

O Intercolegial 2025 está prestes a começar, e a 43ª edição da competição esportiva entre escolas, realizada pelo jornal O GLOBO e com apresentação do Sesc-RJ, está cheia de novidades. Este ano, a disputa salta de sete para 12 modalidades esportivas e ainda vai contar com disputas paralímpicas inéditas, em atletismo, natação e badminton.
- Leia mais: Tudo sobre o Intercolegial
O período para as escolas se inscreverem para as disputas se encerra em 9 de maio. Até a última sexta-feira, 85 colégios já haviam garantido presença. O esporte mais procurado foi o vôlei, com a formação de 77 equipes por 48 colégios. A modalidade superou os tradicionais futsal e handebol em número de inscritos. As vagas para os esportes coletivos já estão esgotadas.
— Neste ano, realizamos um sonho antigo: a inclusão das modalidades paralímpicas. Trazer essa representatividade para o Intercolegial reforça nosso compromisso de abrir portas para todos os talentos — destaca Diego Souza, coordenador de Projetos Especiais da Editora Globo.
Há expectativa de crescimento no número de escolas e alunos envolvidos na edição deste ano: 220 escolas devem participar em 2025, contra 115 do ano passado. A competição do skate, por exemplo, deve contar com 70 alunos, contra 39 atletas em 2024. Nos esportes coletivos, os dois primeiros colocados em 2024 têm vaga garantida nessa temporada.
O Congresso de Abertura já tem local definido: será realizado na Casa Rosa do Sesc Tijuca, em 14 de maio. A presença das escolas inscritas, com representação de um professor, é obrigatória, sob pena de perda de dez pontos na classificação geral em caso de falta. O encerramento ocorrerá em dezembro, reunindo patrocinadores e professores.
As competições começam dez dias depois, com o futsal. O primeiro semestre ainda terá a competição de skate, em 7 de junho. Ao longo do segundo semestre, os colégios disputarão medalhas nas modalidades basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, além das novas adições de atletismo, natação, judô, badminton e tênis de mesa.
— O que motivou o aumento do quadro de modalidades foi o pedido das escolas pela volta dessas competições, que estão de fora desde antes da pandemia— explica Roberto Garofalo, diretor-geral da Abadai, produtora que realiza o evento para O GLOBO.
Em 2024, o Santa Mônica Rede de Ensino sagrou-se campeão geral da competição mais uma vez. Com 277 pontos, a escola levou o título pela sétima vez seguida, somando nove conquistas ao todo. Em segundo lugar, com 243 pontos, veio o Loide Martha, de Duque de Caxias, seguido pelo GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, com 158.
As modalidades terão categorias masculina e feminina, divididas conforme idade, gênero e registro em federação.
Para se inscrever, a escola deve acessar o site inscricoes.intercolegial.com.br. Já o regulamento está disponível por meio da página do Intercolegial, no site do GLOBO.
Essa temporada terá mais uma edição do Intersolidário, campeonato de arrecadação de alimentos para doação realizado em parceria com o Mesa Brasil Sesc. Em 2024, as três escolas que se saíram melhor somaram 8,7 toneladas de alimentos arrecadados. Todo ano, os três primeiros lugares recebem recursos para realizar benfeitorias nas unidades.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment