
Surfe brasileiro tem em Filipe Toledo uma de suas esperanças (Ryan Pierse/Getty Images)
O surfe já tem sua sede para as Olimpíadas de 2028 definida. A praia de Trestles receberá as competições masculina e feminina. Trestles está localizada a 120km ao sul de Los Angeles e já recebe importantes competições da modalidade. O anuncio foi feito na última terça-feira (15).
Trestles se caracteriza por ser região em que a profundidade do mar varia – conhecidas por Cottons, Uppers, Lowers, Middles e Church. Tal variação proporciona a uniformidade das suas ondas. Elas acabam quebrando tanto à esquerda quanto para a direita. As que vão para o lado esquerdo são curtas e íngremes, o que exigem agressividade e rapidez.
Brasil é o País que mais conquistou medalhas no surfe
O Brasil é o país que mais conquistou medalhas Olímpicas no surfe: foram três no total. Ítalo Ferreira obteve o ouro na disputa masculina de Tóquio 2020. Em Paris 2024, Tatiana Weston-Webb faturou a prata no feminino e, entre os homens, Gabriel Medina levou o bronze.
Se formos levar em conta o histórico brasileiro só em Trestles, o histórico também é positivo: até 2017 a praia foi palco de etapas válidas pela temporada regular da Liga Mundial de Surfe (sigla WSL em inglês para World Surf League). Naquele ano, as primeiras vitórias brasileiras, com dobradinha de Silvana Lima no feminino e Filipe Toledo no masculino.
Desde 2021, Trestles recebe o Finals do evento, que encerra o calendário do torneio. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb foi vice-campeã em 2021, ano em que houve a final brasileira entre os homens, quando Gabriel Medina superou Filipe Toledo na bateria decisiva. Filipe ainda voltaria para conquistar o bicampeonato da WSL em 2022 e 2023. Em 2024, foi a vez de Ítalo Ferreira (BRA) ser vice na etapa californiana.
Miguel Pupo vai tentar vaga para a disputa do surfe
Outro brasileiro que vai tentar vaga em LA 28 é Miguel Pupo. Ele que saiu recentemente de uma grave lesão, em 2023, falou que vai tentar a qualificação para as Olimpíadas.
“Eu tenho o desejo de competir nas Olimpíadas de Los Angeles. Infelizmente, no ano da disputa da vaga para Paris, foi o ano que me lesionei e precisei passar por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, e com isso, não tive nem a chance de disputar a vaga e foi algo que doeu muito.”, contou Pupo em entrevista exclusiva ao Torcedores.com em outubro de 2024.
Quer testar seus conhecimentos sobre futebol e ainda concorrer a prêmios? Se inscreva agora no Ligavip. Serão R$10 em prêmios todos os meses. E o melhor: é totalmente de graça. Clique aqui e participe! Consulte regulamento e termos de privacidade no site do Ligavip.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment