
Edenilson, meia do Grêmio (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O Grêmio derrotou o São José por 2 a 0 ontem (8) na Arena e foi campeão da Recopa Gaúcha em 2025. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo por Alysson e Amuzu. Com o resultado, finalmente Edenilson conseguiu desentalar um grito preso na garganta nos gramados gaúchos.
O experiente meia de 35 anos entrou nos minutos finais substituindo Arezo e pela primeira vez festejou a conquista de um título como jogador da dupla Gre-Nal. A longa passagem de Edenilson pelo Internacional ficou marcada negativamente pela ausência de taças.
O jogador gaúcho de Porto Alegre se profissionalizou no Caxias. Depois de colecionar títulos no Corinthians como a Libertadores e o Mundial e atuar no futebol italiano, Edenilson foi contratado pelo clube colorado que na época disputaria o Brasileirão Série B em 2017.
Curiosamente, o camisa 8 foi apresentado no Beira-Rio uma semana depois da conquista da Recopa Gaúcha daquela temporada pelo Internacional. A vitória nos pênaltis sobre o Ypiranga na decisão de 2017 seria o último título da equipe antes do Campeonato Gaúcho de 2025.
Edenilson se tornou um”pé-frio” entre os torcedores do Internacional
Edenilson jogou no Beira-Rio entre 2017 e 2022, mas ficou marcado pelos torcedores como um símbolo do longo período de seca da equipe. Além disso, foi envolvido em derrotas traumáticas do Internacional, como o drible que sofreu com Rafael Sobis de Marcelo Cirino que resultou no gol do título do Athletico-PR no revés na Copa do Brasil de 2019.
O volante também protagonizou o fatídico lance do gol anulado por impedimento contra o Corinthians que daria o título do Brasileirão Série A de 2020 ao alvirrubro. Na Libertadores de 2021, desperdiçou um pênalti no tempo normal diante do Olimpia, sendo eliminado pelos paraguaios na disputa das penalidades máximas.
Depois de uma passagem sem brilho pelo Atlético-MG, onde conquistou dois títulos mineiros, Edenilson assinou com o Grêmio em abril de 2024, dias depois do Tricolor Gaúcho levantar a taça do heptacampeonato estadual. Diante do São José na Arena nesta terça-feira (8), o camisa 8 enfim encerrou o jejum no Rio Grande do Sul.
Edenilson tem contrato com o Grêmio até dezembro e nunca caiu nas graças dos torcedores do Imortal. O meio-campista chegou a ser titular com Renato Gaúcho no ano passado, mas perderia espaço com Gustavo Quinteros e Mano Menezes. O atual técnico gremista foi o primeiro a colocar Edenilson na reserva no Internacional em 2022, ano em que deixaria o Beira-Rio.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment