:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Q/y/sHAOqKSAAAJL7z7cZFuw/f55cb9e5-bf2d-4a4d-8220-2139c64e1f1f.jpg)
O ASVEL Basket, time de basquete francês de propriedade majoritária do ex-astro da NBA Tony Parker, tem finanças precárias e “não é viável a longo prazo”, disse um órgão de contabilidade pública em um relatório na terça-feira. A empresa ficou no vermelho em três dos cinco períodos de relatórios financeiros, apesar das injeções de dinheiro de seus acionistas e dos 3,3 milhões de euros (US$ 3,7 milhões) em ajuda estatal recebidos durante a pandemia da Covid, disse o órgão regional de supervisão contábil CRC.
- Durant e Wembanyama juntos? NBA pode ter nova super dupla na próxima temporada; entenda
- Pela primeira vez desde o início da liga: NBA terá sete campeões diferentes em sequência
Embora poucos clubes da Pro A League, a principal liga francesa, tenham lucro, o ASVEL Basket, localizado no subúrbio de Villeurbanne, em Lyon, tem “a pior” situação financeira de todos eles, segundo a entidade.
Quando Parker comprou o renomado time em 2014 — campeão francês por um recorde de 21 vezes — ele tinha planos de transformá-lo em um dos maiores da Europa, observou o CRC em seu relatório sobre o desempenho financeiro do ASVEL Basket de 2018 a 2023. Ele comprou jogadores caros, elevando a folha de pagamento para 4,2 milhões de euros em 2022-2023 — mas as receitas não aumentaram o suficiente para cobrir isso.
O clube era “estruturalmente deficitário” e “parece não ser viável a longo prazo”, disse o relatório do CRC. A empresa se viu em uma situação “arriscada” após conseguir dois patrocinadores que acabaram não tendo condições financeiras para cumprir as promessas de melhorar suas finanças, segundo o relatório.
Em março, Parker disse ao jornal regional Le Progres que teve que recorrer à própria fortuna para pagar algumas dívidas do clube. Seu patrimônio líquido é desconhecido, mas ele acumulou US$ 168 milhões ao longo de sua carreira como jogador profissional da NBA nos Estados Unidos.
O francês passou de 2001 a 2018 jogando pelo San Antonio Spurs, conquistando quatro campeonatos da NBA. Parker se aposentou em 2019, após uma última temporada com o Charlotte Hornets.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment