
Chelsea e Real atentos

©IMAGO
Está a ser uma ascensão meteórica, a protagonizada por Tomás Araújo na equipa principal do Benfica. Aos 22 anos, o defesa já é um titular indiscutível na defesa da equipa de Bruno Lage – ainda que, desde a lesão de Alexander Bah, atue como lateral direito e não como central, a sua posição natural – e começou mesmo a despertar a atenção de alguns dos principais clubes da Europa. Isto, se tivermos em linha de conta as informações avançadas pelo portal britânico ‘Caught Offside’, que garante que Chelsea e Real Madrid promoveram contactos informais com o Benfica de forma a aferirem a disponibilidade das águias para vender o jogador no próximo verão.
Embora não existam dados concretos que nos levem a acreditar que Tomás Araújo pode, efetivamente, deixar a Luz na reabertura da janela de transferências, a verdade é que o interesse de equipas de topo no passe do defesa encarnado não surpreende, sendo, na verdade, um cenário que se insere numa tendência bem conhecida: o Benfica tem-se afirmado como um dos clubes com maior capacidade para potenciar jovens talentos, muitos deles oriundos da formação, e lançá-los na alta roda. É, por isso, natural que nomes como o de Tomás Araújo comecem a entrar nos radares da elite europeia.
Valor de mercado reflete afirmação na Luz
De resto, a evolução de Tomás Araújo não se tem feito sentir somente dentro das quatro linhas: além de já despertar o interesse de outras equipas, o defesa português, que entretanto já se estreou pela Seleção Nacional como resultado dos seus bons desempenhos, viu o seu valor de mercado aumentar de forma considerável em 2024/25, ele que começou a temporada avaliado em apenas 7 milhões de euros, mas já regista uma cotação, ao dia de hoje, de 32 milhões de euros. Estamos, por isso, perante uma valorização de 25 milhões de euros desde o início da época.
Tomás Araújo foi, de forma isolada, o jogador que mais valorizou no plantel do Benfica, e mesmo se tivermos em conta todos os futebolistas da Liga Portuguesa, existe apenas um que cujo valor de mercado subiu ainda mais: trata-se, tal como se pode constatar na galeria disponibilizada abaixo, de Geovany Quenda, do Sporting, que valorizou 45 milhões de euros ao longo de 2024/25.
‘Blindado’ pelas águias
Certo é que, e convém realçar este ponto, Tomás Araújo renovou o seu contrato com o Benfica há apenas alguns meses, em dezembro do ano passado, altura na qual passou a estar vinculado aos encarnados até junho de 2029. Além disso, a sua cláusula de rescisão aumentou para os 80 milhões de euros, o que dificulta a vida a quem estiver interessado nos seus serviços, pois o emblema da Luz ficou com uma margem negocial reforçada para gerir as propostas que, eventualmente, cheguem pelo jogador.
Problema físico pode complicar negócio
Apesar do crescente interesse de clubes de nomeada na sua contratação, há um fator que pode complicar uma possível transferência no verão. É que, de acordo com a imprensa desportiva nacional, Tomás Araújo terá de parar durante cerca de dois meses após o final da época desportiva em Portugal, de modo a recuperar de uma sobrecarga física que o tem afetado nos últimos tempos. Um problema que, até agora, não o obrigou a parar, mas que, para ser resolvido na plenitude, irá afastá-lo dos relvados durante algumas semanas. Há mesmo a forte possibilidade de o defesa desfalcar o Benfica no Mundial de Clubes, que arranca em junho.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment