
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/z/6/B2qiXHRZOPwd0uLSW3uQ/63af8c02-9490-4f4b-9ea9-f25608e410ae.jpg)
O nadador argentino Matías Bottoni, de 17 anos, ficou com o corpo paralisado do peito para baixo após se chocar contra um outro atleta. Ele segue internado, mas já foi transferido para uma unidade de cuidados intermediários, na qual recebe consultas médicas, exames e um tratamento de reabilitação voltado para a mobilidade dos braços, além de receber visitas de parentes próximos, essas limitadas por conta da sua condição de saúde.
- ‘Centrado, metódico e excepcional’: quem é o nadador argentino de 17 anos que ficou paraplégico após acidente em aquecimento
- Descompressão da coluna: entenda tratamento realizado em atleta argentino de 17 anos que ficou paraplégico
Segundo a argentina Radiofonica, Matías passou por uma cirurgia complexa que durou mais de quatro horas no Hospital Italiano Buenos Aires e mostra “uma evolução além das expectativas”. De acordo com a publicação, o ciclista “iniciou um tratamento de estimulação nos braços e mãos, recuperando gradualmente a mobilidade”.
“Ele come bem, tem fome e assiste filmes. Ele está de bom humor”, disse o pai, Luciano Bottoni. Segundo os médicos que acompanham Matías, ele permanecerá no hospital por mais dez dias antes de iniciar o que será um longo processo de reabilitação. “Os médicos nos disseram que há uma pequena chance de ele recuperar a mobilidade nas pernas, e estamos nos apegando a isso”, disse seu pai.
Atletas da seleção argentina, com Di María e Giovani Lo Celso, e outras personalidades do país enviaram mensagens de apoio de desejos de melhoras para Matías.
Como aconteceu a lesão?
A lesão aconteceu no momento que antecede as provas, quando os competidores praticam largadas mergulhando de cabeça na piscina. Bottoni se chocou com outro nadador que cruzou sua raia no instante do salto, o que resultou no impacto violento e na fratura.
Bottoni estava consciente o tempo todo e foi tratado inicialmente no Hospital Santojanni. No entanto, algumas horas depois, ele foi transferido para o Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou por tratamento de descompressão da coluna.
Com o apoio de amigos, doações e empréstimos, a família do atleta conseguiu o valor necessário para a cirurgia de alta complexidade. O procedimento, que envolveu a colocação de uma prótese de substituição vertebral, já foi realizado.
Quem é Matías Bottoni?
Matías representa o Echesortu Fútbol Club de Rosário e é considerado um dos atletas mais promissores da natação argentina. O jovem argentino fez parte da pré-seleção júnior e se juntou às equipes dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai.
Além de seu talento promissor nas piscinas, Bottoni também é reconhecido por sua conduta exemplar fora delas. Seu treinador, em declaração emocionada, ressaltou a dedicação e o perfil disciplinado do atleta ao Infobae.
— Matías é um nadador brilhante e, acima de tudo, uma pessoa excepcional. Muito centrado, metódico, sem vícios. Ele mantém uma rotina disciplinada: treina duas vezes por dia, frequenta a academia duas vezes por semana, estuda, tem namorada e integra o time do clube. É um jovem saudável, daqueles que fazem tudo do jeito certo. Não posso dizer que ele é perfeito, porque ninguém é, mas realmente é difícil encontrar algo negativo para dizer sobre ele — afirmou o técnico Gustavo D’Andrea ao Infobae.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment