
O flag football é uma modalidade do futebol americano reduzida e com menos contato físico, que fará sua estreia na Olimpíada de Los Angeles-2028. Mesmo assim, contará com os melhores jogadores do esporte principal. Nesta terça-feira, os times da NFL aprovaram a participação dos seus atletas nos Jogos que serão disputados nos próprios Estados Unidos.
A liga fez o anúncio através das redes, após uma reunião entre os donos das 32 franquias, assim como definiu algumas regras para a liberação.
Uma das principais é que cada seleção participante poderá selecionar um jogador por time da NFL. Também há a permissão para que eles atuem por seus países de origem.
Ou seja, um time da NFL pode ceder vários jogadores, mas apenas um por seleção. Por sua vez, elas só podem chamar um de cada equipe. Isso havia sido explicado na última quinta-feira, a qual o GLOBO esteve presente.
— Um time poderia ter um jogador atuando nos Estados Unidos, e outro atuando pelo Brasil, se o Brasil estiver nas Olimpíadas, além de um jogador atuar por um terceiro time — disse Jeff Miller, vice-presidente executivo de comunicação e relações públicas.
A organização relutou um pouco para oficializar a liberação, que era desejo de grande parte dos jogadores. Principal nome da atualidade, o quarterback Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, havia expressado publicamente a vontade em jogar nas Olimpíadas.
Mesmo assim, haverão exigências de segurança para eles, como qualidade dos gramados e equipes médicas, para evitar lesões. As Olimpíadas acontecerão no meio do ano, período de intertemporada na NFL.
A competição de flag em Los Angeles-2028 será disputado por seis equipes masculinas e seis femininas, conforme informado no anúncio da NFL. E cada uma terá dez jogadores no elenco.
Expectativa
Ao fim da edição de 2024, em Paris, na França, a NFL publicou um vídeo nas redes sociais que provocou o furor dos fãs da liga. Nele, Jalen Hurts, quarterback do atual campeão Philadelphia Eagles e embaixador global do flag football, “repetiu” o icônico arqueiro acendendo a tocha olímpica com uma flecha em chamas nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992.
Hurts acendeu a tocha do Coliseu de Los Angeles com uma bola de futebol americano em chamas, sinalizando o flag football como um esporte oficial em LA-28.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/A/D/j4b1pmSAAMzkh8yt1Gkw/442676-1123672-e9a3551.jpg)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou em outubro de 2023 que o flag football seria incluído no programa esportivo dos Jogos de LA28. Sua inclusão foi liderada pelos esforços da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e apoiada pela NFL.
O flag football, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional, é “um esporte sem contato com ‘tackles’ (derrubar o adversário ao chão) feitos removendo uma das três ‘bandeiras’ de tecido presas à cintura do portador da bola – uma de cada lado e outra atrás”.
Jogada por cerca de 20 milhões de pessoas em mais de 100 países em 6 continentes, o flag football é um formato curto, rápido, sem contato e com igualdade de gênero. É o formato mais inclusivo e acessível do futebol americano, praticado por pessoas de todas as idades e gêneros, com mulheres e meninas impulsionando parte do crescimento mais rápido do esporte.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment