Libertadores começa em meio a escalada de tensão após casos de racismo e violência contra torcedores

SPORTIVO
Article arrow_drop_down

Principal torneio do futebol da América do Sul, a Libertadores, que tem hoje o início de sua fase de grupos, também tem sido uma fonte crescente de conflitos nos últimos anos, especialmente entre brasileiros e as outras nacionalidades do continente. Casos de racismo e demais tipos de discriminação dentro e fora do país, além de episódios de desmedida truculência policial, vêm alimentando uma certa animosidade geral. O GLOBO consultou diversas autoridades que estarão envolvidas na organização da edição deste ano, a resposta foi de tranquilidade em relação à escalada de tensão, mas há alguns alertas.

O único representante brasileiro em campo hoje será o Fortaleza, que recebe o Racing às 21h30. A Argentina se tornou epicentro no assunto, por conta dos numerosos casos de torcedores imitando macacos quase sempre que brasileiros viajam para assistir a seus jogos. Porém, são Uruguai e Paraguai que mais preocupam para 2025.

Em outubro do ano passado, a visita do Peñarol ao Botafogo, pelo jogo de ida da semifinal, gerou enorme confusão entre uruguaios e a Polícia Militar do Rio de Janeiro, terminando com centenas de detidos — 21 ainda estão no Brasil, sendo dois presos e 19 em liberdade provisória — no Recreio dos Bandeirantes. Vários casos ainda tramitam na Justiça. A volta acabou sendo uma retaliação para os alvinegros que foram a Montevidéu, com muitos evitando usar camisas de time ou até falar português na cidade.

— Há muito tempo os times, não só os uruguaios, que viajam com contingente significativo para o Brasil sofrem todo tipo de abusos da polícia e muitas vezes de organizações que têm base territorial lá — disse Ignacio Alonso, presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF). — Assim como o racismo deve ser combatido, acho que beira a xenofobia (o que acontece) no Brasil. Não vejo isso em relação a ninguém além dos estrangeiros — declarou à rádio Carve Deportiva.

Torcedores de Fluminense e Boca Juniors brigam em Copacabana — Foto: Reprodução / Redes Sociais
Torcedores de Fluminense e Boca Juniors brigam em Copacabana — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Procurada, a AUF não se posicionou, assim como a AFA (Argentina) e a APF (Paraguai). Contudo, a declaração de Alonso mostra um indício de tentativa dos países em terem “sua própria reivindicação” frente aos protestos brasileiros por conta do racismo. Em 2023, as torcidas de Argentinos Juniors e Boca Juniors também estiveram envolvidas em conflitos no Rio de Janeiro por jogos da Libertadores.

PM fala em “fato isolado”

As forças de segurança locais porém, não externam preocupação com a chegada de mais uma edição do torneio. A Polícia Militar, responsável pela atuação direta nas ruas e a operação nos estádios, garantiu ao GLOBO que “possui a experiência de décadas” para manter a segurança nos jogos na cidade. Neste ano, além de Botafogo e Flamengo na Libertadores, Fluminense e Vasco estão na Copa Sul-Americana, e são previstos jogos simultâneos.

“Os incidentes ocorridos envolvendo a torcida do Peñarol representam um fato isolado num histórico de dezenas de partidas”, afirmou a PMERJ, em nota oficial. “O histórico recente de participações dos clubes do Rio de Janeiro em competições internacionais contribui para o ganho de experiência e a evolução das estratégias de segurança.”

Jogadores do Palmeiras sofrem caso de racismo na Libertadores Sub-20 — Foto: Reprodução
Jogadores do Palmeiras sofrem caso de racismo na Libertadores Sub-20 — Foto: Reprodução

Confrontos que chamam especial atenção nesta edição são os entre Palmeiras e Cerro Porteño, sorteados no Grupo G — no dia 9 de abril, em São Paulo e, 7 de maio, em Assunção. Há uma escalada de tensão após torcedores paraguaios cometerem racismo contra Luighi e outros jogadores alviverdes na Libertadores sub-20, no início de março.

O clube paraguaio fez um comunicado nas redes sociais pedindo à sua torcida “que se comporte” nos futuros encontros. O resultado foi uma enxurrada de comentários de paraguaios em tom de discriminação, e indicando a vontade de dar o troco pelo tratamento recebido no Brasil.

Força-tarefa lançada

O GLOBO consultou as Embaixadas brasileiras em Assunção, Buenos Aires e Montevidéu, e o Itamaraty respondeu que “manterá a operação para atender cidadãos que precisem de ajuda longe do Brasil”, mas não determinou uma cartilha específica para a chegada do torneio. As Embaixadas dos países sul-americanos no Brasil também foram consultadas, e a apenas a do Peru retornou o contato, dizendo estar atenta a “qualquer situação que coloque em risco a segurança ou viole os direitos de seus cidadãos”.

Torcedor do Cerro Porteño imita macaco em jogo contra o Palmeiras, pela Libertadores — Foto: Reprodução
Torcedor do Cerro Porteño imita macaco em jogo contra o Palmeiras, pela Libertadores — Foto: Reprodução

Na semana passada, a Conmebol reuniu os dez países integrantes da entidade e criou uma força-tarefa, focada no combate ao racismo e à discriminação, liderada pelo ex-jogador Ronaldo, prometendo “foco integral e soluções concretas”. A iniciativa veio após o presidente Alejandro Domínguez dizer que a Libertadores sem times brasileiros seria como “Tarzan sem (a macaca) Chita”. A declaração foi repudiada por três órgãos governamentais: o próprio Itamaraty, o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério do Esporte.

“O governo brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte.”

Procurada pela reportagem do GLOBO, a entidade não respondeu às indagações sobre preocupações com o torneio deste ano, assim como CBF e Fifa.

This news was originally published on this post .

About the author

About the author call_made

SPORTIVO

More posts

trending_flat
Wendie Renard on her career so far: ‘It’s an adventure which starts with these players’

Wendie Renard went straight to the dressing room. She was fuming.Farid Benstiti, Lyon Feminin’s head coach at the time, had taken a then 17-year-old Renard off in the 61st minute, four minutes after the French side had conceded an equaliser in the first leg of a UEFA Women’s Cup (today’s Champions League) semi-final at home against Sweden’s Umea.AdvertisementIt was March 2008.The teenager tossed a hairdryer across the dressing-room floor and kicked a bin.“I was really angry — not with anyone else but myself,” Renard tells The Athletic. “It was unacceptable to make that kind of mistake and concede a goal in that way.”Renard had tried to protect the ball by the corner flag but Brazilian forward Marta picked her pocket. Renard then fell over and Marta cut the ball back to Madelaine Edlund, who levelled the score. Renard felt ashamed […]

trending_flat
Brutální noc. Čeští tvrďáci v kleci likvidovali soupeře, zápřah pro doktory

Kdo galavečer na západu Čech sledoval, zajisté se nenudil. V brutálním stylu se předvedl například věčně usměvavý Daniel Škvor. Německý rival Marc Doussis ho sice hned úvodní úderem poslal na lopatky a s českými ambicemi to vypadalo bledě, domácí čahoun ale zavelel k obratu a po rychlém ataku vytasil ukázkové K. O. Soupeř bezvládně padl k zemi a na nohy mu museli pomáhat zdravotníci. V akci byla také nosítka.„Doufám, že nemá nic s čelistí a bude v pohodě,“ přál si Škvor bezprostředně po duelu a zmínil také pasáž, jež jej málem stála triumf. „Byla to školácká chyba, ale stane se. Když jsem vstal, tak jsem cítil, že to otočím. Super výhra,“ radoval se holohlavý muž a zmínil i možnou odvetu s šampionem polotěžké váhy Willem Fleurym, který s ním loni zametl ve druhém kole na arm-triangle choke.Andrej Kalašnik a jeho KO. Maté Kertész má takovou velkou bradu, tak by to byl zločin netrefit. Video: Sport.czA co […]

trending_flat
Steph Curry heats up with Jimmy Butler out, Warriors take 2-1 lead over Rockets

<!--> Stephen Curry eventually found his shooting groove while Houston tried everything to stop him, finishing with 36 points, nine assists and seven rebounds to lead the Golden State Warriors past the Rockets 104-93 on Saturday night without Jimmy Butler for a 2-1 lead in their first-round playoff series.Playoff Steph delivered while Playoff Jimmy became his biggest cheerleader on the bench — in a full-length fur coat.Buddy Hield had 17 points off the bench with five 3-pointers as the Warriors won their sixth straight Game 3 in the opening round. Gary Payton II scored 11 of his 16 points in the fourth quarter.ADVERTISEMENT -->Game 4 in the best-of-seven series is Monday night at Chase Center. The biggest question will be whether Butler can heal in time to contribute.The Warriors missed their do-everything forward after he suffered a pelvic injury and […]

trending_flat
Brasileiro feminino: Expansão do campeonato nos próximos anos pode impactar qualidade na elite

Em 2027, o futebol feminino estará em destaque no Brasil. Além de sediar a Copa do Mundo, o país terá a primeira edição do Brasileirão A1 com 20 clubes, quatro a mais do que atualmente. O anúncio da expansão do campeonato, feito em janeiro, levanta a dúvida: a infraestrutura e a qualidade técnica dos times vão acompanhar esse crescimento? Nas seis primeiras rodadas da edição em disputa, foram marcados 158 gols, média de 3,3 por partida — no Brasileiro masculino, por exemplo, a média no mesmo período é de 2,3. O número expõe o abismo entre as equipes que brigam pelo título e aquelas que lutam contra o rebaixamento: já são seis jogos, 10% do total, com vitórias por quatro ou mais gols de diferença. Mas a frequência de goleadas vem diminuindo: caiu de 22,5% em 2019 para 12,5% em […]

trending_flat
In winning time, Shai Gilgeous-Alexander was at his best in Thunder’s sweep of Grizzlies

MEMPHIS, Tenn. — Before breaking through in the Oklahoma City Thunder’s series-clinching 117-115 Game 4 win over the Memphis Grizzlies, Shai Gilgeous-Alexander had scored 73 points on 68 shots in the first three contests. His 35 percent shooting ranked last among 10 Thunder players who had appeared in every game — not exactly a stat anyone would have predicted entering the series.AdvertisementBut in winning time Saturday, the Thunder star and MVP finalist was at his best.Gilgeous-Alexander scored a game-high 38 points to lead the Thunder to a series sweep and a second-round date with the winner between the LA Clippers and Denver Nuggets. Whichever team emerges will have to contend with a well-rested Thunder squad whose best player might have just hit his stride.It’s not that Gilgeous-Alexander, or anyone with the Thunder, ever worried about his uncharacteristic inefficiency. But what […]

Related

trending_flat
Wendie Renard on her career so far: ‘It’s an adventure which starts with these players’

Wendie Renard went straight to the dressing room. She was fuming.Farid Benstiti, Lyon Feminin’s head coach at the time, had taken a then 17-year-old Renard off in the 61st minute, four minutes after the French side had conceded an equaliser in the first leg of a UEFA Women’s Cup (today’s Champions League) semi-final at home against Sweden’s Umea.AdvertisementIt was March 2008.The teenager tossed a hairdryer across the dressing-room floor and kicked a bin.“I was really angry — not with anyone else but myself,” Renard tells The Athletic. “It was unacceptable to make that kind of mistake and concede a goal in that way.”Renard had tried to protect the ball by the corner flag but Brazilian forward Marta picked her pocket. Renard then fell over and Marta cut the ball back to Madelaine Edlund, who levelled the score. Renard felt ashamed […]

trending_flat
Brutální noc. Čeští tvrďáci v kleci likvidovali soupeře, zápřah pro doktory

Kdo galavečer na západu Čech sledoval, zajisté se nenudil. V brutálním stylu se předvedl například věčně usměvavý Daniel Škvor. Německý rival Marc Doussis ho sice hned úvodní úderem poslal na lopatky a s českými ambicemi to vypadalo bledě, domácí čahoun ale zavelel k obratu a po rychlém ataku vytasil ukázkové K. O. Soupeř bezvládně padl k zemi a na nohy mu museli pomáhat zdravotníci. V akci byla také nosítka.„Doufám, že nemá nic s čelistí a bude v pohodě,“ přál si Škvor bezprostředně po duelu a zmínil také pasáž, jež jej málem stála triumf. „Byla to školácká chyba, ale stane se. Když jsem vstal, tak jsem cítil, že to otočím. Super výhra,“ radoval se holohlavý muž a zmínil i možnou odvetu s šampionem polotěžké váhy Willem Fleurym, který s ním loni zametl ve druhém kole na arm-triangle choke.Andrej Kalašnik a jeho KO. Maté Kertész má takovou velkou bradu, tak by to byl zločin netrefit. Video: Sport.czA co […]

trending_flat
Steph Curry heats up with Jimmy Butler out, Warriors take 2-1 lead over Rockets

<!--> Stephen Curry eventually found his shooting groove while Houston tried everything to stop him, finishing with 36 points, nine assists and seven rebounds to lead the Golden State Warriors past the Rockets 104-93 on Saturday night without Jimmy Butler for a 2-1 lead in their first-round playoff series.Playoff Steph delivered while Playoff Jimmy became his biggest cheerleader on the bench — in a full-length fur coat.Buddy Hield had 17 points off the bench with five 3-pointers as the Warriors won their sixth straight Game 3 in the opening round. Gary Payton II scored 11 of his 16 points in the fourth quarter.ADVERTISEMENT -->Game 4 in the best-of-seven series is Monday night at Chase Center. The biggest question will be whether Butler can heal in time to contribute.The Warriors missed their do-everything forward after he suffered a pelvic injury and […]

trending_flat
Brasileiro feminino: Expansão do campeonato nos próximos anos pode impactar qualidade na elite

Em 2027, o futebol feminino estará em destaque no Brasil. Além de sediar a Copa do Mundo, o país terá a primeira edição do Brasileirão A1 com 20 clubes, quatro a mais do que atualmente. O anúncio da expansão do campeonato, feito em janeiro, levanta a dúvida: a infraestrutura e a qualidade técnica dos times vão acompanhar esse crescimento? Nas seis primeiras rodadas da edição em disputa, foram marcados 158 gols, média de 3,3 por partida — no Brasileiro masculino, por exemplo, a média no mesmo período é de 2,3. O número expõe o abismo entre as equipes que brigam pelo título e aquelas que lutam contra o rebaixamento: já são seis jogos, 10% do total, com vitórias por quatro ou mais gols de diferença. Mas a frequência de goleadas vem diminuindo: caiu de 22,5% em 2019 para 12,5% em […]

trending_flat
In winning time, Shai Gilgeous-Alexander was at his best in Thunder’s sweep of Grizzlies

MEMPHIS, Tenn. — Before breaking through in the Oklahoma City Thunder’s series-clinching 117-115 Game 4 win over the Memphis Grizzlies, Shai Gilgeous-Alexander had scored 73 points on 68 shots in the first three contests. His 35 percent shooting ranked last among 10 Thunder players who had appeared in every game — not exactly a stat anyone would have predicted entering the series.AdvertisementBut in winning time Saturday, the Thunder star and MVP finalist was at his best.Gilgeous-Alexander scored a game-high 38 points to lead the Thunder to a series sweep and a second-round date with the winner between the LA Clippers and Denver Nuggets. Whichever team emerges will have to contend with a well-rested Thunder squad whose best player might have just hit his stride.It’s not that Gilgeous-Alexander, or anyone with the Thunder, ever worried about his uncharacteristic inefficiency. But what […]

Be the first to leave a comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sportivo bridges the gap between talent and opportunity.

About SPORTIVO

Sportivo Network is a dedicated social platform for sports enthusiasts, athletes, and scouts. Whether you’re an aspiring athlete looking for opportunities, a coach searching for talent, or simply a sports lover wanting to connect with like-minded people, Sportivo is your go-to network. With features like direct messaging, profile showcasing, and talent scouting, Sportivo bridges the gap between talent and opportunity. Here, you can share your achievements, interact with professionals, and open doors to the next level in your sports journey. Join Sportivo Network – because every great athlete deserves to be discovered!
Copyright © 2025 SPORTIVO News. and SPORTIVO Network. All rights reserved.

Login to enjoy full advantages

Please login or subscribe to continue.

Go Premium!

Enjoy the full advantage of the premium access.

Stop following

Unfollow Cancel

Cancel subscription

Are you sure you want to cancel your subscription? You will lose your Premium access and stored playlists.

Go back Confirm cancellation