
Atualização

©TM/IMAGO
Esta quinta-feira foi o dia escolhido pelo Transfermarkt para atualizar os valores de mercado dos jogadores da LaLiga, naquele que é o primeiro update da temporada no campeonato espanhol e que se foca, como acontece sempre nesta fase da época, nos valores pagos pelos novos reforços no último mercado de verão, sobretudo, mas também no rendimento dos futebolistas que disputam a competição nestes primeiros jogos de 2025/26.
Nesse sentido, o futebolista que mais valorizou no país vizinho com a presente revisão dos valores de mercado foi Franco Mastantuono. O argentino, de apenas 18 anos, viu a sua cotação aumentar dos 30 para os 50 milhões de euros, depois de se ter transferido no defeso do River Plate para o Real Madrid, a troco de 45 milhões de euros. De resto, outros dois jovens reforços dos merengues, nomeadamente Álvaro Carreras, ex-Benfica, e Dean Huijsen, cujas avaliações subiram, respetivamente, para os 50 e 70 milhões de euros, também valorizaram. Depois de ter ganho preponderância e de se ter tornado num habitual titular na capital espanhola, Arda Güler também ganhou valor de mercado, passando a estar avaliado em 60 milhões de euros.
Entre as valorizações, destaque ainda para um jogador português: Renato Veiga. Reforço de verão do Villarreal, que pagou 24,5 milhões de euros ao Chelsea pelo seu passe na última janela de transferências, o central luso teve um aumento de 7 milhões de euros na cotação, que passou dos 18 para os 25 milhões de euros. Os compatriotas Martim Neto, do Elche, e André Almeida, do Valencia, também viram as respetivas avaliações subirem.
Por outro lado, houve várias estrelas dos principais clubes espanhóis a desvalorizarem na sequência deste update. Foi o que aconteceu com Gavi, do Barcelona, e Vinicius Junior, do Real Madrid, que foram os atletas que perderam mais valor de mercado: 20 milhões de euros cada um. O médio passou, assim, a estar avaliado em 40 milhões de euros, ao passo que a cotação do extremo baixou para os 150 milhões de euros.
Os culés Marcus Rashford e Robert Lewandowski, os merengues Eduardo Camavinga e Rodrygo, e ainda Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, foram outros dos nomes sonantes que saíram depreciados desta atualização dos valores de mercado dos jogadores da liga espanhola.
De assinalar que também no capítulo das desvalorizações há futebolistas portugueses em destaque. Atualmente na Real Sociedad e no Valencia, Gonçalo Guedes e Thierry Correia foram os lusos que perderam mais valor de mercado, com as suas cotações a diminuírem 3 milhões de euros, caindo, respetivamente, dos 11 para os 8 milhões de euros e dos 6 para os 3 milhões de euros. André Silva, do Elche, e Fábio Cardoso, do Sevilha, também desvalorizaram.
Assim funcionam os valores de mercado do Transfermarkt
Os valores de mercado do Transfermarkt são calculados tendo em consideração vários modelos de fixação de preços. Um fator importante é a comunidade Transfermarkt, onde os membros discutem e avaliam detalhadamente os valores de mercado dos jogadores. De uma forma geral, os valores de mercado do Transfermarkt não devem ser equiparados aos valores efetivamente pagos em transferências.
O objetivo não é prever um preço, mas sim o valor esperado de um jogador no mercado. Tanto as modalidades individuais de transferência, assim como o contexto geral, são relevantes para determinar os valores de mercado. Além disso, o Transfermarkt não utiliza nenhum algoritmo para criar os seus valores, baseando-se, isso sim, nos critérios da comunidade (definição detalhada de valor de mercado).
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment