
O cancelamento do jogo entre Colo-Colo e Fortaleza, pela Libertadores, devido à invasão de torcedores, gerou uma grande indefinição sobre o resultado da partida. Segundo a entidade, o caso agora vai para seus órgãos judiciais para futuras determinações. Além de definir para onde irão os pontos, há possibilidade de outras punições ao clube chileno.
- Disputa judicial: Mbappé consegue bloqueio de R$ 359 milhões das contas bancárias do PSG
- Podcast ‘Toca e Passa’: Autuori elege três times de encher os olhos no futebol brasileiro; saiba quais e por quê
Em comunicado, a Conmebol afirmou que “tendo em vista que foram seguidos todos os procedimentos estabelecidos no Manual de Clubes, o caso será remetido aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações. Todas as informações referentes a eventos dentro e fora do estádio serão enviadas à Unidade Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”.
A partida, realizada no Estádio Monumental, ficou paralisada por mais de uma hora. De acordo com a imprensa chilena, a Conmebol queria concluí-la ainda nesta quinta-feira, com as arquibancadas vazias. No entanto, as autoridades chilenas não deram seu aval para o prosseguimento. Com isso, a entidade optou pelo cancelamento.

Agora, a Unidade Disciplinar aguarda o envio dos relatórios da partida e demais informações para entender de quem são as responsabilidades pelos episódios que levaram ao cancelamento da partida. De acordo com o artigo 19 do Código Disciplinar da Conmebol, se o cancelamento da partida for de responsabilidade de um dos clubes ou de pessoas pelas quais eles possam ser considerados responsáveis, “será considerado como tendo perdido a partida por 3 a 0”.
Além do cancelamento da partida, o Colo-Colo deve responder pela invasão em si. O Código Disciplinar lista uma série de sanções que podem ser aplicadas. Entre elas, estão multas e o fechamento do estádio.
Caso seja considerado que a suspensão da partida ocorreu por motivo alheio aos clubes, o Manual determina que “a mesma deverá prosseguir em primeira instância, dentro das 24 horas seguintes à suspensão e, se não for possível, a critério da CONMEBOL, será marcada uma data diferente, completando os minutos faltantes, mantendo-se o resultado e a mesma planilha de jogo no momento da suspensão, salvo critério diferente determinado pela CONMEBOL, de acordo com as circunstâncias apresentadas”.
Duas mortes antes do início da partida
De acordo com a imprensa chilena, o comportamento da torcida foi um protesto pela morte de duas pessoas do lado de fora do estádio antes do início da partida. Elas teriam sido atropeladas por uma viatura da polícia durante uma tentativa de invasão ao Monumental.
Um grupo de chilenos formou uma espécie de “avalanche” para romper uma barreira e acessar o estádio. Ao entrar em ação para conter os invasores, agentes do Controle de Ordem Pública da polícia usaram um carro comgás lacrimogêneo. Neste momento, houve uma debandada, e duas pessoas ficaram presas em uma cerca. Elas seriam uma garota de 18 anos e um garoto de 13 anos.
– Houve uma debandada, causando a queda de uma cerca, e uma investigação está em andamento para determinar se uma viatura policial esteve envolvida na morte. Por enquanto, o que se sabe é que uma das cercas esmagou esses dois jovens com um peso maior, um peso que pode ser atribuído a diferentes causas, e todas estão sendo investigadas como possíveis hipóteses de trabalho para determinar a causa final da morte desses jovens – afirmou o promotor Francisco Morales, que continua:
– Segundo informações preliminares, esses indivíduos, juntamente com pelo menos outras 100 pessoas, tentaram derrubar as cercas para tentar entrar no Estádio Monumental, e é nesse contexto pouco claro que o incidente está sendo verificado. Estamos trabalhando com todos os recursos técnicos disponíveis, incluindo as câmeras no local, para determinar como os eventos ocorreram.
O policial que conduzia o veículo não foi preso. Mas, de acordo com Morales, ele foi indiciado, e sua responsabilidade na tragédia será investigada.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment