

Análise do VAR fez árbitro de campo mudar decisão sobre pênalti contra o Santos (crédito: reprodução de TV)
A CBF divulgou a análise do VAR da derrota do Santos por 1 a 0 para Vitória, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois lances escolhidos são os pênaltis reclamados pelo Peixe e por Neymar: um a seu favor anulado e outro confirmado contra. Em ambos, o árbitro de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira, recomendou a revisão, que mudou a decisão de campo de Rafael Rodrigo Klein.
As marcações da arbitragem revoltaram Neymar. Em recuperação de lesão muscular, o jogador acompanhou a partida em um camarote do estádio e comentou nas redes sociais.
“Tem que profissionalizar a arbitragem no Brasil pra ontem!”, postou no X.
A análise do VAR no pênalti anulado para o Santos
O primeiro protesto do Santos foi em relação a um pênalti inicialmente marcado a seu favor, no início da partida. Klein marcou falta em uma tentativa de finalização de Lautaro Díaz. Porém, após a análise do VAR, anulou a penalidade.
No diálogo divulgado, o árbitro de vídeo explica que o atacante santista não foi calçado pelo defensor adversário.
“Jogador chutou o chão e o jogador 43 está com o braço nas costas dele só de referência. O braço do vermelho é referência e o jogador de branco chuta o chão. Não penal. Concorda? Recomendo uma revisão para não penal”, disse o VAR.
Após ver as imagens, o árbitro confirmou: “OK, perfeito. Ele chuta o chão”.
Pênalti para o Vitória confirmado por VAR
Ao fim do primeiro, outro lance crucial teve participação decisiva do VAR. Se no campo o árbitro não viu pênalti de Gabriel Brazão em disputa com Renzo López, ele mudou de ideia após a revisão de Emerson de Almeida.
“O branco tira bola de cabeça e eu não vejo ação do goleiro por trás”, afirmou Klein inicialmente.
A análise do VAR, entretanto, foi diferente: “Para mim o goleiro não tinha condição de jogar essa bola. Está longe, está vendo? O defensor joga e depois ele atropela o atacante. Impacta na ação”.
Com a recomendação de rever o lance na TV, Klein decide marcar o pênalti: “De forma imprudente e enquanto a bola estava ainda em jogo, o goleiro do Santos atinge o atacante. Tiro penal sem cartão”.
Segunda crítica de Neymar aos árbitros
Foi após esse lance que Neymar desabafou nas redes sociais. Além disso, essa não é a primeira vez que o jogador do Santos comenta sobre a arbitragem.
Na polêmica vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, o camisa 10 escreveu no Instagram: “Juizada ruim, hein? (risos) Erro atrás de erro”.
Resultado complica Santos na tabela
Matheuzinho cobrou a penalidade para o Vitória e marcou o único gol da partida. Com o 1 a 0, a equipe baiana respira no Campeonato Brasileiro, apesar de ainda estar em 17º lugar, na zona de rebaixamento.
Já o Peixe se vê em situação delicada, já que ficou com os mesmos 31 pontos do adversário direto na luta contra o rebaixamento. À beira do Z-4, o Peixe terá uma sequência complicada na competição: joga fora de casa contra o Botafogo, tem confronto direto com o Fortaleza e depois pega os líderes Palmeiras, duas vezes, e Flamengo.
This news was originally published on this post .