

O Fluminense foi mais uma vítima da altitude de 3.650 metros de La Paz, na Bolívia. Sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes — Renato Gaúcho, por recomendação médica, e titulares sequer viajaram, assim como foi diante do Unión Española, em Santiago —, o time alternativo pecou pela desatenção no sistema defensivo e foi derrotado pelo GV San José por 1 a 0, pela Copa Sul-Americana.
Com o resultado, o tricolor — sete pontos — deixou a liderança do Grupo F, que agora está com o colombiano Once Caldas: nove.
Por causa da condição adversa, os jogadores do Fluminense sentiram, nos minutos iniciais, a diferença de quique e trajetória da bola. O volante Hércules, titular na vitória sobre o Sport pelo Brasileiro, errou um passe fácil, o que possibilitou o primeiro chute ao gol do time boliviano Em mais uma atrapalhada do sistema defensivo, o zagueiro Manoel pegou de surpresa o goleiro Vitor Eudes ao recuar a bola perigosamente.
Sem um centroavante de ofício, Lavega assumiu a função de “falso 9”, enquanto Kevin Serna e Paulo Baya infiltravam pelas pontas direita e esquerda, respectivamente. Com liberdade de movimentação, o uruguaio encontrou espaços para arracancar em velocidade, mas teve dificuldade para achar os companheiros dentro da área. Já o ex-Goiás exagerou nas finalizações para fora do alvo.
Após sofrer certa pressão, o tricolor passou a trocar passes com mais calma diante de um adversário limitado, mas que se sobressaía fisicamente. Com uma recomposição defensiva lenta, o Fluminense já dava sinais de cansaço, principalmente com Manoel e Thiago Santos.
Renato Augusto entra
Sem entrar em campo há quase quatro meses por lesão no ombro esquerdo, o meia Renato Augusto ganhou, enfim, sua oportunidade ao substituir Lavega na segunda etapa, mas pouco apresentou em campo. Já o lateral-direito Guga, recuperado de contusão na coxa esquerda, voltou a ser titular e foi um dos melhores da equipe em La Paz.
A desatenção, entretanto, custou caro ao tricolor. Com uma bola perdida no meio-campo e escorregada de Thiago Santos, que também havia falhado diante do Unión Española, os bolivianos abriram o placar com Calero. O Fluminense até tentou uma reação, mas foi insuficiente para impedir a derrota. Alexandre Mendes só fez três das cinco substituições.
— Jogar aqui é sempre muito difícil. Achei até que a gente fez um bom jogo. Mas acho que foi uma infelicidade nossa perdendo a bola no meio de campo— lamentou Guga.
Para tentar voltar à liderança do grupo e, consequentemente, a classificação direta às oitavas, o Fluminense tem dois jogos em casa: Unión Española e Once Caldas, dias 14 e 29 deste mês, respectivamente. Já no domingo, pelo Brasileirão, enfrenta o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment