
Foi dada a largada para o Intercolegial 2025. Com 170 escolas inscritas, o Congresso de Abertura da competição foi realizado na manhã da última quarta-feira (14) na Casa Rosa do Sesc Tijuca. A 43ª edição da disputa promete uma temporada cheia de novidades, com 12 modalidades esportivas, além da estreia das disputas paralímpicas. O Intercolegial — que incentiva a prática esportiva entre jovens, promovendo integração entre colégios e revelando novos talentos — é realizado pelo jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc-RJ.
- Leia mais: Tudo sobre o Intercolegial
O Congresso de Abertura contou com o técnico da seleção brasileira de taekwondo, Diego Ribeiro, que esteve nas Olimpíadas Rio-2016, Tóquio-2020 e Paris-2024. Ele apresentou aos professores presentes a importância de se manter motivado como preparador de jovens atletas e contou detalhes de sua trajetória no esporte, com a criação de academias da modalidade em Itaboraí. Ribeiro foi preparador de Edival Pontes, o Netinho, que conquistou uma medalha de bronze em Paris. Atualmente, metade da equipe nacional da arte marcial treina em Itaboraí.
— Esteja pronto e sonhe grande. Profissionais de educação física têm a oportunidade de mudar vidas. Se nós não conseguirmos formar nenhum atleta, mas conseguirmos transformar a vida de um jovem, já valeu a pena — afirmou Ribeiro.
Patrícia Amorim, diretora de Esportes do Sesc-RJ e ex-presidente do Flamengo, lembrou a parceria do Sesc com O GLOBO na realização do Intercolegial há mais de uma década e comentou sobre o papel da disputa.
—É muito importante para o Rio de Janeiro essa retomada do desenvolvimento esportivo — pontuou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/p/u/B6kAsUToytqIsrbNQ4aw/congresso039.jpg)
Diego Ribeiro, técnico de taekwondo do Brasil, fez palestra no evento — Foto: Jo Marcone
Diego Ribeiro, técnico de taekwondo do Brasil, fez palestra no evento — Foto: Jo Marcone
Pelos cálculos de Roberto Garofalo, diretor-geral da Abadai, produtora que realiza o evento, este ano o Intercolegial terá o dobro de alunos participantes em relação ao ano passado.
— Voltamos das sete para as 12 modalidades e acredito que possamos aumentar o número de equipes nos esportes coletivos. Aos pouquinhos, nós vamos aprendendo — disse Garofalo.
Ele revelou que as modalidades esportivas com maior número de escolas inscritas foram judô (94), vôlei (63) e xadrez (62).
Georgia Barcellos, gerente de Projetos do GLOBO, concordou com Garofalo e disse que o objetivo é aumentar cada vez mais o número de escolas e alunos participantes.
— A gente sabe que uma minoria de alunos do Intercolegial vai se tornar atleta profissional, mas a totalidade deles pode se beneficiar da prática esportiva na vida adulta. Então, todos os benefícios que o esporte traz são valores importantes que O GLOBO, editorialmente, quer expandir — salientou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/X/I/hR6jN6Suyg9pBQcEO5NA/congresso029.jpg)
Diretora de Esportes do Sesc-RJ, Patrícia Amorim falou do papel do Intercolegial na retomada do esporte no Rio — Foto: Jo Marcone
Diretora de Esportes do Sesc-RJ, Patrícia Amorim falou do papel do Intercolegial na retomada do esporte no Rio — Foto: Jo Marcone
Durante a cerimônia, foram sorteados cinco pares de ingressos para a exposição “Mar de espelhos”, no AquaRio, onde os professores premiados vão poder explorar oceanos, rios e horizontes por meio de uma experiência imersiva, com 1.300 metros quadrados de espelhos distribuídos em nove salas temáticas. Docentes das escolas Silveira Sampaio, de Curicica; Ciep 258 Astrogildo Pereira, de Saquarema; Suzano Costa, de Guaratiba; e Hélio Alonso e ADM Master, ambas do Méier, foram os contemplados.
A presença das escolas inscritas no Intercolegial, com representação de um professor, era obrigatória no Congresso de Abertura, sob pena de perda de dez pontos na classificação geral em caso de falta. O regulamento do Intercolegial está disponível no site do GLOBO, na página da competição.
As disputas do Intercolegial já começam no dia 24 deste mês, com o futsal. O primeiro semestre ainda terá a competição de skate, em 7 de junho. Ao longo do segundo semestre, os colégios se enfrentarão por medalhas em modalidades como basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, além das novas adições de atletismo, natação, judô, badminton e tênis de mesa.
No ano passado, o Santa Mônica Rede de Ensino sagrou-se campeão geral da competição mais uma vez. Com 277 pontos, a escola levou o título pela sétima edição seguida, somando nove conquistas ao todo. Em segundo lugar, com 243 pontos, veio o Loide Martha, de Duque de Caxias, seguido pelo GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, com 158.
Esta temporada terá mais uma edição do Intersolidário, campeonato de arrecadação de alimentos para doação realizado em parceria com o Mesa Brasil Sesc.
Dia do Desafio
No Congresso, também foram revelados mais detalhes sobre o Dia do Desafio. Em sua 30ª edição pelo mundo, a atividade, que tem o Sesc como principal responsável pela programação no Brasil, passou a fazer parte do Intercolegial no ano passado e pode ser decisiva para as escolas que aderirem, já que, na classificação geral, elas sairão 14 pontos à frente das adversárias que não participarem. As inscrições para o Dia do Desafio vão até o dia 21, pelo link https://forms.office.com/r/N2jt55PRj1.
A escola que quiser participar deve realizar uma atividade física com os alunos e postar nas redes sociais utilizando as hashtags #sescrjnointer e #diadodesafio, no dia 28 deste mês. Até o dia 30, os professores devem enviar no mínimo duas fotos comprovando a atividade para o e-mail michele.cavallini@sescrio.org.br, com a descrição da atividade e a quantidade de alunos participantes.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment