Aos 88 anos, o ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, morreu em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao longo da carreira, o ex-goleiro defendeu a seleção brasileira — foi titular na Copa do Mundo de 1966 —, o Internacional e o Nacional-URU, mas foi no Botafogo que ele se consagrou como o principal campeão do clube. No total, ele levantou 20 taças pelo alvinegro, levando vantagem sobre nomes como Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho.
Manga ficou no Botafogo de 1959 a 1969 e conquistou 20 títulos pelo alvinegro. Entre as principais conquistas que fazem aumentar a conta estão os sete títulos oficiais: quatro Cariocas e o tricampeonato do torneio Rio-São Paulo. O ex-goleiro também levantou taças em competições com clubes de outros países, como Torneio Internacional da Colômbia, Torneio Pentagonal do México, Torneio de Caracas, Torneio Quadrangular do Suriname, entre outros.
Quem mais se aproxima da marca é Paulistinha, que tem 18 títulos pelo Botafogo. Além dos sete oficiais de Manga, ele também tem um título brasileiro: a Taça Brasil de 1968, que só terminou em outubro de 1969. Nilton Santos fecha o pódio dos maiores campeões pelo Botafogo com 16 taças levantadas, e Jairzinho aparece na quinta colocação (14 títulos, empatado com Joel Martins). Garrincha, com 12 títulos, mesmo número que Ayrton Polvil (veja abaixo a lista completa).
Depois de deixar o Botafogo, o goleiro também passou por outros dois clubes onde também empilhou taças. No internacional, foi bicampeão brasileiro e tricampeão estadual. Já no Nacional de Montevidéu, ganhou quatro títulos do campeonato uruguaio, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Conhecido pelas fraturas na mão causadas pela recusa a jogar com luvas e deixar as lesões cicatrizarem completamente, Manga faria 88 anos no próximo dia 29. Desde 1976, é comemorado o Dia do Goleiro na data, uma homenagem ao ex-jogador.
Jogadores que mais levantaram taças pelo Botafogo
- Manga – 20
- Paulistinha – 18
- Nilton Santos – 16
- Rildo, Roberto Miranda, Gérson e Zé Carlos – 15
- Jairzinho e Joel Martins – 14
- Garrincha e Ayrton Povill – 13
- Afonsinho – 12
- Zagallo – 11
- Quarentinha, Zé Maria, Dimas, Humberto Rêdes, Waltencir, Carlos Roberto Wilson Gottardo, Renan e Jefferson – 10
- Édison, Amoroso, Cao, Moreira Leônidas, Rogério e Wagner – 9
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment