
Quem correrá a Maratona do Rio em junho acaba de ganhar recursos extras para treinar no detalhe nesta reta final. O Strava, maior comunidade de pessoas ativas do mundo, com 150 milhões de usuários em mais de 190 países, anuncia parceria com a Maratona do Rio, a maior do país.
Entre as novidades da 23ª edição estão a inclusão dos trajetos das corridas dentro do aplicativo, com detalhes de ativações durante o caminho como estações de hidratação, postos médicos, banheiros e outras informações essenciais para os atletas. Atualmente, o percurso dos 42K já está disponível e, em breve, as demais distâncias também estarão. Além disso, a plataforma promoverá um desafio de segmento com premiação exclusiva.
Michael Martin, CEO global do Strava, afirmou em recente visita ao Brasil que o investimento nesta parceria é justificado pelo crescimento do mercado de corridas no Brasil. Segundo dados do Relatório Anual sobre Tendências do Esporte (Year in Sport 2024) do Strava, as atividades de corrida em grupo cresceram 109% no Brasil. Tanto com os crews (grupos informais) quanto com as assessorias. Em âmbito global, o crescimento foi de 59%.
O Brasil é o segundo maior pais em número de usuários no Strava. São 21 milhões de pessoas usando o aplicativo. Essa participação só perde para a dos americanos.
— Já fizemos esse trabalho em grandes provas ao redor do mundo como a Maratona de Londres, Maratona de Nova Iorque e a da Valência e agora estamos chegando com força na maior prova do Brasil — diz Rosana Fortes, diretora geral do Strava no Brasil. — E, na véspera da prova também publicaremos o mapa flyover (em 3D) que faz sucesso na comunidade da corrida.

A Maratona do Rio reunirá cerca de 55 mil corredores, durante o feriado de Corpus Christi, em junho, nos percursos de 5k, 10k, 21k e 42k, além do Desafio Cidade Maravilhosa 21k + 42k.
Em 2024, a Maratona do Rio bateu recorde de inscritos, com cerca de 45 mil pessoas correndo pelos cartões postais da cidade.
O evento, o melhor do país no Top 200 da World Athletics (está em 120.º lugar), não tem mais vagas. As inscrições estão esgotadas desde o final de 2024.
Ainda de acordo com dados do Strava, o trecho de cerca de dois quilômetros do Posto 3 ao final da praia de Copacabana, que faz parte da Maratona do Rio, é o nono mais completado pelos brasileiros em 2024. E o quilômetro final da prova, na praia de Botafogo para acessar o Aterro do Flamengo, é o 21.º percurso mais percorrido no ano passado.
Rosana explica ainda que essa parceria envolverá pacers da prova, os “coelhos”, que ajudam a ditar os diferentes ritmos em cada uma das distâncias. O Strava também levará grande número de atletas amadores incluindo o CEO global da plataforma, Mike Martin.
— A corrida é o esporte que mais cresce no Brasil e no mundo e a nossa chegada à Maratona é parte da nossa estratégia para 2025, de fazermos parte do dia a dia de quem se movimenta e usa os dados do Strava para melhorar continuamente sua rotina — comenta Rosana
A novidade da Maratona do Rio para 2025 é que cada uma das quatro distâncias do evento terá seu dia exclusivo de prova. Assim, os 5k serão na quinta (19/6), às 16h; os 10k na sexta (20/6), às 7h; os 21k no sábado (21/6), às 6h, e os 42k no domingo (22/6), às 5h.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment