
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/N/N/M3u82dRweDa6ui6k801w/93229979-nos-bastidores-ha-quem-garanta-que-um-nome-que-teria-apoio-para-assumir-a-presidencia-da-cb.jpg)
Filho do ex-presidente da República, José Sarney, e proprietário do Sistema Mirante de Comunicação — conglomerado de emissoras de rádio e televisão no Maranhão — o empresário nascido em São Luis do Maranhão, atuou nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol durante diferentes gestões.
Ele está na entidade desde 1998 e é vice-presidente desde 2004. Sarney também atuou nas administrações de Ricardo Teixeira e de José Maria Marin. Outro nome de peso com quem teve relação foi Marco Polo Del Nero.
Na época presidente da entidade, Marco Polo Del Nero pediu desligamento como representante da Conmebol no Comitê Executivo de Fifa, o indicando para o cargo.
Em 2021 Sarney já havia tido a oportunidade de assumir o cargo, quando Rogério Caboclo foi afastado. No entanto, ele negou a oportunidade.
Ele tem dois irmãos, Roseana Sarney e José Sarney Filho, ambos políticos, assim como o pai.
Conhecido nos bastidores, em 2022 ele ficou mais exposto por uma fala na Copa do Mundo, ao dizer que torceria para a seleção argentina após a desclassificação do Brasil.
— A América do Sul tem que manter a unidade. Na hora da decisão, todos somos Argentina. Eu pessoalmente torço para a Argentina na decisão do Mundial, tomara que ela chegue a final e que traga esse título para a América do Sul — disse o então vice-presidente da CBF, que representava a entidade em um evento, organizado pela Conmebol, em Doha, no Catar.
Afastamento de Ednaldo
De acordo com fontes ouvidas pelo blog do Diogo Dantas, a argumentação para a decisão do TJRJ, considera como mais antigo no cargo, os vices da época do presidente Rogério Caboclo, já que para a Justiça, a eleição de Ednaldo foi anulada. Se fosse com base no vice-presidente mais velho, Rubens Lopes, da Federação de Futebol do Rio, assumiria a presidência, aos 79 anos.
A decisão do juiz prevê que Sarney “realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição”, como diz o estatuto da entidade.
“Depois de tanto tempo, com idas e vindas, negociações, alinhamentos políticos e desalinhamentos políticos, admito que soa bastante lógico colocar a responsabilidade pela realização do pleito eleitoral da CBF nas mãos de um dos seus Vice-Presidentes, ainda mais sendo ele o mais antigo na instituição, consoante esclarece o site da entidade”, afirma o juiz.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment