Como uma estudante encontrou na corrida a conexão com sua mãe que estava na UTI

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

“Meu nome é Ana Luiza Rigue, sou estudante, tenho 21 anos, e há cerca de três anos fiz uma promessa: correr uma meia maratona para me conectar com a minha mãe, Luciana Gambarato, de 52 anos, que é publicitária. Eu nunca havia corrido, nem 5k. Mas estava disposta a encarar 21k depois que minha mãe sofreu um AVC. Ela estava internada, em situação delicada. Ficou 57 dias na UTI e tive medo de que ela não voltasse mais para casa.

A minha mãe correu a vida inteira, era o seu esporte. Corria por hobby e treinava em uma assessoria. Sempre foi apaixonada. E, claro, tentava me puxar também. Nunca deu muito certo.

Cheguei a acompanhá-la algumas vezes em treinos, mas não me empolgava. A gente sempre acha que vai ter amanhã, semana que vem. Que outra oportunidade surgirá. A verdade é que nunca surgiu. A gente nunca correu uma prova juntas.

Em 11 de março de 2022, uma sexta-feira, ela sofreu um AVC. Na semana anterior, tinha me ligado todos os dias pedindo para eu ir para Americana, onde minha família mora. Eu havia me mudado há um mês para São Paulo para estudar Administração no Insper, o Instituto de Ensino e Pesquisa. E não podia visitá-la naquela ocasião, tinha compromissos. Mas planejei voltar para casa de surpresa.

Mãe e filha, no Parque do Ibirapuera: mesmo morando em cidades diferentes, elas estão próximas  — Foto: Maria Isabel Oliveira / O Globo.
Mãe e filha, no Parque do Ibirapuera: mesmo morando em cidades diferentes, elas estão próximas — Foto: Maria Isabel Oliveira / O Globo.

Esquematizei tudo, peguei a estrada sexta-feira de manhã. Tinha até feito uma tatuagem em homenagem aos meus pais, com a data de nascimento de ambos, e estava louca para mostrar. E, enquanto rolava o caos em Americana, eu estava na estrada, sem saber de nada.

Quando cheguei, liguei para meu pai e descobri o que aconteceu. Fui direto para o hospital e ao chegar lá, quando meu pai me viu, ele começou a chorar. Nunca mais o vi chorar.

Até tentei trancar a faculdade, mas não deu. Não teve jeito, voltei para São Paulo e isso foi angustiante. Eu estava longe fisicamente deles. E naquela situação, senti que precisava me aproximar da minha mãe de alguma forma.

Queria algo que me deixasse sentir que eu estava ali ao lado, no Hospital São Francisco. Foi quando tive a ideia de correr. A corrida sempre foi muito especial para ela e me propus a fazer com que fosse especial para mim também. Na minha cabeça, deste jeito, eu estaria por perto.

E foi isso que aconteceu. Quando eu corria, lembrava das vezes em que eu havia a acompanhado nos treinos e transportava essas imagens para o presente. Eu a tinha no meu coração e nos meus pensamentos. Foi assim que eu comecei a correr, meio forçada, meio sem gostar.

Antes dela sair da UTI eu fiz uma promessa. Entrei no quarto dela, minha mãe estava muito debilitada, tinha acabado de operar, estava entubada e em coma. Me ajoelhei, tinha o terço da minha avó nas mãos. O quarto estava escuro e eu comecei a rezar muito e a chorar muito. Eu falei para ela: “Mãe, se você sair viva da UTI eu vou correr a Meia Maratona do Rio para você”. Essa era a prova preferida dela.

Se ela tinha força para aguentar a UTI, eu teria para a corrida. O que são 21k? E fui me preparar para a prova. Essa preparação foi que me empurrou a seguir com a minha vida. Longe e perto dela. Ligava para o meu pai e contava o quanto os treinos estavam difíceis, mas que havia pensado na mamãe e encarava tudo. Todos os dias era a mesma coisa. Era difícil, eu queria desistir mas eu pensava nela.

Ana Luiza Rigue, no Bota Pra Correr, evento da Olympikus na Serra do Cipó — Foto: Divulgação Olympikus
Ana Luiza Rigue, no Bota Pra Correr, evento da Olympikus na Serra do Cipó — Foto: Divulgação Olympikus

A corrida acabou transformando a minha vida. Me transformou em uma filha melhor, uma irmã melhor. Hoje o João Pedro e o Marco Antônio têm 16 e 14 anos. Mas eram menorzinhos e sentiam muito a falta dela. Eu tive de assumir o papel da minha mãe porque eles precisavam mais do que eu.

Eu não sei mas acho que foi instinto de mulher. Tenho a impressão que toda mulher nasce com chip de mãe na cabeça. À época, eu achava que era um pouco o termômetro da família. Quando eu estava bem, todos ficavam bem.

Meu pai tomou a frente de tudo, mas eu estava sempre a seu lado. Para o Nino, não foi nada fácil. Ele teve de segurar as pontas da família toda. Saiu de “nunca ter lavado uma louça e pisado no mercado para virar o pai e a mãe da casa”. Teve de aprender o básico, a montar a lancheira dos filhos. Meus irmãos jogam tênis e o pessoal brinca que o Nino é a mãe mais organizada do torneio.

Todos ficamos mais amorosos. A gente era uma família que não falava “eu te amo”… A gente se ama muito mas esse não era um costume. E hoje eu falo 800 vezes por dia para minha mãe, meu pai e meus irmãos. Um segura a barra um do outro, ninguém solta a mão de ninguém. A dor nos uniu muito. E isso até hoje.

Claro, que fico triste de pensar que não tive a oportunidade de correr ao lado dela. Pelo menos até agora. Mas esse vácuo virou nosso combustível. A gente ainda vai correr junto, tenho certeza.

Minha mãe tem limitações. O AVC paralisou o lado direito do corpo dela, os músculos atrofiaram. Ela consegue andar devagar, com a perna arrastada. Até que se vira bem. Mas a fala foi o que mais afetou. Brinco que faz três anos que jogamos Imagem e Ação. Ela vai apontando para as coisas e se faz entender.

Mas, minha mãe não é aquela pessoa que aceita a sua condição, que se conformou. Ela tem vontade de melhorar. Faz fisioterapia, fonoaudióloga, vai na academia. Ela está sempre lutando, o tempo todo.

No ano passado eu corri a tal Meia Maratona do Rio. Foi ótimo, a prova da minha vida. Corri do início ao fim com sorriso no rosto. Mas não foi fácil, tá? Quando cheguei no quilômetro 19 senti muita dor, estava passando mal. Só fechei os olhos e pensei nela. Faltavam apenas 2k. E fui, parecia que estava anestesiada porque cruzei a linha de chegada feliz. Tenho até o vídeo e na legenda coloquei: “Você sempre falou que ia no meu ritmo e hoje eu fui no seu”.

Mas, o momento mais emocionante da minha vida foi quando cruzei a linha de chegada com ela. Foi em uma prova de 10k, em São Paulo. Lembro que estava correndo e uma amiga e o namorado, que é videomaker, estavam na linha de chegada. Do nada me deu essa ideia. Mandei mensagem e pedi para filmarem quando eu pegasse a minha mãe.

Ela não sabia de nada, foi no improviso. Uma surpresa para ela também. Peguei na sua mão, a gente foi bem devagarzinho e chorando, como duas malucas. As pessoas em volta, que nem nos conheciam, entenderam aquele momento, se emocionaram junto, nos aplaudiram. A medalha da prova ficou para ela.

Já perdi a conta de quantas corridas fiz desde então. Virou minha válvula de escape. Quando estou triste, vou correr. Quando estou irritada, vou correr. Quando estou feliz, vou correr também. Mas, ainda não completei outra meia maratona. Tentei uma outra vez, em dezembro. Me lesionei e saí de ambulância. Farei outra. Não desisto.

Sei que minha mãe fica feliz quando me vê correndo. Acho que ela pensa que rolou um legado, que a corrida não parou nela. Ninguém nunca deu muita bola para a corrida lá em casa. Mas agora a história é outra. Agarrei a corrida como forma de sobrevivência e com muito amor.

Penso que esta se tornou uma maneira de estar próxima da minha mãe todos dos dias, mesmo não morando na mesma cidade. E é isso que eu faço diariamente. Fico com ela por uma hora pelo menos todos os dias. É sagrado.

Nunca esqueci a frase do médico dela quando o quadro se acalmou: “Sua mãe não morreu por dois motivos. Um porque ela é corredora. E dois porque ela é mãe. Não ia deixar três filhos para trás, não ia deixar de ir na sua formatura e na dos seus irmãos. Ela irá”

É o que sempre falo para ela e virou um mantra: “Mãe, a gente ainda vai correr juntas”.”

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

trending_flat
Fantasy Baseball Rankings Movers: Jacob Wilson, Javier Baez surge; Dalton Rushing adds to catcher surplus

Most every week, Scott White will highlight some of the more notable changes to his rest-of-season rankings. You'll find said rankings here and are urged to bookmark them if you haven't already. There's no better resource for gauging player value throughout the long season. You could ask 100 people what the weakest position in Fantasy Baseball is and get the same answer. Or maybe not, actually, because the answer is so obviously catcher that most respondents would presume you mean "aside from catcher." But something is happening at catcher this year. In leagues that require only one, there are way too many quality options to go around. The issue is exacerbated by the recent promotion of Moises Ballesteros, an impressive hitting talent who was batting .368 at Triple-A. He's arriving not long after Agustin Ramirez, another top catcher prospect who […]

trending_flat
Teammate describes sex acts in Hockey Canada sexual assault trial

A member of the 2018 Canadian World Junior team described watching his teammates have oral sex with a young woman in a London, Ont., hotel room during the Hockey Canada sexual assault trial Wednesday.Tyler Steenbergen, the latest Crown witness, said two teammates, Carter Hart and Michael McLeod, received oral sex from a woman after she asked the men assembled in the room for sex.Advertisement“She said, ‘Can one of you guys come over and f—k me,’” Steenbergen testified.Steenbergen was teammates with McLeod, Hart, Alex Formenton, Dillon Dubé and Cal Foote, who are facing sexual assault charges stemming from an alleged incident in 2018. The complainant, a woman known as E.M., said she was sexually assaulted over the span of several hours. The men were in town for a Hockey Canada event celebrating their 2018 World Juniors championship. All five of the […]

trending_flat
Leyton Orient beat Stockport on penalties to reach L1 play-off final

Leyton Orient booked their place in the League One play-off final with a 4-1 penalty shootout win over Stockport, after the play-off semi-final ended 3-3 on aggregate.Isaac Olaofe's exquisite flick had cancelled out Ollie O'Neill's opener at Edgeley Park and sent the game to extra time. But after Jack Diamond's penalty was saved by Orient goalkeeper Jack Keeley, and Ryan Rydel's effort came back off the inside of the left-hand post, Ethan Galbraith stayed composed to spark jubilation in the away end.Orient will face the winner of Thursday night's other second leg between Charlton and Wycombe at Wembley on Sunday May 25, live on Sky Sports Football.Home tickets for the crunch second leg sold out within 10 minutes of going on sale on May 9 - but within just three minutes of kick-off, Edgeley Park was stunned. The hosts, momentarily, […]

trending_flat
Ex-Liverpool assistant Pep Lijnders set for talks with Norwich over head coach job

Pep Lijnders, the former assistant manager to Jurgen Klopp at Liverpool, is set to hold talks with Norwich City over their vacant head coach role.The 42-year-old was sacked by Red Bull Salzburg in December after a poor run of results. He had left Anfield to become head coach at the Austrian Bundesliga club last summer.AdvertisementLijnders had worked under Klopp for six years at Anfield having moved up from development coach when the German arrived.Championship club Norwich have been without a head coach since sacking Danish manager Johannes Hoff Thorup last month.Jack Wilshere, the former Arsenal and England midfielder, took temporary charge of the team for the final two games of the season. But with the club looking to appoint externally, Wilshere left last week having been appointed as a first-team coach in October.Norwich sporting director Ben Knapper will now be […]

trending_flat
Santos tem aproveitamento preocupante sem Neymar em campo; confira os números

Camisa 10 terá mudança em sua recuperação de lesão na coxa (Foto: Raul Baretta/ Santos FC.) O torcedor do Santos espera ansiosamente pela volta de Neymar, que vem se recuperando de lesão na coxa, e tem desfalcado a equipe. Sem o ídolo, o time tem sofrido dentro de campo e se afundando na zona de rebaixamento do Brasileirão. Campanha abaixo Tais problemas são embasados nos números do aproveitamento que o Peixe tem sem ter o camisa 10 em campo. Um levantamento feito pelo perfil Data Futebol aponta que a ausência do astro não tem resultado em triunfos para o Alvinegro Praiano nas competições em que disputa PUBLICIDADE PUBLICIDADE Desde que o Neymar chegou, o Santos tem 0 vitórias em jogos que o Neymar não disputou. São 8 jogos sem o Neymar, com 5 derrotas e 3 empates (12.5%) PUBLICIDADE PUBLICIDADE […]

Motivace? Stačilo jen štípnutí. Říkal jsem klukům, že se mohou stát legendami, prozradil Janotka

Co v této chvíli cítíte?Strašnou euforii, obrovskou radost sdílenou s celým mužstvem včetně realizačního týmu, který odvádí úžasnou práci. Prostě něco nepopsatelného.Vaši svěřenci asi mnohé zejména v první půli překvapili.Kluci se odevzdali, zápas neskutečně odmakali. Plán, tedy hrát zejména v úvodu jednoduše a zaměstnávat obrannou trojku Sparty, se nám dařil. Úvodní gól strašně všechny nakopl a výsledkem byl snový první poločas, který skončil 3:0.Foto: Vlastimil Vacek, Sport.czTrenér Sigmy Olomouc Tomáš Janotka a Radim Breite po utkání finále MOL Cupu.Jak jste pracovali s týmem o přestávce?Řekli jsme si, že určité věci musíme zlepšit, zejména dlouhá autová vhazování, z nichž si Sparta vytvořila dvě velké střelecké příležitosti. Potřebovali jsme být plně koncentrovaní. Věděli jsme, že ve druhé půli musíme hrát, jako by to bylo 0:0, že nás čeká ještě pětačtyřicet minut těžké práce, ale byť se Sparta snažila s tím něco udělat, žádné drama jsme nepřipustili. Jen mírnou komplikaci v podobě penalty, ze které […]

Related

trending_flat
Fantasy Baseball Rankings Movers: Jacob Wilson, Javier Baez surge; Dalton Rushing adds to catcher surplus

Most every week, Scott White will highlight some of the more notable changes to his rest-of-season rankings. You'll find said rankings here and are urged to bookmark them if you haven't already. There's no better resource for gauging player value throughout the long season. You could ask 100 people what the weakest position in Fantasy Baseball is and get the same answer. Or maybe not, actually, because the answer is so obviously catcher that most respondents would presume you mean "aside from catcher." But something is happening at catcher this year. In leagues that require only one, there are way too many quality options to go around. The issue is exacerbated by the recent promotion of Moises Ballesteros, an impressive hitting talent who was batting .368 at Triple-A. He's arriving not long after Agustin Ramirez, another top catcher prospect who […]

trending_flat
Teammate describes sex acts in Hockey Canada sexual assault trial

A member of the 2018 Canadian World Junior team described watching his teammates have oral sex with a young woman in a London, Ont., hotel room during the Hockey Canada sexual assault trial Wednesday.Tyler Steenbergen, the latest Crown witness, said two teammates, Carter Hart and Michael McLeod, received oral sex from a woman after she asked the men assembled in the room for sex.Advertisement“She said, ‘Can one of you guys come over and f—k me,’” Steenbergen testified.Steenbergen was teammates with McLeod, Hart, Alex Formenton, Dillon Dubé and Cal Foote, who are facing sexual assault charges stemming from an alleged incident in 2018. The complainant, a woman known as E.M., said she was sexually assaulted over the span of several hours. The men were in town for a Hockey Canada event celebrating their 2018 World Juniors championship. All five of the […]

trending_flat
Leyton Orient beat Stockport on penalties to reach L1 play-off final

Leyton Orient booked their place in the League One play-off final with a 4-1 penalty shootout win over Stockport, after the play-off semi-final ended 3-3 on aggregate.Isaac Olaofe's exquisite flick had cancelled out Ollie O'Neill's opener at Edgeley Park and sent the game to extra time. But after Jack Diamond's penalty was saved by Orient goalkeeper Jack Keeley, and Ryan Rydel's effort came back off the inside of the left-hand post, Ethan Galbraith stayed composed to spark jubilation in the away end.Orient will face the winner of Thursday night's other second leg between Charlton and Wycombe at Wembley on Sunday May 25, live on Sky Sports Football.Home tickets for the crunch second leg sold out within 10 minutes of going on sale on May 9 - but within just three minutes of kick-off, Edgeley Park was stunned. The hosts, momentarily, […]

trending_flat
Ex-Liverpool assistant Pep Lijnders set for talks with Norwich over head coach job

Pep Lijnders, the former assistant manager to Jurgen Klopp at Liverpool, is set to hold talks with Norwich City over their vacant head coach role.The 42-year-old was sacked by Red Bull Salzburg in December after a poor run of results. He had left Anfield to become head coach at the Austrian Bundesliga club last summer.AdvertisementLijnders had worked under Klopp for six years at Anfield having moved up from development coach when the German arrived.Championship club Norwich have been without a head coach since sacking Danish manager Johannes Hoff Thorup last month.Jack Wilshere, the former Arsenal and England midfielder, took temporary charge of the team for the final two games of the season. But with the club looking to appoint externally, Wilshere left last week having been appointed as a first-team coach in October.Norwich sporting director Ben Knapper will now be […]

trending_flat
Santos tem aproveitamento preocupante sem Neymar em campo; confira os números

Camisa 10 terá mudança em sua recuperação de lesão na coxa (Foto: Raul Baretta/ Santos FC.) O torcedor do Santos espera ansiosamente pela volta de Neymar, que vem se recuperando de lesão na coxa, e tem desfalcado a equipe. Sem o ídolo, o time tem sofrido dentro de campo e se afundando na zona de rebaixamento do Brasileirão. Campanha abaixo Tais problemas são embasados nos números do aproveitamento que o Peixe tem sem ter o camisa 10 em campo. Um levantamento feito pelo perfil Data Futebol aponta que a ausência do astro não tem resultado em triunfos para o Alvinegro Praiano nas competições em que disputa PUBLICIDADE PUBLICIDADE Desde que o Neymar chegou, o Santos tem 0 vitórias em jogos que o Neymar não disputou. São 8 jogos sem o Neymar, com 5 derrotas e 3 empates (12.5%) PUBLICIDADE PUBLICIDADE […]

Motivace? Stačilo jen štípnutí. Říkal jsem klukům, že se mohou stát legendami, prozradil Janotka

Co v této chvíli cítíte?Strašnou euforii, obrovskou radost sdílenou s celým mužstvem včetně realizačního týmu, který odvádí úžasnou práci. Prostě něco nepopsatelného.Vaši svěřenci asi mnohé zejména v první půli překvapili.Kluci se odevzdali, zápas neskutečně odmakali. Plán, tedy hrát zejména v úvodu jednoduše a zaměstnávat obrannou trojku Sparty, se nám dařil. Úvodní gól strašně všechny nakopl a výsledkem byl snový první poločas, který skončil 3:0.Foto: Vlastimil Vacek, Sport.czTrenér Sigmy Olomouc Tomáš Janotka a Radim Breite po utkání finále MOL Cupu.Jak jste pracovali s týmem o přestávce?Řekli jsme si, že určité věci musíme zlepšit, zejména dlouhá autová vhazování, z nichž si Sparta vytvořila dvě velké střelecké příležitosti. Potřebovali jsme být plně koncentrovaní. Věděli jsme, že ve druhé půli musíme hrát, jako by to bylo 0:0, že nás čeká ještě pětačtyřicet minut těžké práce, ale byť se Sparta snažila s tím něco udělat, žádné drama jsme nepřipustili. Jen mírnou komplikaci v podobě penalty, ze které […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation