
Jogador de 22 anos

©IMAGO
Já em cima do fecho do mercado, que em Portugal será na noite de segunda-feira, o Benfica oficializou a contratação de Georgiy Sudakov, um médio ofensivo – que também pode jogar noutras posições, mas já lá vamos – de apenas 22 anos e que chega à Luz proveniente do Shakhtar Donetsk. Ao contrário do que se esperava, o internacional ucraniano foi contratado por empréstimo, embora os encarnados estejam obrigados a adquirir o seu passe no final da temporada por 20,25 milhões de euros, sendo que ficaram outros 5 milhões dependentes do cumprimento de objetivos.
Mas quem é, afinal, Sudakov? Como joga e o que pode oferecer ao Benfica? Foi com essas questões em mente que falámos com Artjom Zavodnyk, coordenador dos valores de mercado do Transfermarkt e conhecedor das qualidades do novo reforço das águias.
“O Sudakov é um médio ofensivo muito talentoso, que costuma jogar como ’10’ ou um pouco descaído para a esquerda. Tem uma visão de jogo excelente, grande controlo de bola e lida muito bem com a pressão, além de ter uma qualidade de passe de topo”, começou por afirmar o especialista do Transfermarkt, antes de acrescentar: “O ponto fraco é que não é muito forte defensivamente e, por vezes, perde a posição quando a sua equipa não tem a bola. Para o Benfica, trará criatividade, velocidade na construção e poderá fazer a diferença em jogos equilibrados. Além disso, já mostrou que consegue marcar em grandes palcos, como aconteceu contra o Barcelona na Liga dos Campeões“.
Zavodnyk explicou-nos ainda que Sudakov esteve próximo de rumar a outras paragens antes de assinar pelo Benfica. “Esteve perto de se transferir várias vezes, com interesse sério de alguns clubes da Premier League, bem como da Juventus e do Nápoles. Mas sempre que havia uma proposta, as exigências do Shakhtar eram demasiado elevadas. Pediam entre 50 a 60 milhões de euros por ele, mas ninguém estava disposto a pagar tanto. A oferta mais alta foi de cerca de 35 milhões de euros, vinda do Nápoles. No fim, perceberam que não haveria uma segunda venda ao nível da do Mudryk [que se transferiu para o Chelsea a troco de 70 milhões de euros] e o jogador também estava a pressionar para sair.”
A decisão de prosseguir carreira em Portugal, essa, parece ter sido acertada, na perspetiva de Zavodnyk, que vê o Benfica como “a equipa perfeita para o desenvolvimento de Sudakov, até porque o Trubin está lá para o ajudar a adaptar-se”.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment