
Extremo do Sporting

©IMAGO
Francisco Trincão está, agora sim, a cumprir as expectativas que desde cedo lhe foram apontadas. Depois de passagens algo intermitentes por Barcelona e Wolverhampton, o extremo reencontrou-se com o seu melhor futebol no Sporting, onde também não teve um início de percurso propriamente fácil, embora já se tenha tornado peça-chave. A cumprir a sua terceira temporada em Alvalade, o internacional português não só recuperou a confiança e o protagonismo de que necessitava para se mostrar ao mais alto nível, como viu o seu valor de mercado disparar: em dezembro de 2023, a sua cotação tinha caído para os 10 milhões de euros, sendo que, ao dia de hoje, está avaliado em 30 milhões de euros, o valor de mercado mais alto que já registou na carreira – e que já tinha alcançado em 2020, depois de trocar o SC Braga pelo Barça.
Este ressurgimento de Trincão não passou despercebido aos principais clubes da Premier League, sempre atentos aos talentos jovens e com margem de valorização que brilham na Liga Portuguesa. Segundo as informações do portal britânico ‘Caught Offside’, há vários emblemas ingleses a seguir de perto as exibições do camisola 17 leonino, nomeadamente Manchester City, Arsenal, Newcastle e até Manchester United, sendo que os italianos da Juventus e o próprio Barcelona também o têm debaixo de olho.
O suposto interesse dos red devils, de resto, não surpreende, ou não fosse o emblema de Old Trafford orientado por Ruben Amorim, um dos treinadores que melhor conhece Trincão: o atual técnico do United trabalhou com o jogador não só em Alvalade, antes de rumar a Inglaterra, mas também no Minho, quando treinava o SC Braga. Amorim terá inclusive desempenhado um papel crucial na transferência de Trincão para o Sporting, no verão de 2022.
Com nove golos e umas impressionantes 18 assistências em 51 jogos em 2024/25, Trincão tem sido decisivo na temporada do Sporting, aliando a criatividade por que é conhecido a uma eficácia que em tempos lhe foi apontada como lacuna. A estabilidade proporcionada por Amorim, com quem mantém uma relação de longa data desde os tempos do SC Braga, parece ter sido a chave para desbloquear o melhor futebol do atleta de 25 anos que, ainda assim, perdeu algum fulgor em termos estatísticos com a chegada de Rui Borges, sob o comando do qual tem sido menos concretizador – marcou apenas três golos desde que o atual treinador assumiu a liderança técnica dos verde e brancos, no final de dezembro do ano passado.
Leão quer resistir à venda
Apesar do interesse de clubes de topo no passe de Trincão, o Sporting sabe que tem em mãos um ativo altamente valorizado e não está disposto a abdicar dele por menos do que os 60 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão. Pelo menos, esse parece ser o plano, se tivermos em conta as informações divulgadas nesta quarta-feira pelo jornal ‘A Bola’, que garante que os leões só estão dispostos a perder um dos pilares da equipa na reabertura do mercado: Viktor Gyökeres.
Resta saber se o clube conseguirá resistir ao assédio que promete verificar-se pelo externo no próximo verão. Para já, o Sporting colhe os frutos de ter acreditado num talento que muitos já estavam prontos a descartar. Trincão renasceu em Alvalade e, agora, os ‘tubarões’ andam à espreita.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment