sequência pesada de sete jogos em 21 dias que tem pela frente. Mas terá que superar alguns desfalques de peso. Neste momento, a lista do departamento médico tem cinco nomes: o lateral-esquerdo Fuentes, o volante Otávio, os meias Renato Augusto e Isaque e o atacante Riquelme. Recuperado de uma miocardite, Ganso pode estrear em 2025 hoje.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment