
Atualização

©TM/IMAGO
A primeira ronda de atualizações dos valores de mercado da temporada continua a todo o vapor aqui, no Transfermarkt, e, desta feita, é a vez de as cotações dos jogadores da Serie A serem alteradas. Este update ganha particular interesse no nosso país pelo facto de termos levado a cabo alterações nas avaliações de alguns dos jogadores portugueses que atuam em Itália.
Desde logo, o valor de mercado de Francisco Conceição mereceu uma pequena valorização: o extremo luso, de 22 anos, viu a sua cotação aumentar dos 28 para os 30 milhões de euros, depois de um início de temporada no qual tem feito alguns jogos a titular na Juventus. Além disso, vale lembrar que, apesar de o jogador já estar em Turim desde a temporada passada, foi no último mercado de verão que os bianconeri o contrataram em definitivo, tendo desembolsado 32 milhões de euros junto do FC Porto pelo seu passe.
O central português Tiago Gabriel, ex-Estrela da Amadora e atualmente no Lecce, também ganhou valor de mercado, com a sua cotação a passar dos 1 para os 3 milhões de euros na sequência de um início de época no qual está a ser um habitual titular na equipa italiana, pela qual já disputou oito jogos, tendo inclusive apontado um golo.
Ainda assim, o futebolista que mais valorizou nesta atualização da Serie A é outro e dá pelo nome de Kenan Yıldız. Aos 20 anos, o extremo turco continua a ganhar preponderância na Juve e a afirmar-se como um dos grandes talentos do futebol mundial, tendo visto o seu valor de mercado aumentar 25 milhões de euros, dos 50 para os 75 milhões de euros. O argentino Nico Paz, do Como, é outro dos grandes destaques, ele que foi alvo de uma valorização de 20 milhões de euros – dos 35 para os 55 milhões de euros – depois de ter entrado a todo o gás em 2025/26, com três golos e três assistências em seis jogos na liga italiana.
No capítulo das desvalorizações, a maior que se verificou neste update foi a de Ademola Lookman. Depois de um mercado em que chegou a ser dada como certa a saída da Atalanta, o avançado nigeriano, de 27 anos, acabou por permanecer em Bérgamo, mas ainda só participou em três encontros oficiais e não fez o gosto ao pé em nenhum deles. Perdeu, por isso, 20 milhões de euros de cotação, estando, a partir de agora, avaliado em 40 milhões de euros.
Nicolò Barella e Lautaro Martínez, ambos do Inter de Milão, Pervis Estupiñán, do AC Milan, Romelu Lukaku, do Nápoles, e o ex-Benfica David Neres, também dos napolitanos, saíram igualmente depreciados desta revisão dos valores de mercado da Serie A.
Voltando a falar nos jogadores portugueses, o que perdeu mais valor de mercado foi Nuno Tavares, da Lazio, ele que viu a sua cotação diminuir dos 25 para os 20 milhões de euros. Por seu turno, o central Zé Pedro, que no último verão trocou o FC Porto pelo Cagliari, também desvalorizou, no caso dos 4 para os 3 milhões de euros.
Assim funcionam os valores de mercado do Transfermarkt
Os valores de mercado do Transfermarkt são calculados tendo em consideração vários modelos de fixação de preços. Um fator importante é a comunidade Transfermarkt, onde os membros discutem e avaliam detalhadamente os valores de mercado dos jogadores. De uma forma geral, os valores de mercado do Transfermarkt não devem ser equiparados aos valores efetivamente pagos em transferências.
O objetivo não é prever um preço, mas sim o valor esperado de um jogador no mercado. Tanto as modalidades individuais de transferência, assim como o contexto geral, são relevantes para determinar os valores de mercado. Além disso, o Transfermarkt não utiliza nenhum algoritmo para criar os seus valores, baseando-se, isso sim, nos critérios da comunidade (definição detalhada de valor de mercado).
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment