:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/4/Y/fcMEFJRYSWAxql2griVA/54608669511-9c769c4e90-c.jpg)
Além de ser a equipe no mundo que mais pressiona as defesas adversárias com marcação alta, o Flamengo também é o clube que mais entra em campo no último ano, com 77 jogos, superando os demais brasileiros, sul-americanos e europeus na Copa do Mundo de Clubes. Para manter essa intensidade, que também faz do grupo de Filipe Luís o mais físico das duas primeiras rodadas da Copa do Mundo de Clubes, o terceiro jogo contra o Los Angeles FC, às 22h, servirá para dosar a carga e preservar os principais nomes, de olho nas oitavas de final já garantidas.
— Sempre que tem quatro dias entre os jogos a recuperação é completa. Três dias, aí sim não tem condição de manter os mesmos jogadores — resumiu o treinador rubro-negro.
A reapresentação do time depois da vitória sobre o Chelsea foi toda baseada em recuperação. O trabalho físico é ponto-chave do processo de preparação da temporada desde o começo de ano no Flamengo, e ganhou um capítulo extra com tempo de trabalho maior na data Fifa, antes do Mundial. O resultado foi um retorno muito bom de todo o grupo, com a extinção das lesões, exceto o caso de De la Cruz, que voltou a sentir dores no joelho esquerdo e deve perder o restante do torneio. Atletas convocados também não puderam fazer um polimento maior, o que acabou sendo feito entre um jogo e outro do Mundial. Logo na chegada, alguns atletas foram preservados, como Arrascaeta e Alex Sandro.
Os cuidados principais
O camisa 10 normalmente já requer todo um cuidado extra para evitar lesões musculares. E é o principal nome a ser preservado no jogo contra o Los Angeles, pois sentiu bastante o desgaste do duelo com o Chelsea. Assim como o veterano Jorginho, que se apresentou ao clube depois de tirar férias da temporada na Inglaterra e jogou os dois primeiros jogos em alta intensidade. Ambos passaram pelo processo de “recovery” com fisioterapeutas e fisiologistas, que inclui massagens e trabalho de fortalecimento na academia, além de alimentação balanceada. Depois do jogo com o Chelsea, os jogadores também descansaram a mente, com direito a folga desde domingo até a tarde de segunda-feira.
A partir daí, Filipe Luís volta a promover a disputa e não confirma a equipe até o dia do jogo.
— Obviamente temos uma base, que costumo manter, mas gosto muito da concorrência interna, se relaxarem perdem a vaga. O nível é muito alto. Nesses momentos que um pode estar melhor e em função do plano de jogo, tenho minhas convicções. Sou capaz de abrir mão de alguma peça pelo que acho que pode dar certo. Mas com todos disponíveis, o elenco é muito forte e heterogêneo, me dá possibilidades diferentes — explicou o técnico, mantendo mistério.
Sabe-se que a comissão técnica também vai aproveitar os jogadores pendurados com cartão amarelo para tirá-los de ação e evitar suspensão para as oitavas de final. São eles: Pulgar, Gerson, Bruno Henrique e Plata. Há chance ainda de rodízio na zaga, com Léo Pereira descansando e dando lugar a Léo Ortiz. Nas laterais, Varela e Alex Sandro também podem ser utilizados, uma vez que Wesley e Ayrton Lucas são os jogadores com mais entrega física nos dois primeiros jogos. No ataque, Pedro, Luiz Araújo estão cotados para a partida. E Wallace Yan deve ser a grande novidade.
Trabalho físico especial
O jovem, diferentemente do restante do elenco, trocou a recuperação pelo trabalho para ganhar mais força e intensidade. Antes do período da data FIFA Walace pediu ao preparador físico Diogo Linhares um planejamento de atividades para fazer neste período de “folga” que o clube deu aos demais atletas. Outros jogadores também buscaram orientação para não ficar os três dias “parados”.
Desde o início do ano Wallace faz um trabalho específico para o aumento de massa muscular após o treino, e foi enquadrado no programa que o Flamengo desenvolve com as principais promessas, para que se desenvolvam fisicamente enquanto começam a ser aproveitadas no time principal.
— Sempre estou me preparando, no período de folga preferi me aperfeiçoar mais para estar ainda mais capacidado — disse o atacante, ainda tímido.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment