:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/m/Y/nkOY9lTr6AitAeVai4nw/carlsen.png)
Até um dos maiores jogadores da história do xadrez tem seus momentos de irritação. Foi o que aconteceu com o norueguês Magnus Carlsen, número 1 do mundo, ao ser derrotado pelo fenômeno indiano Gukesh Dommaraju, de 19 anos. Um vídeo mostrando o fim da partida pela sexta rodada do torneio Norway Chess (na Noruega), no último domingo, viralizou por conta de uma reação exasperada do jogador de 34 anos.
- Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento
- Saiba mais: Surto de Lance Stroll força Aston Martin a correr desfalcada no GP da Espanha
Atual campeão mundial, Gukesh encarava Carlsen pela segunda vez no torneio, após perder na primeira rodada. Em performance de resistência e utilizando bem o tempo, o indiano “virou” para cima do norueguês e arrancou um cavalo de Carlsen numa das jogadas decisivas. Magnus reagiu espontaneamente com irritação e um soco na mesa. Assista:
Logo após a explosão, Carlsen aperta a mão de Gukesh, se desculpa pelo ocorrido e deixa escapar um “meu deus”. O jogador indiano parece não acreditar e se levanta enquanto tenta entender o feito. Foi sua primeira vitória em xadrez clássico sobre o norueguês. Carlsen ainda o cumprimenta brevemente antes de deixar a sala de competições.
— Não havia muita coisa que eu pudesse fazer. O jogo estava perdido, então estava tentando fazer movimentos que confundiriam ele. Por sorte, ele se enrolou com o tempo. Em 99 de 100 tentativas, eu teria perdido — disse Gukesh após a partida.
- Libertadores: Qual lado da chave ficou mais fácil? Quem tem o caminho mais complicado? E o mais tranquilo? Leia análise
- ‘Vai ter um futuro brilhante’: Após vencer João Fonseca em Roland Garros, Draper não poupa elogios
Em entrevista ao site Chess.com, ele minimizou o soco na mesa do rival:
— Já soquei muitas mesas na minha carreira.
Gukesh se sagrou campeão mundial aos 18 anos, no fim do ano passado, em Singapura. Ele destronou o chinês Ding Liren na final. De quebra, se tornou o campeão do mundo mais jovem desde Garry Kasparov, campeão com 22 anos em 1985.
- Empatados em mata-mata no século, Flamengo e Internacional farão desempate nas oitavas da Libertadores 2025
- Programação até viagem, adversários definidos e reforços: saiba agenda do Flamengo para o Mundial
Cinco vezes campeão mundial em xadrez clássico, Carlsen abriu mão de defender o título em 2023, alegando falta de motivação. Gukesh é um dos novos nomes que têm aproveitado o espaço.
This news was originally published on this post .