O Vasco iniciou a segunda-feira com uma ótima notícia em relação à reforma de São Januário. Segundo o vereador Pedro Duarte (Novo), que faz parte do conselho consultivo da operação, a prefeitura finalizou o termo de transferência do potencial construtivo ao clube, processo que faltava para que o cruz-maltino pudesse angariar os recursos para a obra. Em nota publicada na tarde desta segunda, o clube afirmou que o processo ainda não está concluído e que o documento ainda será emitido oficialmente.
— O termo definitivo do potencial construtivo já foi feito e inclusive publicado no Diário Oficial. Fui confirmar e quero desde já agradecer aos secretários Guilherme Schleder, de Esportes, e Gustavo Guerrante, do Urbanismo, porque nós começamos essa cobrança de duas semanas para cá, eles foram muito solícitos e inclusive entregaram o termo antes do prazo que tinham prometido — disse Pedro Duarte.
— Então muito obrigado a eles, essa questão dentro da Prefeitura está resolvida e agora o Vasco pode avançar com a negociação final da venda do potencial construtivo — completou Duarte.
Em nota publicada na tarde desta segunda, o cruz-maltino afirmou que houve a publicação da minuta do termo, mas que o documento ainda não foi oficialmente expedido. Veja os documentos que foram publicados:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/A/oV5lvFTleVMhQlJe5f9w/potencial1.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/O/Q/VsvqrmSo6RUtPbDxIWtA/potencial2.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/W/a/7TXsfeR8O98QynFyuQ0A/potencial3.png)
“Apesar da circulação de informações sobre a emissão do Termo Definitivo de Transferência do Potencial Construtivo do Estádio de São Januário, o Club de Regatas Vasco da Gama esclarece que o documento ainda não foi oficialmente expedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O que foi publicado recentemente no Diário Oficial do município são as minutas do termo, etapa importante no trâmite, mas ainda preliminar. O clube segue em contato com os órgãos responsáveis e finaliza o envio de documentos complementares exigidos para a conclusão do processo”, diz trecho do comunicado cruz-maltino. (veja a nota completa no fim da matéria).
Segundo vice-presidente do clube, Renato Brito Neto, que lidera o processo da reforma, também falou sobre o assunto:
— Está circulando uma informação de que já foi definitivo o termo definitivo da Prefeitura e infelizmente ainda não é verdade. O que saiu no Diário Oficial foram as minutas do termo. É um grande passo, mas ainda não é o definitivo. Hoje, desde cedo, estou em contato com a Prefeitura, ainda enviando alguns documentos. Peço que todo mundo tenha paciência, sei que a ansiedade é grande, mas assim que o termo, de fato, for expedido, o Vasco dará a informação oficial em seus canais.
Potencial construtivo e reforma de São Januário: entenda
Aprovada no legislativo no ano passado, a venda do potencial construtivo é a venda do “direito de construir” do Vasco em seu terreno em São Januário. Pelo projeto, o clube poderá vendê-lo para interessados em utilizar esse direito em outras áreas determinadas da cidade, na Barra da Tijuca.
O clube tem um pré-acordo com a SOD Capital para venda de boa parte do potencial construtivo, além de interesse de outras empresas na fatia restante. A SOD tem exclusividade até dezembro.
O clube espera arrecadar cerca de R$ 500 milhões na operação, no total. Valor próximo do orçamento da reforma. Por força da lei, todos os recursos arrecadados devem ser utilizados na obra em em sua operação. O novo São Januário deve ter de 40 a 45 mil lugares.
Veja a nota oficial do Vasco
Apesar da circulação de informações sobre a emissão do Termo Definitivo de Transferência do Potencial Construtivo do Estádio de São Januário, o Club de Regatas Vasco da Gama esclarece que o documento ainda não foi oficialmente expedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
O que foi publicado recentemente no Diário Oficial do município são as minutas do termo, etapa importante no trâmite, mas ainda preliminar. O clube segue em contato com os órgãos responsáveis e finaliza o envio de documentos complementares exigidos para a conclusão do processo.
A diretoria do Vasco reconhece a expectativa gerada em torno do projeto de reforma de São Januário e reforça que todas as informações oficiais serão divulgadas nos canais institucionais do clube assim que houver avanços concretos.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment