
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/y/l/XMqMlhS3ejJhrmBB9MzA/ssstwitter.com-1759656111776.gif)
O espanhol Fermín Aldeguer conquistou neste domingo sua primeira vitória na MotoGP ao vencer o Grande Prêmio da Indonésia, depois que o recém-coroado campeão mundial Marc Márquez e o italiano Marco Bezzecchi colidiram ainda na primeira volta do circuito de Mandalika.
Aldeguer, piloto da Ducati-Gresini, de 20 anos, se afastou após o acidente e garantiu a vitória, cruzando a linha de chegada com mais de seis segundos de vantagem sobre Pedro Acosta, da KTM, que terminou em segundo lugar, e Alex Márquez, também da Ducati-Gresini, que completou o pódio em terceiro.
“Não consigo acreditar. Estou superfeliz. Para um novato, estou tendo um desempenho incrível. Temos que continuar assim, obrigado a todos”, declarou Aldeguer, emocionado, após conquistar sua primeira vitória.
Bezzecchi havia dominado o treino classificatório no sábado, marcando o recorde de volta do circuito de Mandalika, mas teve um início desastroso no domingo, com as condições úmidas da ilha de Lombok.
Depois de cair da pole position para o sétimo lugar, atrás de Márquez, tentou ultrapassar o campeão espanhol da Ducati, mas acabou batendo na parte traseira da moto do rival.
A colisão fez os dois deslizarem pela brita. Tanto o espanhol quanto o italiano saíram ilesos, embora Márquez tenha sido visto segurando o ombro direito.
Márquez já havia se consagrado campeão da MotoGP na semana anterior, em Motegi, no Japão, estabelecendo um recorde de pontos em uma única temporada, com 545 pontos, antes mesmo da corrida deste domingo.
Seu total de pontos aumentou após terminar em sexto lugar na corrida sprint, já que Luca Marini foi punido após a prova por problemas na pressão dos pneus.
Vários pilotos na disputa pelo pódio
Aldeguer conquistou a vitória neste domingo em uma corrida movimentada e repleta de drama, na qual vários pilotos tiveram chance de subir ao pódio.
A Yamaha de Álex Rins teve problemas mecânicos e o tirou da briga, enquanto Álex Márquez terminou em terceiro lugar, consolidando sua segunda posição no campeonato, atrás do irmão, Marc Márquez.
“Melhorei um pouco a cada volta. Parabéns ao meu companheiro de equipe, ele teve um fim de semana incrível. Para nós, é muito importante estar aqui no pódio”, disse Álex Márquez.
Brad Binder terminou em quarto, seguido por Marini, Raúl Fernández e Fabio Quartararo.
Acosta, que terminou em segundo, afirmou que quer melhorar, mas que ficou satisfeito com o resultado, após a dura disputa com os rivais.
“Temos que ficar contentes sempre que subimos ao pódio. Temos muitas corridas nas quais mostramos bom ritmo e bom potencial — talvez não para vencer, mas certamente para chegar ao pódio”, declarou.
O companheiro de equipe de Márquez na Ducati, Francesco Bagnaia, que largou da modesta 16ª posição, caiu quando era o último na pista, encerrando um fim de semana desastroso para o bicampeão mundial.
Apenas 19 pilotos alinharam no grid da corrida deste domingo, já que Maverick Viñales se retirou devido a uma lesão no ombro.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment