Na volta de Renato Gaúcho, Fluminense teve um de seus melhores 45 minutos em 2025

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

A vitória do Fluminense sobre o Bragantino é daqueles jogos que abrigam várias histórias ao longo de 90 minutos. É possível falar sobre o duelo tático, sobre o que se viu da primeira versão tricolor sob as ordens de Renato Gaúcho, da volta de Ganso, e de mais um dos tantos casos em que o futebol oferece uma chance de redenção a um jogador marcado pela arquibancada: desta vez, foi Martinelli. Mas o curioso neste agônico triunfo tricolor foi como todas essas histórias se cruzaram.

É possível começar pelo duelo de estratégias. Renato chegou ao Maracanã com dois dias no cargo, o que torna precipitado cobrá-lo ou atribuir a ele grandes mudanças. Mas os 45 minutos iniciais do Fluminense foram dos melhores do time em 2025. O novo treinador tricolor é conhecido por um futebol atraente com bola, e esse elemento até esteve presente na primeira etapa. No entanto, o que mais chamou atenção foi como o time impôs uma agressiva pressão na saída de bola do Bragantino.

Quando atacava, o Fluminense tinha como grande arma as aproximações, em especial pelo lado direito. Canobbio atravessava o campo para se juntar a Arias, Guga, por vezes Hércules, Lima ou até Cano. Foi numa infiltração de Hércules que surgiu a primeira grande oportunidade, mas foi num belo movimento de Canobbio, uma diagonal da ponta esquerda para o centro do ataque, que Lima abriu o placar. A defesa paulista não teve respostas para esse movimento do Fluminense no primeiro tempo.

Juntar jogadores em torno da bola é algo comum em equipes de Renato. A questão é entender se o time perdeu tal capacidade na segunda etapa por uma queda física, pelo crescimento do Bragantino ou por ter um treinador que mal trabalhou para estabelecer algum padrão. O fato é que, a esta altura, eram os visitantes que pressionavam: Jhon Jhon e Sasha sobre os zagueiros Thiago Silva e Freytes, enquanto Gabriel e Eric Ramires — uma das mudanças de Fernando Seabra no segundo tempo — apertavam os volantes. O Fluminense perdia controle, e aí surgiam as outras histórias do jogo.

Com Juninho Capixaba quase como um quarto meio-campista, o tricolor perdia meio-campo e sobrecarregava os volantes. Martinelli cedeu uma chance ao Bragantino ao se complicar após receber um passe ruim de Hércules, seu companheiro à frente da zaga. Virou alvo de vaias no Maracanã.

Em dificuldade, Renato decidiu mexer no time, dando origem à terceira história da partida: Ganso, de volta após um problema no coração. Já seria um tema, mas as circunstâncias em que entrou permitem outro debate. É claro que o retorno de um jogador de tanto nível será vital para a temporada tricolor, e ele precisa de jogos para ganhar ritmo. Fazia sentido Renato apostar nele para retomar o controle da bola, mas por outro lado era discutível se o momento era o mais propício: o meio-campo do Fluminense era envolvido por um rival mais vigoroso àquela altura. Ganso entrou num tricolor que já não oferecia opções de passe próximas e se resumia às corridas de Arias. Não parecia o cenário ideal. Martinelli e Hércules se viam obrigados a cobrir espaços grandes, e o Bragantino dominou até Pitta empatar. As histórias se cruzavam.

Nada indicava uma vitória tricolor, até Arias arrancar pela direita como quem carrega nas costas a equipe ao ataque. Ele ganhou o escanteio que terminou no gol da vitória, justamente marcado por Martinelli, que pode não ser o meio-campista dos sonhos da arquibancada, mas tampouco é merecedor de uma perseguição tão dura. O futebol sabe ser cruel, mas também sabe oferecer recompensas.

Tensão desnecessária

Outro jogo do Flamengo teve placar mais apertado que a superioridade do time. O que reforça um traço do elenco: há muitos pontas, de bom nível, mas poucos jogadores que ficam à vontade perto do gol. O time fez excelentes 30 minutos iniciais, reduziu a produção mais adiante, mas contou com um belo gol de Arrascaeta e decidiu o jogo quando o Vitória tentou atacar, abrindo espaços para os velocistas que Filipe Luís lançou.

Claro que nenhum time do Brasil poderá atravessar um calendário insano com 11 titulares. Então, há momentos em que é preciso estabelecer prioridades. Neste aspecto, é difícil entender o Vasco ter enfrentado o Melgar, pela Sul-Americana, com titulares, dias antes de se apresentar desfigurado contra o Corinthians, pelo Brasileiro. Não é só o Vasco. O Brasil tem dificuldade de tratar seu principal torneio com a devida nobreza.

Constrangimento

Na sexta-feira, a CBF divulgou um vídeo que, em resumo, dizia que o presidente estava presidindo, o diretor de seleções, dirigindo, os analistas, analisando. Não havia novidade. O objetivo, talvez, fosse tirar da pauta a espetacular reportagem da Revista Piauí, sobre a forma como a receita bilionária da entidade alimenta alianças, interesses, remunera dirigentes de federações e reforça a estrutura política que atrasa o futebol nacional.

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

trending_flat
Chargers 2025 NFL Draft takeaways: Major focus on adding playmaking around Justin Herbert

As the Los Angeles Chargers wrapped up their 2025 draft with six Day 3 picks, a theme came into very clear focus: This draft, more than anything else, was about putting more playmaking around Justin Herbert.The Chargers drafted a running back in the first round in Omarion Hampton who has the potential to alter the fabric of their offensive identity. They drafted a ball-winning outside receiver in the second round in Tre Harris. They double-dipped at receiver in the fifth round by adding speedy deep threat KeAndre Lambert-Smith. Seven picks later, the Chargers traded up for athletic pass-catching tight end Oronde Gadsden II. Weapon, weapon, weapon and another weapon. All before the end of the fifth round. General manager Joe Hortiz and coach Jim Harbaugh built around their quarterback.AdvertisementHerbert had one reliable option in the passing game last season in […]

trending_flat
Morre Jair Costa – Um Pioneiro Brasileiro na Europa

Jair da Costa é um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial, especialmente lembrado por sua passagem vitoriosa no futebol europeu. Nascido em 29 de julho de 1940, em Santo André (SP), ele iniciou sua carreira profissional na Portuguesa de Desportos, onde, entre 1958 e 1962, destacou-se como ponta-direita, chamando atenção pela velocidade, técnica e drible refinado. Em 1962, Jair foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo no Chile. Mesmo como reserva de Garrincha, participou do elenco que se sagrou campeão mundial. Após o torneio, transferiu-se para a Internazionale de Milão, na Itália, onde viveria a fase mais gloriosa de sua carreira. PUBLICIDADE PUBLICIDADE Entre 1962 e 1967, Jair fez história na Grande Inter comandada por Helenio Herrera, sendo peça fundamental no esquema tático baseado em defesa sólida e contra-ataques velozes. Nesse período, conquistou […]

trending_flat
O campeão voltou? Botafogo domina o Fluminense, volta a vencer após quatro partidas e alivia pressão sobre Paiva

O Botafogo reencontrou-se consigo mesmo e voltou a vencer depois de quatro partidas irreconhecíveis. A vítima foi o Fluminense, que mesmo preservando os titulares no meio de semana, foi presa fácil para o atual campeão brasileiro. Apesar do 2 a 0, o domínio foi incontestável e o placar poderia muito bem ser mais elástico no estádio Nilton Santos. A vitória alvinegra faz a equipe subir várias posições e pegar o elevador na tabela de classificação, ocupando agora a primeira página, na sétima posição. O triunfo no clássico diante da sua torcida também alivia a pressão sobre o técnico Renato Paiva. Vitinho foi o autor do primeiro gol, em noite de subida de produção de várias peças de ataque, como Igor Jesus, Matheus Martins, que foi titular, e Savarino, que deu números finais ao marcador. Do lado do Fluminense, a derrota […]

trending_flat
Lebron James laughs with Anthony Edwards showing him he isn’t worried about going down on the series

Lebron James and the Lakers lost last Friday Night against Anthony Edwards and the Timberwolves in the first round of the NBA playoff. The game was held at Target Center and Ant-man went home with 29 points 8 rebounds and 8 assists. Jaden McDaniels recorded 30 points, marking his career high. However, Lebron James did not seem worried or nervous. They ere one point behind with less than five minutes to go in the fourth quarter., they ended up losing but Lebron doesn't care as he is sure of the team to comeback..Lebron James laughs with Anthony Edwards showing him he isn't worried about going down on the seriesThe game 4 is also at Target Center, I keep wondering if the physical and huge seize of the Wolves is going again into the court. They crushed the Lakers defense inside […]

trending_flat
Giants celebrate Brandon Crawford, walk off in the ninth

SAN FRANCISCO — On Saturday afternoon, Brandon Crawford stood behind a podium in front of the pitcher’s mound at Oracle Park and gave the longest speech of his life. It was the longest bit of public speaking he’d done since he was in school, by his own reckoning, and the speech made him “more nervous than Game 7 in Kansas City,” but he handled it with aplomb. A weekend day game with Bruce Bochy and the Rangers in town was already one of the easiest games on the calendar to circle, but the pregame ceremony made it even easier for the die-hards and Crawford fanatics. (Although we have questions for the gentleman in the powder-blue “CRAWFORD 35” Cardinals jersey in section 119. A lot of questions.)AdvertisementThe loudest cheers of the day weren’t for Crawford, though. They weren’t for the introductions […]

trending_flat
Jalen Ramsey’s future in Miami: Trade rumors heat up after the Draft but, does he have a market?

The Miami Dolphins and cornerback Jalen Ramsey appear to be heading toward an amicable separation, though the timeline for a potential trade remains uncertain. NFL Network's Ian Rapoport reported that while both Ramsey and the Dolphins agree that continuing his career elsewhere might be best, no deal is imminent. Financial factors, including salary cap considerations, suggest that the Dolphins could wait until after June 1st to finalize any move.Ramsey remains one of the NFL's most respected defensive backs, showcasing his prowess on the field during the 2024 season. He played all 17 games for the Dolphins, recording 60 total tackles, 11 pass deflections, two interceptions, and one sack. A seven-time Pro Bowler and three-time All-Pro, Ramsey's résumé includes a Super Bowl LVI championship with the Los Angeles Rams. At 30 years old, he still holds significant value as a contributor […]

Related

trending_flat
Chargers 2025 NFL Draft takeaways: Major focus on adding playmaking around Justin Herbert

As the Los Angeles Chargers wrapped up their 2025 draft with six Day 3 picks, a theme came into very clear focus: This draft, more than anything else, was about putting more playmaking around Justin Herbert.The Chargers drafted a running back in the first round in Omarion Hampton who has the potential to alter the fabric of their offensive identity. They drafted a ball-winning outside receiver in the second round in Tre Harris. They double-dipped at receiver in the fifth round by adding speedy deep threat KeAndre Lambert-Smith. Seven picks later, the Chargers traded up for athletic pass-catching tight end Oronde Gadsden II. Weapon, weapon, weapon and another weapon. All before the end of the fifth round. General manager Joe Hortiz and coach Jim Harbaugh built around their quarterback.AdvertisementHerbert had one reliable option in the passing game last season in […]

trending_flat
Morre Jair Costa – Um Pioneiro Brasileiro na Europa

Jair da Costa é um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial, especialmente lembrado por sua passagem vitoriosa no futebol europeu. Nascido em 29 de julho de 1940, em Santo André (SP), ele iniciou sua carreira profissional na Portuguesa de Desportos, onde, entre 1958 e 1962, destacou-se como ponta-direita, chamando atenção pela velocidade, técnica e drible refinado. Em 1962, Jair foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo no Chile. Mesmo como reserva de Garrincha, participou do elenco que se sagrou campeão mundial. Após o torneio, transferiu-se para a Internazionale de Milão, na Itália, onde viveria a fase mais gloriosa de sua carreira. PUBLICIDADE PUBLICIDADE Entre 1962 e 1967, Jair fez história na Grande Inter comandada por Helenio Herrera, sendo peça fundamental no esquema tático baseado em defesa sólida e contra-ataques velozes. Nesse período, conquistou […]

trending_flat
O campeão voltou? Botafogo domina o Fluminense, volta a vencer após quatro partidas e alivia pressão sobre Paiva

O Botafogo reencontrou-se consigo mesmo e voltou a vencer depois de quatro partidas irreconhecíveis. A vítima foi o Fluminense, que mesmo preservando os titulares no meio de semana, foi presa fácil para o atual campeão brasileiro. Apesar do 2 a 0, o domínio foi incontestável e o placar poderia muito bem ser mais elástico no estádio Nilton Santos. A vitória alvinegra faz a equipe subir várias posições e pegar o elevador na tabela de classificação, ocupando agora a primeira página, na sétima posição. O triunfo no clássico diante da sua torcida também alivia a pressão sobre o técnico Renato Paiva. Vitinho foi o autor do primeiro gol, em noite de subida de produção de várias peças de ataque, como Igor Jesus, Matheus Martins, que foi titular, e Savarino, que deu números finais ao marcador. Do lado do Fluminense, a derrota […]

trending_flat
Lebron James laughs with Anthony Edwards showing him he isn’t worried about going down on the series

Lebron James and the Lakers lost last Friday Night against Anthony Edwards and the Timberwolves in the first round of the NBA playoff. The game was held at Target Center and Ant-man went home with 29 points 8 rebounds and 8 assists. Jaden McDaniels recorded 30 points, marking his career high. However, Lebron James did not seem worried or nervous. They ere one point behind with less than five minutes to go in the fourth quarter., they ended up losing but Lebron doesn't care as he is sure of the team to comeback..Lebron James laughs with Anthony Edwards showing him he isn't worried about going down on the seriesThe game 4 is also at Target Center, I keep wondering if the physical and huge seize of the Wolves is going again into the court. They crushed the Lakers defense inside […]

trending_flat
Giants celebrate Brandon Crawford, walk off in the ninth

SAN FRANCISCO — On Saturday afternoon, Brandon Crawford stood behind a podium in front of the pitcher’s mound at Oracle Park and gave the longest speech of his life. It was the longest bit of public speaking he’d done since he was in school, by his own reckoning, and the speech made him “more nervous than Game 7 in Kansas City,” but he handled it with aplomb. A weekend day game with Bruce Bochy and the Rangers in town was already one of the easiest games on the calendar to circle, but the pregame ceremony made it even easier for the die-hards and Crawford fanatics. (Although we have questions for the gentleman in the powder-blue “CRAWFORD 35” Cardinals jersey in section 119. A lot of questions.)AdvertisementThe loudest cheers of the day weren’t for Crawford, though. They weren’t for the introductions […]

trending_flat
Jalen Ramsey’s future in Miami: Trade rumors heat up after the Draft but, does he have a market?

The Miami Dolphins and cornerback Jalen Ramsey appear to be heading toward an amicable separation, though the timeline for a potential trade remains uncertain. NFL Network's Ian Rapoport reported that while both Ramsey and the Dolphins agree that continuing his career elsewhere might be best, no deal is imminent. Financial factors, including salary cap considerations, suggest that the Dolphins could wait until after June 1st to finalize any move.Ramsey remains one of the NFL's most respected defensive backs, showcasing his prowess on the field during the 2024 season. He played all 17 games for the Dolphins, recording 60 total tackles, 11 pass deflections, two interceptions, and one sack. A seven-time Pro Bowler and three-time All-Pro, Ramsey's résumé includes a Super Bowl LVI championship with the Los Angeles Rams. At 30 years old, he still holds significant value as a contributor […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation