
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/W/f/Im51wFTYqhcbhHa3cn1A/112141984-new-york-new-york-august-27-joao-fonseca-of-brazil-returns-against-tomas-machac-of-czech.jpg)
Nesta quarta-feira, em Nova York, João Fonseca encerrou sua participação em grand slams em seu primeiro ano como tenista profissional. O tcheco Tomas Machac foi superior em toda a partida e venceu o brasileiro por 3 sets a 0 em 1h58. Agora, o tenista de 18 anos aguarda o fim do torneio para saber se conseguirá subir posições no ranking da ATP — ele entrou no campeonato como o 44º melhor do mundo, e a projeção ao vivo indica, agora, a 41ª colocação.
Ao chegar à segunda rodada do US Open, João Fonseca igualou o feito obtido no Australian Open, em janeiro — mas, diferentemente do torneio atual, onde estreou na chave principal, o brasileiro precisou passar pela fase qualificatória. Seu melhor desempenho em grand slams foi em Roland Garros, em junho, quando avançou até a terceira rodada. Já em Wimbledon, ele teve sua pior campanha, ao ser eliminado na estreia.
O primeiro set foi equilibrado, com Fonseca e Machac confirmando todos os serviços e levando a primeira parcial para o tie-brek. No finak, o tcheco conseguiu explorar as fraquezas de João, principalmente na devolução, e venceu o primeiro set por 7 (7)/6 (4).
No segundo set, não houve nem sinal de equilíbrio. João voltou a errar bastante e mais uma vez Machac aproveitou as oportunidades. O tcheco quebrou o saque do brasileiro quatro vezes, confirmou seus games de serviço e fechou a segunda parcial em 6/2.
O calor intenso e o desgaste físico ficaram cada vez mais presentes no jogo do brasileiro. No terceiro set, João melhorou o desempenho, mas não foi suficiente para frear a determinação do tcheco. Por 6/3, Machac venceu a terceira parcial e sacramentou o final da participação de Fonseca em seu primeiro US Open como profissional.
O próximo torneio em que João Fonseca está confirmado é a Laver Cup, disputa amistosa que reúne grandes nomes do circuito e acontecerá entre 19 e 21 de setembro, em San Francisco, nos EUA. A partir de 1º de outubro, o brasileiro deve disputar o Masters 1000 de Xangai, na China, um dos últimos eventos da temporada.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment