

O lutador britânico Chris Eubank Jr., de 35 anos, não conseguiu bater o peso combinado para a luta deste sábado contra o conterrâneo Conor Benn, de 28 anos, em Londres. Os pugilistas combinaram a luta na categoria peso-médio, para isso, não poderiam passar de 72,57kg. No entanto, durante a pesagem oficial desta sexta-feira, Eubank atingiu 72,66kg na primeira tentativa e, na segunda, ficou com 72,59kg. A luta ainda vai acontecer, no entanto, por ter estourado 20 gramas na balança sobre o peso combinado no contrato da luta, o lutador terá que pagar uma multa de £ 375.000 (R$ 2,8 milhões, na cotação atual).
Já o adversário, se pesou abaixo do limite. Benn ficou com 70,94 kg. O confronto foi marcado em uma categoria diferente para os dois. Enquanto Eubanks realizou o último duelo com 72,12kg, Benn subirá duas categorias de peso — das últimas cinco lutas, três foram na categoria meio-médio (-66,7 kg).
Mas além da multa pela falha na pesagem, ambos os lutadores também poderão sofrer outra punição caso algum deles recupere mais de 4,5 quilos no sábado. Isso acontece porque ambos também acordaram um peso limite para reidratação pós perda de peso.
Em muitos casos, lutadores podem perder muito peso desidratando o corpo apenas na hora da pesagem oficial. Mas logo após bater o peso certo, recuperam grande parte desses líquidos até a hora do evento.
Por esse motivo, alguns lutadores entram com uma condição a mais antes de assinarem um confronto de boxe: uma regra impondo um limite de recuperação de peso.
Em sua conta no X, Eubank postou vídeos das técnicas usadas para perder peso, que foram de casaco e calça a edredons para ocasionar o suor e, consequentemente, a desidratação.
‘Ovada’ na cara
Antes de pisar no ringue, o confronto já gerou perda de 3, 5 milhões para Eubank. Isso, pois, o atleta também já havia sido punido em R$ 755 mil por ter dado uma ovada na cara de Genn durante uma evento de promoção da luta.
O episódio aconteceu no fim do mês passado, enquanto os lutadores se encaravam no palco, em Manchester. A ‘ovada” iniciou uma briga: o promotor, Eddie Hearn, e o pai de Benn, Nigel (multicampeão aposentado da modalidade), tentavam atingir Eubank e sua equipe.
“Após uma audiência perante os administradores do British Boxing Board of Control, Chris Eubank Junior foi considerado culpado por violação do regulamento 25 por sua conduta na coletiva de imprensa em Manchester para a disputa Chris Eubank Junior x Conor Benn em 26 de abril de 2025”, informou o British Boxing Board of Control, em comunicado.
A ‘ovada’ foi uma maneira de criticar a justificativa que o Conselho Mundial de Boxe deu em 2023 ao inocentar Benn de uma infração de doping no ano anterior, afirmando que o “consumo altamente elevado de ovos” constituía uma “explicação razoável” para o resultado positivo.
“Aparentemente contaminação por ovo foi a razão para seus dois testes antidoping positivos. Então eu o contaminei com ovo”, escreveu Chris nas redes sociais, ao postar um vídeo do momento.
Eubank e Benn lutarão no Tottenham Hotspur Stadium de Londres neste sábado, numa revanche do confronto de outubro de 2022, vencido por Benn antes de seus testes darem positivo para o medicamento de fertilidade feminina clomifeno.
O atleta de 28 anos, que tem um histórico de 23-0, foi liberado para lutar no Reino Unido em novembro do ano passado, depois que a Agência Antidoping do Reino Unido anunciou que não apelaria contra uma decisão da National Painel Antidoping para suspender sua proibição. O Conselho Britânico de Controle de Boxe também se recusou a apelar.
Eubank, de 35 anos, que tem um histórico de 34-3, defendeu suas ações dois dias depois em um segundo evento de mídia:
— Eu cruzei a linha? Durante todo esse processo, acho que muitas linhas foram cruzadas. Então, eu jogar um ovo em alguém que absurdamente afirma que foi a razão pela qual ele falhou em dois testes de drogas, acho que isso é leve, acho que ele mereceu o constrangimento do que aconteceu. Se eu tivesse a oportunidade de fazer isso de novo, eu faria.
A luta dos pesos-médios é a batalha de uma segunda geração de boxeadores, revivendo a rivalidade Benn x Eubank na qual os pais dos rivais — Nigel Benn e Chris Eubank Sr. — lutaram em duas disputas ferozes no início dos anos 1990.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment