
Dembélé em ação contra o Real Madrid (Créditos: David Ramos/Getty Images)
O Mundial de Clubes terá uma finalíssima entre Chelsea e PSG no próximo domingo (13), às 16h (de Brasília), no Metlife Stadium, em Nova Jersey. Avassaladores no mata-mata, os dois times brigam pelo título do primeiro torneio de clubes com 32 participantes e uma cota financeira de US$ 40 milhões. Após a classificação dos franceses, a Opta Analyst, empresa de estudo de estatísticas, colocou o atual campeão da Champions League em vantagem.
Durante a realização do Mundial, o ‘supercomputador’ alternou entre Chelsea e PSG como principais favoritos ao título, e as prospecções acabaram se concretizando. Agora para a decisão, a Opta coloca amplo favoritismo aos franceses, que aparecem com 64,42% de chances de título, enquanto o time de Londres tem 35,58%.
Em sua campanha no Mundial, o Paris Saint-Germain só foi derrotado pelo Botafogo. O confronto, inclusive, foi o único onde o time de Luis Enrique foi vazado. No mais, foram cinco vitórias e 16 gols anotados, contando o massacre aplicado sobre o Real Madrid nesta quarta-feira (09). O Chelsea, por sua vez, também foi derrotado por um brasileiro, o Flamengo, mas depois atropelou o Benfica, e ainda eliminou a dupla Palmeiras e Fluminense no mata-mata.
PSG se reencontram após nove anos
O embate do próximo domingo (13) vai findar um hiato de quase 10 anos sem o enfrentamento entre PSG e Chelsea. O último confronto entre eles se deu em março de 2016, pelas oitavas de final da Champions League. Naquela oportunidade, os franceses venceram em casa pelo placar de 2 a 1, e conseguiram replicar o triunfo em pleno Stamford Bridge, chegando às quartas de final do torneio. Nesta etapa, no entanto, encarou outro inglês, o Manchester City, e acabou sendo eliminado, com o marcador agregado de 3 a 2.
Mundial de Clubes tem disputa pelo 3º lugar?
Não. Para o novo formato do Mundial, a Fifa aboliu o tradicional jogo que colocava frente à frente os dois times eliminados nas semis, como era praticado no modelo vigente até à chegada do novo torneio com 32 equipes. Neste cenário, Fluminense e Real Madrid, que caíram para Chelsea e PSG, respectivamente, não irão se enfrentar.
Diferentemente da Copa do Mundo de seleções, o torneio de clubes não terá a partida adicional, fechando com 63 jogos disputados. A decisão da Fifa se dá visando dar um descanso aos times eliminados nas semis, para que estes possam organizar melhor o seu calendário de compromissos. O Fluminense, por exemplo, retorna ao Brasil nesta sexta-feira.
Se tivesse a disputa do terceiro lugar em jogo, os comandados de Renato Gaúcho só embarcariam de volta na próxima semana. Nos critérios de desempate, o Tricolor das Laranjeiras fechou na quarta posição, com 11 tentos somados no agregado entre fase de grupos e mata-mata, atrás do Real Madrid, que computou 13, e da dupla finalista.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment