
O meia Rafinha Alcântara (irmão de Thiago Alcântara e filho de Mazinho) anunciou nesta segunda-feira que vai encerrar sua carreira como jogador profissional de futebol. O anúncio foi feito por vídeos postados (em espanhol e em português) nas redes sociais do brasileiro nascido na Espanha, nos quais ele explica que a decisão é resultado mais recente problema de saúde que teve, uma lesão no joelho.
“Depois de um tempo longe dos campos, após uma longa recuperação, hoje eu quero compartilhar uma decisão importante para mim: chegou o momento de eu me aposentar do futebol. Há pouco mais de um ano sofri uma lesão séria no meu joelho, que, infelizmente, me impede de voltar a competir no mais alto nível. Aceitar isso não foi fácil. O futebol foi a minha desde que me lembro, e entender que não poderia mais me dedicar a ele como sempre fiz foi um processo difícil”, explica o jogador.
Anos atrás, o jogador chegou a ser alvo do Flamengo, que enviou dirigentes à Europa para negociar com o staff do atleta. Em julho de 2021, o time enviou os então vice de futebol, Marcos Braz, e diretor, Bruno Spindel, que também tentaram nomes como o atacante Kenedy (que acertaria por empréstimo) e do volante Thiago Mendes (com quem não haveria acordo). Então no PSG, Rafinha não chegou a um acordo com o clube carioca e ficou na França.
Na sua carreira, Rafinha, revelado pela base do Barcelona, atuou também Celta de Vigo, Inter de Milão e Real Sociedad na Europa, além de sua passagem recente pelo Al-Arabi, do Catar, clube que defendia desde 2022. Embora tenha iniciado nas categorias de base da Espanha, migrou para o sub-20 do Brasil e chegou a ser convocado e defender a seleção brasileira.
“O futebol me deu momentos inesquecíveis e me permitiu trabalhar com grandes profissionais, que me fizeram perceber o quanto eu fui privilegiado por poder me chamar de jogador de futebol. […] Nos últimos 20 anos, o futebol foi a minha rotina, meu combustível, minha identidade. Hoje começa uma nova etapa, diferente, sem essa adrenalina de alta competição, mas cheia de motivos para sorrir”, explicou Rafinha.
O vídeo publicada pelo agora ex-jogador mostra uma série de momentos da sua carreira, por exemplo quando atuou no Barcelona ao lado do trio MSN (formado por Messi, Suárez e Neymar), além de registros de quando ele atuou pela base do clube catalão. Há também vídeos dele, ainda criança, brincando com bola ao lado do irmão Rafinha.
“Aprendi a olhar para trás com gratidão. Que caminhada incrível. Tive a oportunidade de viver em países diferentes, aprender um novo idioma e adentrar em outras culturas. Conheci pessoas que me marcaram para sempre. Dividi vestiário com ídolos, companheiros extraordinários. Defendi escudos que admirava quando criança e senti o apoio e a paixão da torcida em cada estádio que pisei”, relembrou.
This news was originally published on this post .
Be the first to leave a comment