Meia Maratona do Rio exigirá declaração de saúde dos corredores; tema é controverso

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

Episódios de atletas que passam mal em corridas de rua têm chamado a atenção. Na Maratona do Rio, a maior da América Latina, disputada há duas semanas, por exemplo, o número de atendimentos no hospital de campanha foi 40% maior do que na edição de 2024. Além disso, embora raras, há situações limite que chegam a óbito. Em um mesmo final de semana em junho foram noticiadas duas mortes durante corridas no Brasil. Com o boom do esporte, questões sobre a preparação física adequada e os cuidados com a saúde ganham espaço.

Algumas maratonas ao redor do mundo, como as majors em Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova Iorque e Tóquio, exigem algum tipo de atestado médico para comprovar que o participante está apto a correr a prova.

O tema, no entanto, é controverso: esta seria mais uma burocracia? Promover uma cultura de prevenção e acompanhamento da saúde seria uma alternativa?

Thadeus Kassabian, diretor da Yescom, organizadora da Meia Maratona do Rio, Maratona de São Paulo e Volta da Pampulha, contou que implementará um novo formato de controle de saúde em suas corridas. A começar pela Meia Maratona do Rio, em 17 de agosto.

Os corredores receberão por e-mail uma declaração específica sobre saúde, em que deverão atestar que estão treinados para a distância escolhida, saudáveis e que não repassarão o número de peito para terceiros.

Em um segundo momento, ainda com detalhes a definir, os corredores terão de anexar de forma online uma declaração de saúde atestada por um profissional da área no ato da inscrição.

Thadeus explica que atualmente o corredor assina um termo de responsabilidade, declarando que goza de boa saúde, quando vai se inscrever. Mas, afirma que se trata de um documento “genérico” que abrange outros assuntos como direito de imagem. Ao exigir uma declaração de saúde, algo “específico sobre saúde” e assinada por um médico, o rigor será maior.

— Eu sou a favor de um controle melhor, de mais rigor. E falo de todos os lados. Do lado do atleta, que precisa ter a documentação correta, mas também do organizador que precisa de todas as permissões — declara ele. — Cada um tem de fazer a sua parte, na verdade. A organização é obrigada a oferecer e explicar como será o serviço de saúde nas corridas. As federações de atletismo têm a função de fiscalização. E o corredor tem de estar apto para a distância escolhida. O problema é há furos de todos os lados.

Thadeus, há mais de 30 anos na área, também critica os organizadores de prova de rua:

— Os processos de atendimento médico nas corridas de rua mudaram muito. Enquanto organização técnica, as empresas têm obrigação de acompanhar essa evolução. Em um passado não muito distante, uma ambulância atendia o evento. Hoje, existem regras da confederação brasileira e da internacional. E uma parte das empresas não cumpre, economiza no serviço como um todo. Inclusive empresas credenciadas e que se dizem preparadas.

Pedro Pereira, gerente de produto da Maratona do Rio e do Desafio da Ponte, organizados pela Dream Factory e Spiridon, disse que não há ainda um entendimento se estes eventos cobrarão atestados de saúde de seus corredores.

O hospital de campanha da Maratona do Rio em 2025 teve aumento de 40% nos atendimentos; o evento cresceu 35% em número de corredores. Entre os casos principais destacam-se hiponatremia, hipotermia, hipertermia e desidratação. Não houve óbito.

— A gente precisa estar sempre atento às boas práticas e entender o que realmente funciona. Ainda é cedo para cravar o que vamos fazer daqui pra frente, mas o que já sabemos — e sempre incentivamos — é o preparo, o cuidado e o acompanhamento com profissionais de saúde. A prática esportiva é um dos caminhos mais poderosos para uma vida saudável. Os benefícios são incomparavelmente maiores do que os riscos, principalmente quando o atleta está treinado, bem orientado e faz o acompanhamento adequado com profissionais da saúde.

Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em 2024: evento de 2025 vai exigir maior controle de saúde — Foto: Carol Salerno/Fotop
Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em 2024: evento de 2025 vai exigir maior controle de saúde — Foto: Carol Salerno/Fotop

Para Claudio Romano, vice-presidente de marketing e negócios da Dream Factory, o corredor precisa ter conscientização de sua condição física e de preparação para uma prova. E como organizador de eventos, acredita que a comunicação pode ser intensificada.

— O cuidado com a saúde é extremamente importante e muita gente vai para a primeira prova, seja qual for, sem estar preparada, sem assessoria ou treinador, sem ter feito um check-up. É preciso ter mais conscientização também. Hoje todo mundo quer correr, mas é preciso se preocupar com o seu corpo.

Autocuidado

O cardiologista Luiz Ritt, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, faz o mesmo alerta. Observa que “tem gente que chegou ontem (no esporte) e quer correr maratona”. E que é preciso ter acompanhamento de treino, um programa gradual de intensidade e volume.

Ele diz que, segundo trabalhos internacionais, não houve aumento percentual de ocorrências de óbito em eventos de corrida e que a estatística se mantém em torno de um óbito a cada 100 mil participantes (âmbito mundial). Mas que há aumento no número total, uma vez que aumentou a quantidade de pessoas que se desafiam em provas mais longas e intensas.

— Se tem mais gente exposta, em termos de números, tem mais casos. Mas é bom deixar claro que esses são eventos raros. O que mata é o sedentarismo — diz ele.

Apesar disso, é fato que o treino e a corrida de longa distância causam alterações metabólicas e fisiológicas no organismo. Se não estiver preparado, o corpo pode sofrer consequências sérias. O ponto-chave é evoluir aos poucos.

Para o cardiologista Mateus Freitas Teixeira, da Sociedade de Medicina do Exercício do Esporte do Rio de Janeiro e de Esportes Olímpicos do Vasco, o que tem acontecido é que as pessoas, empolgadas com exemplos da internet, acreditam que “basta colocar o tênis no pé e sair correndo”. Ele também afirma que é preciso planejamento e autocuidado.

— Comprei um tênis tal, uma camiseta tal. Será que eu fui ao médico? — provoca Mateus. — Os corredores precisam ter melhor noção de autocuidado. Não dá para ver na internet e achar que é só comprar tênis de placa e a roupa da fulana. Corrida de rua é atletismo, é um esporte e para praticá-lo, é preciso treinamento, progressão de carga, acompanhamento, etc.

Mal súbito

Ele explica que qualquer pessoa, independentemente de uma condição pré-existente, pode ter um mal súbito durante a prática da corrida. E pode ocorrer em provas de curta ou longa distância, depende do volume e intensidade.

Outro estudo sobre corridas de rua, publicado no New England Journal of Medicine, analisou 10,9 milhões de corredores de 2000 a 2010 e apontou uma parada cardíaca para cada 184 mil participantes. Do total de 59 casos, 71% foram fatais, o que equivale a 1 morte a cada 259 mil atletas.

— Pode acontecer quando se tem, por exemplo, uma alteração hidroeletrolítica muito importante (desequilíbrio no corpo entre água e eletrólitos), estar muito desidratado, entre outros fatores. Claro que quando se tem uma condição de doença cardíaca ou genética isso se potencializa (as chances) — afirma Mateus.

O estudante João Gabriel Hofstatter De Lamare, de 20 anos, morreu após sofrer um mal súbito na 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre — Foto: Reprodução Instagram
O estudante João Gabriel Hofstatter De Lamare, de 20 anos, morreu após sofrer um mal súbito na 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre — Foto: Reprodução Instagram

Luiz acrescenta que, a maioria dos eventos de morte súbita ocorrem no último 1/3 de prova, quando o indivíduo já está em exaustão plena. Cita que além dos casos de doença diagnosticada, histórico familiar de cardiopatias, indivíduos com mais de 35 anos devem redobrar a atenção já que estão sujeitos a condição adquirida de obstrução das artérias do coração.

Lembrou ainda do caso do jogador do Fluminense, Ganso, que teve detectada uma miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco por um vírus. Neste caso, é preciso tratar a inflamação antes de voltar ao exercício físico. Correr nestas condições também pode ser perigoso.

Acrescentou ainda que há os casos de indivíduos saudáveis que usam substâncias para performance. Principalmente os pré-treinos, cafeína em excesso, hormônios como testosterona, chips de beleza e outros. Estes também se colocam em maior risco de eventos cardíacos.

Para não dar chance ao azar, os especialistas recomendam que, quem quer se desafiar, deve fazer uma avaliação médica, um eletrocardiograma no mínimo, e deve ter um profissional de Educação Física para orientação adequada de treinamento e progressão de volume e intensidade.

— Quem exagera, não desfruta do melhor ganho no final do dia: a saúde. Ninguém coloca um paraquedas e sai saltando por aí sem supervisão ou curso preparatório — compara Luiz.

Mateus lembra também que preciso ter um planejamento de prova. O ideal é monitorar a frequência cardíaca, se hidratar sem exagero e pensar nos sinais do corpo: sentiu tontura extrema, sensação de desmaio, falta de ar desproporcional, palpitação tem de parar imediatamente.

— Estar preparado, não é só treinado do ponto de vista muscular. É preciso também ter um planejamento de prova. Ou seja, saber a quantidade de água a beber durante a prova, em que fase da corrida consumir os carboidratos e etc. Com isso, se evita muitas questões importantes.

Discussão

A Abraceo (Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação dos Treinadores de Corridas de Rua (ATC) estão elaborando uma campanha de autocuidado, a Corrida Segura, a ser lançada principalmente nas redes sociais.

O objetivo é incentivar, informar e sensibilizar os participantes de corridas de rua e o público de eventos outdoor sobre a importância do cuidado com a saúde. Em um primeiro momento, a campanha será educacional e informativa. Em uma fase mais à frente, pensam em incluir a avaliação médica anual como recomendação e/ou obrigação como norma da CBAt (que homologa corridas de rua e ultramaratonas).

No Brasil, segundo Guilherme Celso, presidente da Abraceo, não há essa obrigatoriedade. Mas corridas de trail e ultramaratonas costumam exigir algum tipo de documento, tanto no país como no exterior. Observa que a exigência de um atestado de saúde, na sua opinião pessoal, criaria barreiras para uma grande parte da população que hoje estão evitando outros problemas de saúde.

— Considerando o universo gigantesco de eventos realizados no Brasil, posso afirmar com total responsabilidade que essas ocorrências são casos absolutamente isolados. Até agora, foram 10 mortes registradas em um ano que já soma milhares de provas e centenas de milhares de participantes (um dos casos foi por atropelamento, em Manaus). É um número extremamente pequeno quando comparado à dimensão do movimento da corrida no país — afirma Guilherme sobre os casos de 2025. — A maioria dos casos de mal súbito em corridas ocorre sem qualquer sintoma prévio, e mesmo com exames recentes, é impossível garantir que um atleta não venha a sofrer um evento cardiovascular. O atestado médico tradicional, que geralmente é genérico e sem profundidade técnica, acaba tendo um efeito mais simbólico do que preventivo.

Ele diz que, pessoalmente, acredita que o autocuidado e a educação são a saída mais eficaz. Afirma que a medicina esportiva tem defendido, com base em dados e evidências, que o mais importante é o atleta conhecer o próprio corpo e realizar exames periódicos.

— A gente vê uma romantização do esforço. O aleta, mesmo doente, gripado, vai para a corrida para mostrar que consegue — opina Guilherme, para quem é fundamental que os eventos estejam bem estruturados para casos de emergência.

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

Rizek inclui Estêvão, do Palmeiras, em seleção dos melhores jogadores dos clubes brasileiros no Mundial

Estêvão comemora gol em Palmeiras x Chelsea (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)André Rizek, após o fim da participação dos times brasileiros no Mundial, elegeu o time ideal envolvendo Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Brilhando apenas no jogo contra o Chelsea, que decretou a saída do time alviverde do torneio, Estêvão ganhou um lugar no ataque, situação que motivou críticas dos torcedores. Isso porque, nas quatro partidas anteriores, o camisa 41 não conseguiu um brilho evidente, motivo pelo qual outros jogadores foram sugeridos na posição. PUBLICIDADE PUBLICIDADEDono da melhor campanha entre os brasileiros, o Fluminense emplacou cinco jogadores e Renato Gaúcho na seleção de Rizek. Apesar da eliminação contra o Chelsea, os nomes citados pelo jornalista, assim como o técnico, deixam o Mundial em alta, algo capaz de motivar bons resultados na sequência da temporada.“Uma seleção dos melhores dos nossos times no Mundial. […]

trending_flat
Iowa State football’s top stars returned for 2025 run despite revenue gap: ‘We want to win a title’

FRISCO, Texas -- Iowa State had a truly historic season in 2024, setting a program record with 11 wins. The Cyclones played in the Big 12 Championship Game for the first time and went on to defeat Miami in the Pop-Tarts Bowl. Around the program, though, it still feels a little unfulfilling. "There's a lot of guys coming back to a team that feels like they underaccomplished," offensive lineman Tyler Miller told CBS Sports. "Yeah, it's a great season in Iowa State history, but at the end of the day, our goal is to win the game in December at the Big 12 championship and we didn't do that." A "great season" is selling quite short. The program is undergoing an unprecedented period of success under coach Matt Campbell. The 11-2 campaign was the seventh winning season in eight years, matching the […]

trending_flat
2025 WNBA All-Star Game draft results: Rosters set after picks from captains Caitlin Clark, Napheesa Collier

The rosters for the 2025 WNBA All-Star Game are set after Caitlin Clark and Napheesa Collier drafted their teams on Tuesday. Clark had the first pick in the first round, which featured the starters, and selected her Indiana Fever teammate Aliyah Boston. Collier, meanwhile, had the first pick in the second round, which featured the reserves, and followed suit by adding her Minnesota Lynx teammate Courtney WilliamsTrades were permitted once the draft was complete but neither Clark nor Collier were willing to part with any players on their rosters. They did, however, agree to trade coaches. Sandy Brondello will coach Team Clark, while Cheryl Reeve will coach Team Collier. Clark and Collier were named captains for the All-Star Game by virtue of receiving the most fan votes. This was a record-setting year for fan voting, as Clark (1,293,526) and Collier (1,176,020) […]

trending_flat
Após eliminação do Fluminense no Mundial, Thiago Silva agradece apoio de torcedores: ‘incansáveis’

Após a derrota para o Chelsea-ING por 2 a 0 pela semifinal da Copa do Mudo de Clubes, o capitão do Fluminense, Thiago Silva, usou o seu perfil na rede X para exaltar o apoio da torcida que foi "incansável" ao longo da campanha do time tricolor. "Não foi o final que sonhamos, e dói… mas vamos voltar para o Brasil de cabeça erguida e com o coração cheio de orgulho por tudo que construímos nessas últimas semanas. Em cada cidade, sentimos o amor de vocês — nossos torcedores incansáveis. Vocês fizeram parte de tudo isso. Obrigado por acreditarem até o fim", escreveu o zagueiro. O zagueiro também aproveitou para elogiar o triunfo da equipe adversária, que é seu ex-clube. "Parabéns ao @ChelseaFC e boa sorte na final. Seguiremos em frente, ainda mais determinados a fazer desta uma temporada inesquecível", […]

trending_flat
Texas Tech’s Joey McGuire challenges Brian Kelly, LSU to schedule home-and-home series amid playoff debate

Getty Images The college football power conferences are in an arms race, and LSU coach Brian Kelly said earlier this offseason that, in an effort to re-establish itself as the sport's preeminent league, the SEC should secure a scheduling alliance with the Big Ten to form annual nonconference game agreements. Those two leagues are in the driver's seat with regard to College Football Playoff participation and national championship contention, but the other conferences continue to fight for a seat at the table. And in defense of the Big 12, Texas Tech coach Joey McGuire called out Kelly and the Tigers and challenged them to a home-and-home series.The disparity between conferences is also at the forefront of the CFP expansion conversation as stakeholders debate which format to adopt for the 2026 postseason, when a new media rights deal takes effect. Automatic […]

trending_flat
WATCH: Shohei Ohtani makes Dodgers history with 431-foot home run vs. Brewers

Getty Images The Dodgers brought a four-game losing streak into Tuesday night's game against the Brewers, but it didn't take them long to grab an early lead. Shohei Ohtani led off the game with a home run and he got his money's worth. Statcast pegged that one at 431 feet and I wouldn't mind a recount. Regardless, the blast was Ohtani's 31st of the season and that is a bit of a milestone in the illustrious history of the Dodgers. This was Ohtani's 31st home run and that's a club record with the qualifier of being a "first half" home run. Most home runs by a Dodgers player before All-Star breakOhtani, 31, 2025Cody Bellinger, 30, 2019Ohtani, 29, 2024Gil Hodges, 28, 1951Duke Snider, 28, 1955Source: Baseball-Reference.com's StatheadIt should be noted that in baseball "split" parlance, the "first half" is games that happened before […]

Related

Rizek inclui Estêvão, do Palmeiras, em seleção dos melhores jogadores dos clubes brasileiros no Mundial

Estêvão comemora gol em Palmeiras x Chelsea (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)André Rizek, após o fim da participação dos times brasileiros no Mundial, elegeu o time ideal envolvendo Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Brilhando apenas no jogo contra o Chelsea, que decretou a saída do time alviverde do torneio, Estêvão ganhou um lugar no ataque, situação que motivou críticas dos torcedores. Isso porque, nas quatro partidas anteriores, o camisa 41 não conseguiu um brilho evidente, motivo pelo qual outros jogadores foram sugeridos na posição. PUBLICIDADE PUBLICIDADEDono da melhor campanha entre os brasileiros, o Fluminense emplacou cinco jogadores e Renato Gaúcho na seleção de Rizek. Apesar da eliminação contra o Chelsea, os nomes citados pelo jornalista, assim como o técnico, deixam o Mundial em alta, algo capaz de motivar bons resultados na sequência da temporada.“Uma seleção dos melhores dos nossos times no Mundial. […]

trending_flat
Iowa State football’s top stars returned for 2025 run despite revenue gap: ‘We want to win a title’

FRISCO, Texas -- Iowa State had a truly historic season in 2024, setting a program record with 11 wins. The Cyclones played in the Big 12 Championship Game for the first time and went on to defeat Miami in the Pop-Tarts Bowl. Around the program, though, it still feels a little unfulfilling. "There's a lot of guys coming back to a team that feels like they underaccomplished," offensive lineman Tyler Miller told CBS Sports. "Yeah, it's a great season in Iowa State history, but at the end of the day, our goal is to win the game in December at the Big 12 championship and we didn't do that." A "great season" is selling quite short. The program is undergoing an unprecedented period of success under coach Matt Campbell. The 11-2 campaign was the seventh winning season in eight years, matching the […]

trending_flat
2025 WNBA All-Star Game draft results: Rosters set after picks from captains Caitlin Clark, Napheesa Collier

The rosters for the 2025 WNBA All-Star Game are set after Caitlin Clark and Napheesa Collier drafted their teams on Tuesday. Clark had the first pick in the first round, which featured the starters, and selected her Indiana Fever teammate Aliyah Boston. Collier, meanwhile, had the first pick in the second round, which featured the reserves, and followed suit by adding her Minnesota Lynx teammate Courtney WilliamsTrades were permitted once the draft was complete but neither Clark nor Collier were willing to part with any players on their rosters. They did, however, agree to trade coaches. Sandy Brondello will coach Team Clark, while Cheryl Reeve will coach Team Collier. Clark and Collier were named captains for the All-Star Game by virtue of receiving the most fan votes. This was a record-setting year for fan voting, as Clark (1,293,526) and Collier (1,176,020) […]

trending_flat
Após eliminação do Fluminense no Mundial, Thiago Silva agradece apoio de torcedores: ‘incansáveis’

Após a derrota para o Chelsea-ING por 2 a 0 pela semifinal da Copa do Mudo de Clubes, o capitão do Fluminense, Thiago Silva, usou o seu perfil na rede X para exaltar o apoio da torcida que foi "incansável" ao longo da campanha do time tricolor. "Não foi o final que sonhamos, e dói… mas vamos voltar para o Brasil de cabeça erguida e com o coração cheio de orgulho por tudo que construímos nessas últimas semanas. Em cada cidade, sentimos o amor de vocês — nossos torcedores incansáveis. Vocês fizeram parte de tudo isso. Obrigado por acreditarem até o fim", escreveu o zagueiro. O zagueiro também aproveitou para elogiar o triunfo da equipe adversária, que é seu ex-clube. "Parabéns ao @ChelseaFC e boa sorte na final. Seguiremos em frente, ainda mais determinados a fazer desta uma temporada inesquecível", […]

trending_flat
Texas Tech’s Joey McGuire challenges Brian Kelly, LSU to schedule home-and-home series amid playoff debate

Getty Images The college football power conferences are in an arms race, and LSU coach Brian Kelly said earlier this offseason that, in an effort to re-establish itself as the sport's preeminent league, the SEC should secure a scheduling alliance with the Big Ten to form annual nonconference game agreements. Those two leagues are in the driver's seat with regard to College Football Playoff participation and national championship contention, but the other conferences continue to fight for a seat at the table. And in defense of the Big 12, Texas Tech coach Joey McGuire called out Kelly and the Tigers and challenged them to a home-and-home series.The disparity between conferences is also at the forefront of the CFP expansion conversation as stakeholders debate which format to adopt for the 2026 postseason, when a new media rights deal takes effect. Automatic […]

trending_flat
WATCH: Shohei Ohtani makes Dodgers history with 431-foot home run vs. Brewers

Getty Images The Dodgers brought a four-game losing streak into Tuesday night's game against the Brewers, but it didn't take them long to grab an early lead. Shohei Ohtani led off the game with a home run and he got his money's worth. Statcast pegged that one at 431 feet and I wouldn't mind a recount. Regardless, the blast was Ohtani's 31st of the season and that is a bit of a milestone in the illustrious history of the Dodgers. This was Ohtani's 31st home run and that's a club record with the qualifier of being a "first half" home run. Most home runs by a Dodgers player before All-Star breakOhtani, 31, 2025Cody Bellinger, 30, 2019Ohtani, 29, 2024Gil Hodges, 28, 1951Duke Snider, 28, 1955Source: Baseball-Reference.com's StatheadIt should be noted that in baseball "split" parlance, the "first half" is games that happened before […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation