
Atualização

©TM/IMAGO
A edição 2025/26 da Liga Portugal Betclic avança a todo o vapor e o e o Transfermarkt não ficou para trás: nesta terça-feira, os valores de mercado de vários jogadores do campeonato português foram atualizados, naquele que é o primeiro update da temporada no nosso país. Tal como já é habitual nesta altura do ano, a presente atualização é de cariz intermédio, o que significa que foram alteradas as cotações apenas dos futebolistas cujos valores de mercado se encontravam mais desajustados da realidade e que tinham, por isso, maior urgência em ser alterados. Importa ainda salientar que, além do rendimento dos atletas nesta fase inicial da época, o fator mais importante para a atribuição das novas avaliações foram os valores pagos pelos reforços que chegaram aos clubes portugueses no último mercado de verão.
Reforços com impacto imediato
Feitas as introduções, começamos por destacar aquele que foi o o jogador que mais valorizou nesta atualização: Luis Suárez. O ponta de lança colombiano foi contratado pelo Sporting no último mercado de transferências quando estava avaliado em apenas 8 milhões de euros, tendo a sua cotação disparado para os 22 milhões de euros com este update. Uma valorização que pode ser justificada não só com as prestações que tem tido dentro das quatro linhas – já apontou cinco golos e realizou duas assistências em sete jogos na Liga Portuguesa -, mas também com o peço que os leões desembolsaram pelo seu passe: os verde e brancos, recorde-se, pagaram 22,2 milhões de euros ao Almería pela contratação de Suárez, num negócio que, mediante o cumprimento de objetivos, ainda pode chegar aos 27,42 milhões de euros. Ainda em Alvalade, os gregos Fotis Ioannidis e Georgios Vagiannidis foram igualmente valorizados, depois de terem sido transferidos por quantias superiores às dos seus anteriores valores de mercado.
Outro dos nomes que temos de realçar é o de Victor Froholdt. O médio, de apenas 19 anos, que chegou ao FC Porto proveniente do Copenhaga a troco de uma verba inicial de 20 milhões de euros, também viu a sua cotação aumentar de forma significativa, no caso dos 12 para os 22 milhões de euros. Apesar da tenra idade e de ter acabado de aterrar em Portugal, o futebolista dinamarquês já ganhou o estatuto de indiscutível no Dragão, tendo sido titular em todos os sete encontros realizados pelos azuis e brancos na Liga até ao momento. Os colegas de equipa Borja Sainz e Alberto Costa, que passaram a estar avaliados, respetivamente, em 20 e 15 milhões de euros, também valorizaram na sequência desta revisão dos valores de mercado.
Quem também não tardou em afirmar-se no nosso campeonato foi Amar Dedić. O lateral direito bósnio impôs-se como titular na equipa do Benfica e foi alvo de uma pequena valorização, tendo visto o seu valor de mercado aumentar dos 12 para os 13 milhões de euros. Trata-se de uma subida ligeira que, apesar do impacto que o jogador já teve na Luz, foi condicionada pelo preço da sua contratação: no último verão, as águias pagaram 12 milhões de euros, precisamente a sua antiga cotação, pelo seu passe. Richard Ríos também valorizou, ele que foi contratado ao Palmeiras por 27 milhões de euros, mas estava avaliado em apenas 16 milhões de euros, o que nos levou a alterar o seu valor de mercado para os 22 milhões de euros, ao passo que Franjo Ivanović, pelo qual o Benfica pagou, para já, 22,8 milhões de euros, viu a sua avaliação crescer dos 13 para os 20 milhões de euros.
Dos atletas que já se encontravam na Liga Portuguesa antes do último mercado, o que mais valorizou foi William Gomes. O extremo, de 19 anos, foi contratado pelo FC Porto ao São Paulo em janeiro, portanto, ainda na época passada, mas está a ser em 2025/26 que se está a afirmar de dragão ao peito. Apesar de ainda não ser um titular absoluto no conjunto orientado por Francesco Farioli, o brasileiro já começou a ganhar preponderância na equipa portista, tendo apontado dois golos em quatro jogos no campeonato português. O seu valor de mercado aumentou, assim, dos 9 para os 15 milhões de euros.
Fora da ‘esfera’ dos chamados três ‘grandes’, os atletas que mais valorizaram na Liga Portuguesa foram Pau Víctor e Mario Dorgeles, ambos do SC Braga. O ponta de lança espanhol e o médio marfinense tornaram-se, na última janela de transferências, nos reforços mais caros da história do emblema minhoto, passando a estar avaliados em 10 milhões de euros cada um.
As quedas mais significativas
Em sentido contrário ao dos nomes até aqui mencionados, o jogador que perdeu mais valor de mercado nesta atualização foi Jakub Kiwior. O defesa polaco chegou ao FC Porto, numa primeira fase, por empréstimo do Arsenal, mas os dragões ficaram obrigados a acionar uma cláusula de compra de 17 milhões de euros, uma quantia significativamente inferior à da sua anterior cotação, que era de 28 milhões de euros, o que nos levou a desvalorizá-lo para os 25 milhões de euros.
Hidemasa Morita e Nuno Santos, ambos do Sporting, também foram depreciados neste update. Tanto o médio como o ala celebraram este ano o 30.º aniversário, sendo que o japonês acabou de entrar na última época de contrato com os leões, ao passo que o português já está afastado dos relvados há quase um ano – desde outubro do ano passado, para sermos mais precisos – depois de ter sofrido uma lesão grave no joelho direito.
Com apenas dois jogos disputados na presente temporada, num total de 91 minutos em campo, Eduardo Quaresma, do Sporting, também perdeu valor de mercado, algo que sucedeu igualmente com Stephen Eustaquio, do FC Porto, que ainda não foi titular em jogos da Primeira Liga em 2025/26.
Assim funcionam os valores de mercado do Transfermarkt
Os valores de mercado do Transfermarkt são calculados tendo em consideração vários modelos de fixação de preços. Um fator importante é a comunidade Transfermarkt, onde os membros discutem e avaliam detalhadamente os valores de mercado dos jogadores. De uma forma geral, os valores de mercado do Transfermarkt não devem ser equiparados aos valores efetivamente pagos em transferências.
O objetivo não é prever um preço, mas sim o valor esperado de um jogador no mercado. Tanto as modalidades individuais de transferência, assim como o contexto geral, são relevantes para determinar os valores de mercado. Além disso, o Transfermarkt não utiliza nenhum algoritmo para criar os seus valores, baseando-se, isso sim, nos critérios da comunidade (definição detalhada de valor de mercado).
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment