
Abel Ferreira durante jogo do Brasileirão (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)
Responsável por comandar uma era vitoriosa do Palmeiras nos últimos anos, o técnico Abel Ferreira foi destacado pelo jornal AS, em publicação realizada nesta sexta-feira (04) de prospecção sobre o duelo entre o alviverde e o Chelsea, valendo vaga nas semis do Mundial de Clubes, chegando a ser comparado com o também português, José Mourinho.
Na avaliação do veículo, embora a dupla lusitana tenha feito caminhos distintos em termos de trajetória no futebol, possuem estilos parecidos de trabalho e acumulam feitos marcantes. Colocando Abel como uma ‘lenda absoluta’, o jornal definiu o Palmeiras como um time próximo do nível protagonizado no Velho Continente, e que dará bastante trabalho para o único inglês vivo na Copa do Mundo de Clubes.
“Eles têm um técnico supercompetitivo e uma lenda absoluta do time paulista: chegou como semidesconhecido e já conquistou duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil, uma Supercopa e agora está nas quartas de final do Mundial”, disse o periódico em um trecho da publicação.
Abel Ferreira e o retrospecto contra ingleses
Às vésperas do embate, a Fifa destacou no site oficial o histórico positivo de Abel Ferreira contra times ingleses, que foi construído ainda no início da trajetória como técnico. Em 2013, dando os primeiros passos na função após aposentadoria das quatro linhas, ele foi responsável por comandar o time sub-19 do Sporting.
E um dos primeiros desafios dele foi na NextGen Series, um torneio de base realizado na Europa, sendo organizado pela Uefa. Na oportunidade, o atual treinador do Palmeiras chegou ao mata-mata e quase ficou com o título, ostentando bom retrospecto diante dos britânicos, tendo enfrentado Aston Villa, Arsenal, Liverpool e Tottenham.
Na fase de grupos, o Sporting venceu quatro dos seis jogos realizados, avançando assim ao mata-mata. Nas oitavas de final, o time lusitano goleou o Liverpool por 4 a 0, superou o Tottenham na sequência por 5 a 3, e posteriormente veio a cair para o Aston Villa pelo placar de 3 a 1. Com este mesmo marcador, os comandados de Abel Ferreira superaram o Arsenal, na disputa do terceiro lugar, e terminaram com o bronze.
Palmeiras busca contornar desfalques
Para o reencontro diante do Chelsea objetivando ‘vingar’ o Mundial de 2021, Abel Ferreira terá alguns problemas pontuais na montagem do time. Murilo está lesionado e não vai atuar mais pelo Mundial, sendo substituído por Bruno Fuchs, assim como já aconteceu frente ao Botafogo. Além dele, Gustavo Gómez e Piquerez cumprem suspensão, dando lugar para Micael e Vanderlan. No mais, a formatação deve seguir a mesma em relação ao duelo das oitavas de final.
Daquele time que esteve em campo contra o Blues em 2022, apenas o goleiro Weverton deve ser titular, enquanto Veiga, que esteve entre os 11 iniciais fica como opção no banco de reservas. Naquela oportunidade, Marcelo Lomba, Mateus, Marcos Rocha e Mayke estavam no elenco, mas não foram acionados nos 120 minutos disputados em Abu Dhabi.
This news was originally published on this post .