
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/2/e/EFr3JJRUqaJjQCQ4QV4A/afp-20250514-46ml2np-v1-preview-vaticanreligionpopetennissinner.jpg)
O papa Leão XIV recebeu nesta quarta-feira o tenista número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner, que está em Roma disputando o Masters 1000. Durante o encontro, o atleta presenteou o pontífice com uma de suas raquetes e o convidou, em tom bem-humorado, para “jogar um pouco”, segundo vídeo divulgado pelo serviço de imprensa do Vaticano.
- Rodrygo quebra o silêncio e rebate rumores sobre saída do Real Madrid: ‘Deixem de criar coisas’
- Crise no Manchester United rompe mais uma tradição e premiação anual de jogadores é cancelada; entenda
Sinner, vestido com um terno preto, fez o convite ao papa, que, rindo, respondeu: — Melhor que não — olhando ao redor da sala ricamente decorada com obras de arte valiosas.
Aos 69 anos, Leão XIV, primeiro papa norte-americano da história, é conhecido por seu gosto pelo tênis. Após sua eleição, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport chegou a afirmar que ele “tem um excelente backhand e é um competidor temível”.
Sinner estava acompanhado de familiares e do presidente da Federação Italiana de Tênis, Angelo Binaghi, que levou à audiência os troféus da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, conquistados pela Itália em 2024.
Na última segunda-feira, durante um encontro com a imprensa internacional, o papa foi convidado por uma jornalista a participar de um torneio beneficente. Com bom humor, ele respondeu: — Claro!— o que arrancou risos dos presentes.
A repórter acrescentou que ele poderia jogar com o ex-tenista André Agassi, ao que Leão XIV respondeu, fazendo um trocadilho com o nome do visitante: — Desde que não seja com o Sinner (em inglês, “sinner” significa “pecador”).
Em entrevista concedida em 2023 ao site dos Agostinianos, ordem religiosa da qual faz parte, Leão XIV afirmou: “Me considero um jogador de tênis amador. Desde que deixei o Peru, pude jogar pouco, mas estou ansioso para voltar às quadras”. O Vaticano, inclusive, possui uma quadra de saibro.
Questionado em coletiva após sua vitória nas oitavas de final do Masters de Roma, Sinner comentou a paixão do papa pelo esporte: — É fantástico para os tenistas ter um papa que nos acompanha e que joga.
Aos 23 anos, Jannik Sinner domina o circuito mundial desde a última temporada, quando conquistou oito títulos, incluindo dois Grand Slams (Aberto da Austrália e US Open) e a Copa Davis com a seleção italiana. Em 2025, venceu novamente na Austrália, mas cumpriu uma suspensão de três meses por doping antes de retornar à competição em Roma.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment