

O pole position Max Verstappen venceu nesta madrugada de domingo o GP do Japão de Fórmula 1, tendo conquistado sua primeira vitória em 2025. Verstappen chegou a quatro vitórias seguidas no Circuito de Suzuka e se igualou Lewis Hamilton como o maior vencedor em atividade na pista — e que tem Michael Schumacher e suas seis conquistas no topo do ranking. O holandês não chegava em primeiro desde o GP do Catar de dezembro do ano passado.
Lando Norris, da McLaren, chegou em segundo e seu companheiro de equipe e aniversariante do dia, Oscar Piastri, em terceiro. Ele completou 24 anos. Assim, Norris viu sua liderança sobre Verstappen na classificação geral da temporada ser reduzida a um ponto.
Verstappen conquistou a sua 64ª vitória em Grande Prêmios cerca de 1.4 segundo à frente do líder do campeonato.
— Que fim de semana edificante depois de um começo miserável — disse Verstappen. — Foi difícil, muito difícil, especialmente no último set (de pneus). Foi legal, mas não foi fácil de administrar os pneus. Estou muito feliz, o início do fim de semana foi muito difícil, mas a gente nunca desistiu. Ótimo, ótimo fim de semana para nós.
Já para o segundo colocado, Lando Norris, a corrida foi perdida na classificação de sábado.
— Eu acho que perdi a corrida ontem, o Max não cometeu nenhum erro. O ritmo era muito parecido com o nosso. Foi uma corrida difícil, mas a gente não tinha nada em especial para conseguir alcançar o Max — afirmou o inglês.
Os seis primeiros terminaram como começaram no grid e todos os 20 carros cruzaram a linha. Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em quarto, a Mercedes de George Russell e Andrea Kimi Antonelli terminou em quinto e sexto, com Lewis Hamilton em sétimo na outra Ferrari após subir uma posição na corrida.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, largou em 17.º e finalizou a corrida em 19º lugar. Ele iniciou a corrida com pneus duros em uma pista úmida e, após uma largada ruim, caiu para a última posição.
Mais adiante na corrida, ele conseguiu ganhar posições durante as paradas de Lance Stroll e Jack Doohan. O brasileiro adotou os compostos médios na volta 32 mas seguiu cerca de um segundo mais lento que os líderes e não conseguiu avançar no decorrer da corrida.
O brasileiro teve voltas melhores que as de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg (16º), mas acabou ficando à frente apenas de Stroll (20º), da Aston Martin.
- Max VERSTAPPEN (RBR)
- Lando NORRIS (McLaren) +1s423
- Oscar PIASTRI (McLaren) +2s129
- Charles LECLERC (Scuderia Ferrari) +16s097
- George RUSSELL (Mercedes) +17s362
- Kimi ANTONELLI (Mercedes) +18s67
- Lewis HAMILTON (Scuderia Ferrari) +29s182
- Isack HADJAR (RB) +37s134
- Alexander ALBON (Williams Racing) +40s367
- Oliver BEARMAN (Haas F1 Team) +40s529
- Fernando ALONSO (Aston Martin) +54s529
- Yuki TSUNODA (RBR) +58s401
- Pierre GASLY (Alpine) +1m02s122
- Carlos SAINZ (Williams Racing) +1m12s129
- Jack DOOHAN (Alpine) +1m12s297
- Nico HULKENBERG (Sauber) +1m23s940
- Liam LAWSON (RB +1m29s717
- Esteban OCON (Haas F1 Team) +1m30s421
- Gabriel BORTOLETO (Sauber) +1m30s880
- Lance STROLL (Aston Martin) – 1 volta.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment